COMENIUS E O ENSINO DE MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/300 |
Resumo: | Neste artigo procura-se apresentar as considerações feitas por Comenius no século XVII sobre a matemática e seu ensino. Examinando suas principais obras didáticas, encontram-se passagens importantes nas quais ele se refere às matemáticas, às quais ele atribuía grande importância dentre o conjunto de conhecimentos, fazendo considerações sobre o ensino de conteúdos específicos, tais como a aritmética e a geometria. Professor de diversas matérias, nos diferentes níveis do que hoje chamamos ensino básico, nas escolas da comunidade religiosa da qual foi pastor e bispo, encontram-se nesses extratos reflexos diretos de sua prática pedagógica. O cotejo entre os programas por ele propostos para os diversos níveis de ensino exemplifica a aplicação de sua concepção progressiva de aquisição de conhecimentos mediante a aprendizagem. No caso das matemáticas, o artigo mostra claramente porque ele atribui prioridade ao ensino das matemáticas no ensino primário face às outras ciências, enquanto, no ensino secundário esta relação deve ser invertida. Finalmente, é feito um apanhado crítico da influência de Comenius no ensino, realçando-se o valor da leitura de suas obras para enfrentar os problemas educacionais do presenteNeste artigo procura-se apresentar as considerações feitas por Comenius no século XVII sobre a matemática e seu ensino. Examinando suas principais obras didáticas, encontram-se passagens importantes nas quais ele se refere às matemáticas, às quais ele atribuía grande importância dentre o conjunto de conhecimentos, fazendo considerações sobre o ensino de conteúdos específicos, tais como a aritmética e a geometria. Professor de diversas matérias, nos diferentes níveis do que hoje chamamos ensino básico, nas escolas da comunidade religiosa da qual foi pastor e bispo, encontram-se nesses extratos reflexos diretos de sua prática pedagógica. O cotejo entre os programas por ele propostos para os diversos níveis de ensino exemplifica a aplicação de sua concepção progressiva de aquisição de conhecimentos mediante a aprendizagem. No caso das matemáticas, o artigo mostra claramente porque ele atribui prioridade ao ensino das matemáticas no ensino primário face às outras ciências, enquanto, no ensino secundário esta relação deve ser invertida. Finalmente, é feito um apanhado crítico da influência de Comenius no ensino, realçando-se o valor da leitura de suas obras para enfrentar os problemas educacionais do presente. |
id |
SBHMAT_f3a1f18937cfcaffa24b2627a9edd2ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/300 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
COMENIUS E O ENSINO DE MATEMÁTICAComeniusEnsino da MatemáticaMétodo intuitivoApropriaçãoNeste artigo procura-se apresentar as considerações feitas por Comenius no século XVII sobre a matemática e seu ensino. Examinando suas principais obras didáticas, encontram-se passagens importantes nas quais ele se refere às matemáticas, às quais ele atribuía grande importância dentre o conjunto de conhecimentos, fazendo considerações sobre o ensino de conteúdos específicos, tais como a aritmética e a geometria. Professor de diversas matérias, nos diferentes níveis do que hoje chamamos ensino básico, nas escolas da comunidade religiosa da qual foi pastor e bispo, encontram-se nesses extratos reflexos diretos de sua prática pedagógica. O cotejo entre os programas por ele propostos para os diversos níveis de ensino exemplifica a aplicação de sua concepção progressiva de aquisição de conhecimentos mediante a aprendizagem. No caso das matemáticas, o artigo mostra claramente porque ele atribui prioridade ao ensino das matemáticas no ensino primário face às outras ciências, enquanto, no ensino secundário esta relação deve ser invertida. Finalmente, é feito um apanhado crítico da influência de Comenius no ensino, realçando-se o valor da leitura de suas obras para enfrentar os problemas educacionais do presenteNeste artigo procura-se apresentar as considerações feitas por Comenius no século XVII sobre a matemática e seu ensino. Examinando suas principais obras didáticas, encontram-se passagens importantes nas quais ele se refere às matemáticas, às quais ele atribuía grande importância dentre o conjunto de conhecimentos, fazendo considerações sobre o ensino de conteúdos específicos, tais como a aritmética e a geometria. Professor de diversas matérias, nos diferentes níveis do que hoje chamamos ensino básico, nas escolas da comunidade religiosa da qual foi pastor e bispo, encontram-se nesses extratos reflexos diretos de sua prática pedagógica. O cotejo entre os programas por ele propostos para os diversos níveis de ensino exemplifica a aplicação de sua concepção progressiva de aquisição de conhecimentos mediante a aprendizagem. No caso das matemáticas, o artigo mostra claramente porque ele atribui prioridade ao ensino das matemáticas no ensino primário face às outras ciências, enquanto, no ensino secundário esta relação deve ser invertida. Finalmente, é feito um apanhado crítico da influência de Comenius no ensino, realçando-se o valor da leitura de suas obras para enfrentar os problemas educacionais do presente.