OS CURSOS PARCELADOS EM RONDÔNIA: uma história da formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/276 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo delinear alguns elementos sobre os Cursos Parcelados em Matemática, realizados em Rondônia de 1992 a 2007. Sob o referencial teórico metodológico da História Cultural, a partir do uso da triangulação de dados e do paradigma indiciário constituímos uma narrativa sobre a história da formação emergencial de professores Matemática naquela região. Construímos nosso percurso em uma pesquisa historiográfica a partir do uso de fontes diversificadas tais como: fontes orais, legislação e documentos oficiais. Retratamos a situação marginal no qual Rondônia se encontrava quanto ao oferecimento de ensino superior em relação aos demais estados. Apontamos a recorrência de medidas governamentais emergenciais voltadas para a formação de professores em Rondônia. Concluímos que o signo da carência e da urgência foi utilizado para justificar a implementação de políticas emergenciais de formação de professores em Rondônia. Apesar de algumas limitações dos Cursos Parcelados, esses programas em caráter emergencial foram decisivos no processo de formação de um grande contingente de professores no Estado. |
id |
SBHMAT_f6ea4eafad7c4d2b655abb7b844e510f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/276 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
OS CURSOS PARCELADOS EM RONDÔNIA: uma história da formação de professoresProfessores leigosHistória da Educação MatemáticaCursos EmergenciaisPROHACAPEste artigo tem como objetivo delinear alguns elementos sobre os Cursos Parcelados em Matemática, realizados em Rondônia de 1992 a 2007. Sob o referencial teórico metodológico da História Cultural, a partir do uso da triangulação de dados e do paradigma indiciário constituímos uma narrativa sobre a história da formação emergencial de professores Matemática naquela região. Construímos nosso percurso em uma pesquisa historiográfica a partir do uso de fontes diversificadas tais como: fontes orais, legislação e documentos oficiais. Retratamos a situação marginal no qual Rondônia se encontrava quanto ao oferecimento de ensino superior em relação aos demais estados. Apontamos a recorrência de medidas governamentais emergenciais voltadas para a formação de professores em Rondônia. Concluímos que o signo da carência e da urgência foi utilizado para justificar a implementação de políticas emergenciais de formação de professores em Rondônia. Apesar de algumas limitações dos Cursos Parcelados, esses programas em caráter emergencial foram decisivos no processo de formação de um grande contingente de professores no Estado.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2019-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/276Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2019)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/276/215Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessEvangelista, Cristiane JohannBrito, Arlete de Jesus2023-12-13T14:35:38Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/276Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T14:35:38Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS CURSOS PARCELADOS EM RONDÔNIA: uma história da formação de professores |
title |
OS CURSOS PARCELADOS EM RONDÔNIA: uma história da formação de professores |
spellingShingle |
OS CURSOS PARCELADOS EM RONDÔNIA: uma história da formação de professores Evangelista, Cristiane Johann Professores leigos História da Educação Matemática Cursos Emergenciais PROHACAP |
title_short |
OS CURSOS PARCELADOS EM RONDÔNIA: uma história da formação de professores |
title_full |
OS CURSOS PARCELADOS EM RONDÔNIA: uma história da formação de professores |
title_fullStr |
OS CURSOS PARCELADOS EM RONDÔNIA: uma história da formação de professores |
title_full_unstemmed |
OS CURSOS PARCELADOS EM RONDÔNIA: uma história da formação de professores |
title_sort |
OS CURSOS PARCELADOS EM RONDÔNIA: uma história da formação de professores |
author |
Evangelista, Cristiane Johann |
author_facet |
Evangelista, Cristiane Johann Brito, Arlete de Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Arlete de Jesus |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Evangelista, Cristiane Johann Brito, Arlete de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores leigos História da Educação Matemática Cursos Emergenciais PROHACAP |
topic |
Professores leigos História da Educação Matemática Cursos Emergenciais PROHACAP |
description |
Este artigo tem como objetivo delinear alguns elementos sobre os Cursos Parcelados em Matemática, realizados em Rondônia de 1992 a 2007. Sob o referencial teórico metodológico da História Cultural, a partir do uso da triangulação de dados e do paradigma indiciário constituímos uma narrativa sobre a história da formação emergencial de professores Matemática naquela região. Construímos nosso percurso em uma pesquisa historiográfica a partir do uso de fontes diversificadas tais como: fontes orais, legislação e documentos oficiais. Retratamos a situação marginal no qual Rondônia se encontrava quanto ao oferecimento de ensino superior em relação aos demais estados. Apontamos a recorrência de medidas governamentais emergenciais voltadas para a formação de professores em Rondônia. Concluímos que o signo da carência e da urgência foi utilizado para justificar a implementação de políticas emergenciais de formação de professores em Rondônia. Apesar de algumas limitações dos Cursos Parcelados, esses programas em caráter emergencial foram decisivos no processo de formação de um grande contingente de professores no Estado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/276 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/276/215 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2019) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053462803906560 |