CURSOS EMERGENCIAIS DE LICENCIATURA PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/108 |
Resumo: | O presente artigo indica como, desde o período imperial, o ensino de matemática tem se caracterizado pela carência de professores com formação inicial adequada às legislações vigentes. Tal fato acarretou diferentes cursos e programas emergenciais de formação de professores de matemática. Aqui, focamos especificamente os realizados na região Norte e no sul do estado de Mato Grosso (que se torna Mato Grosso do Sul em 1977). São mobilizadas como fontes algumas das leis e orientações sobre a formação de professores no Brasil de forma a perceber como estas disparam e são disparadas pela movimentação de instituições em torno da criação e efetivação de cursos. Esse texto reforça o signo da carência e urgência nos discursos sobre formação e sobre a falta de professores como uma permanência e aponta para a necessidade de articulação desse debate às discussões acerca de plano de carreira e condições de trabalho, de modo que preparo, ingresso e permanência no magistério sejam pensados conjuntamente. |
id |
SBHMAT_e461015e98a806d95f3f9f7762f1b9a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/108 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
CURSOS EMERGENCIAIS DE LICENCIATURA PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICAFormação de professores de matemáticaRegião NorteMato GrossoMato Grosso do SulHistória da Educação MatemáticaO presente artigo indica como, desde o período imperial, o ensino de matemática tem se caracterizado pela carência de professores com formação inicial adequada às legislações vigentes. Tal fato acarretou diferentes cursos e programas emergenciais de formação de professores de matemática. Aqui, focamos especificamente os realizados na região Norte e no sul do estado de Mato Grosso (que se torna Mato Grosso do Sul em 1977). São mobilizadas como fontes algumas das leis e orientações sobre a formação de professores no Brasil de forma a perceber como estas disparam e são disparadas pela movimentação de instituições em torno da criação e efetivação de cursos. Esse texto reforça o signo da carência e urgência nos discursos sobre formação e sobre a falta de professores como uma permanência e aponta para a necessidade de articulação desse debate às discussões acerca de plano de carreira e condições de trabalho, de modo que preparo, ingresso e permanência no magistério sejam pensados conjuntamente. Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2016-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/108Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 3 (2016)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/108/77Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Arlete de JesusSouza, Luzia Aparecida de2023-12-13T16:15:23Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/108Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:15:23Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CURSOS EMERGENCIAIS DE LICENCIATURA PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
title |
CURSOS EMERGENCIAIS DE LICENCIATURA PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
spellingShingle |
CURSOS EMERGENCIAIS DE LICENCIATURA PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Brito, Arlete de Jesus Formação de professores de matemática Região Norte Mato Grosso Mato Grosso do Sul História da Educação Matemática |
title_short |
CURSOS EMERGENCIAIS DE LICENCIATURA PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
title_full |
CURSOS EMERGENCIAIS DE LICENCIATURA PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
title_fullStr |
CURSOS EMERGENCIAIS DE LICENCIATURA PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
CURSOS EMERGENCIAIS DE LICENCIATURA PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
title_sort |
CURSOS EMERGENCIAIS DE LICENCIATURA PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
author |
Brito, Arlete de Jesus |
author_facet |
Brito, Arlete de Jesus Souza, Luzia Aparecida de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Luzia Aparecida de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Arlete de Jesus Souza, Luzia Aparecida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores de matemática Região Norte Mato Grosso Mato Grosso do Sul História da Educação Matemática |
topic |
Formação de professores de matemática Região Norte Mato Grosso Mato Grosso do Sul História da Educação Matemática |
description |
O presente artigo indica como, desde o período imperial, o ensino de matemática tem se caracterizado pela carência de professores com formação inicial adequada às legislações vigentes. Tal fato acarretou diferentes cursos e programas emergenciais de formação de professores de matemática. Aqui, focamos especificamente os realizados na região Norte e no sul do estado de Mato Grosso (que se torna Mato Grosso do Sul em 1977). São mobilizadas como fontes algumas das leis e orientações sobre a formação de professores no Brasil de forma a perceber como estas disparam e são disparadas pela movimentação de instituições em torno da criação e efetivação de cursos. Esse texto reforça o signo da carência e urgência nos discursos sobre formação e sobre a falta de professores como uma permanência e aponta para a necessidade de articulação desse debate às discussões acerca de plano de carreira e condições de trabalho, de modo que preparo, ingresso e permanência no magistério sejam pensados conjuntamente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/108 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/108/77 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 3 (2016) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053462286958592 |