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2020-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/300Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 1 (2020)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/300/239Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessKulesza, Wojciech Andrzej2023-12-13T13:51:43Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/300Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T13:51:43Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMENIUS E O ENSINO DE MATEMÁTICA |
title |
COMENIUS E O ENSINO DE MATEMÁTICA |
spellingShingle |
COMENIUS E O ENSINO DE MATEMÁTICA Kulesza, Wojciech Andrzej Comenius Ensino da Matemática Método intuitivo Apropriação |
title_short |
COMENIUS E O ENSINO DE MATEMÁTICA |
title_full |
COMENIUS E O ENSINO DE MATEMÁTICA |
title_fullStr |
COMENIUS E O ENSINO DE MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
COMENIUS E O ENSINO DE MATEMÁTICA |
title_sort |
COMENIUS E O ENSINO DE MATEMÁTICA |
author |
Kulesza, Wojciech Andrzej |
author_facet |
Kulesza, Wojciech Andrzej |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kulesza, Wojciech Andrzej |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comenius Ensino da Matemática Método intuitivo Apropriação |
topic |
Comenius Ensino da Matemática Método intuitivo Apropriação |
description |
Neste artigo procura-se apresentar as considerações feitas por Comenius no século XVII sobre a matemática e seu ensino. Examinando suas principais obras didáticas, encontram-se passagens importantes nas quais ele se refere às matemáticas, às quais ele atribuía grande importância dentre o conjunto de conhecimentos, fazendo considerações sobre o ensino de conteúdos específicos, tais como a aritmética e a geometria. Professor de diversas matérias, nos diferentes níveis do que hoje chamamos ensino básico, nas escolas da comunidade religiosa da qual foi pastor e bispo, encontram-se nesses extratos reflexos diretos de sua prática pedagógica. O cotejo entre os programas por ele propostos para os diversos níveis de ensino exemplifica a aplicação de sua concepção progressiva de aquisição de conhecimentos mediante a aprendizagem. No caso das matemáticas, o artigo mostra claramente porque ele atribui prioridade ao ensino das matemáticas no ensino primário face às outras ciências, enquanto, no ensino secundário esta relação deve ser invertida. Finalmente, é feito um apanhado crítico da influência de Comenius no ensino, realçando-se o valor da leitura de suas obras para enfrentar os problemas educacionais do presenteNeste artigo procura-se apresentar as considerações feitas por Comenius no século XVII sobre a matemática e seu ensino. Examinando suas principais obras didáticas, encontram-se passagens importantes nas quais ele se refere às matemáticas, às quais ele atribuía grande importância dentre o conjunto de conhecimentos, fazendo considerações sobre o ensino de conteúdos específicos, tais como a aritmética e a geometria. Professor de diversas matérias, nos diferentes níveis do que hoje chamamos ensino básico, nas escolas da comunidade religiosa da qual foi pastor e bispo, encontram-se nesses extratos reflexos diretos de sua prática pedagógica. O cotejo entre os programas por ele propostos para os diversos níveis de ensino exemplifica a aplicação de sua concepção progressiva de aquisição de conhecimentos mediante a aprendizagem. No caso das matemáticas, o artigo mostra claramente porque ele atribui prioridade ao ensino das matemáticas no ensino primário face às outras ciências, enquanto, no ensino secundário esta relação deve ser invertida. Finalmente, é feito um apanhado crítico da influência de Comenius no ensino, realçando-se o valor da leitura de suas obras para enfrentar os problemas educacionais do presente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/300 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/300/239 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 1 (2020) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053462835363840 |