A CONSTITUIÇÃO DAS MATEMÁTICAS SOB O OLHAR DOS REGISTROS DE DIÁRIO DE CLASSE: década de 1970
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/334 |
Resumo: | Este texto busca caracterizar a matemática a ensinar e a matemática para ensinar através dos registros dos diários de classe dos professores de matemática em um curso secundário (hoje Ensino Médio) no período da década de 1970. A análise histórica sobre como ocorreu a constituição desses saberes presentes na matemática para ensinar dos professores do 1º ano do 2º grau de uma escola no interior baiano foi respaldada nos estudos sobre saberes a ensinar e para ensinar desenvolvidos por pesquisadores da Equipe de Pesquisa Suíço na História Social da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra, na Suíça, e em recentes estudos sobre a matemática a ensinar e matemática para ensinar do grupo de estudos no Brasil, Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT), coordenado pelo Professor Doutor Wagner Rodrigues Valente. Nos aspectos teóricos-metodológicos, pretendemos, através dos registros dos diários de classe, compreender os diferentes modos de tratar os saberes para ensinar matemática, tendo como respaldo os saberes objetivados na legislação vigente e nos livros didáticos. Do ponto de vista epistemológico, ao buscar caracterizar os saberes para ensinar, agrega-se a este entendimento reflexões e interrogações sobre as disciplinas escolares no que tange os conteúdos cognitivos e pedagógicos a serem ensinados, em particular os saberes da matemática a ensinar. |
id |
SBHMAT_f533c259394d2e27f4af2c120e62c6f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/334 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONSTITUIÇÃO DAS MATEMÁTICAS SOB O OLHAR DOS REGISTROS DE DIÁRIO DE CLASSE: década de 1970Matemática a ensinarMatemática para ensinarDiário de classeCentro Integrado de EducaçãoBahiaEste texto busca caracterizar a matemática a ensinar e a matemática para ensinar através dos registros dos diários de classe dos professores de matemática em um curso secundário (hoje Ensino Médio) no período da década de 1970. A análise histórica sobre como ocorreu a constituição desses saberes presentes na matemática para ensinar dos professores do 1º ano do 2º grau de uma escola no interior baiano foi respaldada nos estudos sobre saberes a ensinar e para ensinar desenvolvidos por pesquisadores da Equipe de Pesquisa Suíço na História Social da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra, na Suíça, e em recentes estudos sobre a matemática a ensinar e matemática para ensinar do grupo de estudos no Brasil, Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT), coordenado pelo Professor Doutor Wagner Rodrigues Valente. Nos aspectos teóricos-metodológicos, pretendemos, através dos registros dos diários de classe, compreender os diferentes modos de tratar os saberes para ensinar matemática, tendo como respaldo os saberes objetivados na legislação vigente e nos livros didáticos. Do ponto de vista epistemológico, ao buscar caracterizar os saberes para ensinar, agrega-se a este entendimento reflexões e interrogações sobre as disciplinas escolares no que tange os conteúdos cognitivos e pedagógicos a serem ensinados, em particular os saberes da matemática a ensinar.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/334Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2020)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/334/280http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/334/381http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/334/382http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/334/383http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/334/384Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, Ivanise Gomes ArcanjoFerreira, Joubert Lima2023-12-13T13:30:35Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/334Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T13:30:35Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONSTITUIÇÃO DAS MATEMÁTICAS SOB O OLHAR DOS REGISTROS DE DIÁRIO DE CLASSE: década de 1970 |
title |
A CONSTITUIÇÃO DAS MATEMÁTICAS SOB O OLHAR DOS REGISTROS DE DIÁRIO DE CLASSE: década de 1970 |
spellingShingle |
A CONSTITUIÇÃO DAS MATEMÁTICAS SOB O OLHAR DOS REGISTROS DE DIÁRIO DE CLASSE: década de 1970 Diniz, Ivanise Gomes Arcanjo Matemática a ensinar Matemática para ensinar Diário de classe Centro Integrado de Educação Bahia |
title_short |
A CONSTITUIÇÃO DAS MATEMÁTICAS SOB O OLHAR DOS REGISTROS DE DIÁRIO DE CLASSE: década de 1970 |
title_full |
A CONSTITUIÇÃO DAS MATEMÁTICAS SOB O OLHAR DOS REGISTROS DE DIÁRIO DE CLASSE: década de 1970 |
title_fullStr |
A CONSTITUIÇÃO DAS MATEMÁTICAS SOB O OLHAR DOS REGISTROS DE DIÁRIO DE CLASSE: década de 1970 |
title_full_unstemmed |
A CONSTITUIÇÃO DAS MATEMÁTICAS SOB O OLHAR DOS REGISTROS DE DIÁRIO DE CLASSE: década de 1970 |
title_sort |
A CONSTITUIÇÃO DAS MATEMÁTICAS SOB O OLHAR DOS REGISTROS DE DIÁRIO DE CLASSE: década de 1970 |
author |
Diniz, Ivanise Gomes Arcanjo |
author_facet |
Diniz, Ivanise Gomes Arcanjo Ferreira, Joubert Lima |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Joubert Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Ivanise Gomes Arcanjo Ferreira, Joubert Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática a ensinar Matemática para ensinar Diário de classe Centro Integrado de Educação Bahia |
topic |
Matemática a ensinar Matemática para ensinar Diário de classe Centro Integrado de Educação Bahia |
description |
Este texto busca caracterizar a matemática a ensinar e a matemática para ensinar através dos registros dos diários de classe dos professores de matemática em um curso secundário (hoje Ensino Médio) no período da década de 1970. A análise histórica sobre como ocorreu a constituição desses saberes presentes na matemática para ensinar dos professores do 1º ano do 2º grau de uma escola no interior baiano foi respaldada nos estudos sobre saberes a ensinar e para ensinar desenvolvidos por pesquisadores da Equipe de Pesquisa Suíço na História Social da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra, na Suíça, e em recentes estudos sobre a matemática a ensinar e matemática para ensinar do grupo de estudos no Brasil, Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT), coordenado pelo Professor Doutor Wagner Rodrigues Valente. Nos aspectos teóricos-metodológicos, pretendemos, através dos registros dos diários de classe, compreender os diferentes modos de tratar os saberes para ensinar matemática, tendo como respaldo os saberes objetivados na legislação vigente e nos livros didáticos. Do ponto de vista epistemológico, ao buscar caracterizar os saberes para ensinar, agrega-se a este entendimento reflexões e interrogações sobre as disciplinas escolares no que tange os conteúdos cognitivos e pedagógicos a serem ensinados, em particular os saberes da matemática a ensinar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/334 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/334/280 http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/334/381 http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/334/382 http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/334/383 http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/334/384 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2020) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053462928687104 |