Percursos formativos de professores de Matemática em Rondônia: de leigos a licenciados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evangelista, Cristiane Johann [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181185
Resumo: Este trabalho propõe ampliar a compreensão sobre a história da formação de professores pelo PROHACAP (Programa de Habilitação e Capacitação de Professores Leigos) que atuaram no ensino de matemática em Rondônia. O objetivo da pesquisa é elaborar uma interpretação histórica de percursos formativos de professores de Matemática em Rondônia que atuavam como leigos. Abordamos o período de 1960 a 2007 para compreendermos os percursos formativos destes profissionais. Para estudarmos a formação vivenciada pelo professor leigo no percurso de sua prática docente nos valemos de situações do contexto educacional rondoniense anterior à formação acadêmica. Recorremos à História Cultural e à História do Tempo Presente e utilizamos fontes diversificadas como: fontes orais, imagéticas, legislação, documentos oficiais, jornais, materiais do curso de Matemática. Mobilizamos o conceito de táticas (cf. CERTEAU) dos professores para interpretar os percalços e percursos de sua formação humana, política, cultural, docente. A partir da triangulação dos dados, do Paradigma Indiciário e da Crítica da fonte levantamos possibilidades de interpretação para os percursos formativos dos professores, sem tentar obter um discurso absoluto, mas ampliar nosso olhar sobre o presente. Evidenciamos que a formação emergencial de professores fez-se presente em toda a Região Norte, sendo a carência, a urgência e a transitoriedade marcas da formação desses professores de Matemática em Rondônia. Em nossa interpretação histórica se entrelaçam documentos produzidos a partir do depoimento de 20 professores, fotos, filme, literatura, jornais. Os percursos formativos dos professores nos fazem refletir sobre situações particulares de suas vidas, o contexto educacional do Estado, a criação de escolas, a contratação de professores, as influências políticas, a interiorização da UNIR, a oferta, a operacionalização e a repercussão da Licenciatura em Matemática do PROHACAP para os professores e para o Estado.
id UNSP_3fdcff6b96526ffcd3a227b839768eb7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181185
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Percursos formativos de professores de Matemática em Rondônia: de leigos a licenciadosTraining paths of Mathematics teachers in Rondônia: from laymen to graduatesHistória da Educação MatemáticaFormação de professores leigosPROHACAPCurso parceladoNarrativasHistory of Mathematics EducationLayman teacher’s formationParceled courseNarrativesEste trabalho propõe ampliar a compreensão sobre a história da formação de professores pelo PROHACAP (Programa de Habilitação e Capacitação de Professores Leigos) que atuaram no ensino de matemática em Rondônia. O objetivo da pesquisa é elaborar uma interpretação histórica de percursos formativos de professores de Matemática em Rondônia que atuavam como leigos. Abordamos o período de 1960 a 2007 para compreendermos os percursos formativos destes profissionais. Para estudarmos a formação vivenciada pelo professor leigo no percurso de sua prática docente nos valemos de situações do contexto educacional rondoniense anterior à formação acadêmica. Recorremos à História Cultural e à História do Tempo Presente e utilizamos fontes diversificadas como: fontes orais, imagéticas, legislação, documentos oficiais, jornais, materiais do curso de Matemática. Mobilizamos o conceito de táticas (cf. CERTEAU) dos professores para interpretar os percalços e percursos de sua formação humana, política, cultural, docente. A partir da triangulação dos dados, do Paradigma Indiciário e da Crítica da fonte levantamos possibilidades de interpretação para os percursos formativos dos professores, sem tentar obter um discurso absoluto, mas ampliar nosso olhar sobre o presente. Evidenciamos que a formação emergencial de professores fez-se presente em toda a Região Norte, sendo a carência, a urgência e a transitoriedade marcas da formação desses professores de Matemática em Rondônia. Em nossa interpretação histórica se entrelaçam documentos produzidos a partir do depoimento de 20 professores, fotos, filme, literatura, jornais. Os percursos formativos dos professores nos fazem refletir sobre situações particulares de suas vidas, o contexto educacional do Estado, a criação de escolas, a contratação de professores, as influências políticas, a interiorização da UNIR, a oferta, a operacionalização e a repercussão da Licenciatura em Matemática do PROHACAP para os professores e para o Estado.This research proposes to broaden the understanding of the history of teacher education through PROHACAP (Program for the Qualification and Training of Lay Teachers) who worked in mathematics teaching in Rondônia. The objective of the studies is to elaborate a historical interpretation of the formative courses of mathematics teachers in Rondônia who acted as laymen. We approach the period from 1999 to 2007 to understand the training paths of these professionals. In order to study the formation undergone by the lay teachers in the course of their teaching practice, we use situations of the rondonian educational context previous to the academic formation. We use Cultural History, History of Present Time and use diverse sources such as: oral sources, images, legislation, official documents, newspapers, materials of the Mathematics course. We mobilize the teachers' concept of tactics (see CERTEAU) to interpret the mishaps and pathways of their formation human, political, cultural, educational. From the triangulation of the data, the Indicial Paradigm and the Critique of the source we raise possibilities of interpretation for the formative paths of teachers, without trying to obtain an absolute discourse, but to widen our look at the present. We show that the emergence of teachers' training was present throughout the North Region, with the lack, urgency and transitoriness of the training of teachers of Mathematics in Rondônia. In our interpretation history are interwoven documents produced from the testimony of 20 teachers, photos, film, literature, newspapers. The formative paths of teachers make us reflect on particular situations in their lives, the educational context of the State, the creation of schools, the hiring of teachers, political influences, internalization of the UNIR, the offer, operationalization and repercussion of the Licentiate in Mathematics of PROHACAP for teachers and for the State.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brito, Arlete de Jesus [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Evangelista, Cristiane Johann [UNESP]2019-03-25T19:45:47Z2019-03-25T19:45:47Z2019-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18118500091415633004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-13T06:23:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181185Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:15:17.902322Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percursos formativos de professores de Matemática em Rondônia: de leigos a licenciados
Training paths of Mathematics teachers in Rondônia: from laymen to graduates
title Percursos formativos de professores de Matemática em Rondônia: de leigos a licenciados
spellingShingle Percursos formativos de professores de Matemática em Rondônia: de leigos a licenciados
Evangelista, Cristiane Johann [UNESP]
História da Educação Matemática
Formação de professores leigos
PROHACAP
Curso parcelado
Narrativas
History of Mathematics Education
Layman teacher’s formation
Parceled course
Narratives
title_short Percursos formativos de professores de Matemática em Rondônia: de leigos a licenciados
title_full Percursos formativos de professores de Matemática em Rondônia: de leigos a licenciados
title_fullStr Percursos formativos de professores de Matemática em Rondônia: de leigos a licenciados
title_full_unstemmed Percursos formativos de professores de Matemática em Rondônia: de leigos a licenciados
title_sort Percursos formativos de professores de Matemática em Rondônia: de leigos a licenciados
author Evangelista, Cristiane Johann [UNESP]
author_facet Evangelista, Cristiane Johann [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Arlete de Jesus [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Evangelista, Cristiane Johann [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Formação de professores leigos
PROHACAP
Curso parcelado
Narrativas
History of Mathematics Education
Layman teacher’s formation
Parceled course
Narratives
topic História da Educação Matemática
Formação de professores leigos
PROHACAP
Curso parcelado
Narrativas
History of Mathematics Education
Layman teacher’s formation
Parceled course
Narratives
description Este trabalho propõe ampliar a compreensão sobre a história da formação de professores pelo PROHACAP (Programa de Habilitação e Capacitação de Professores Leigos) que atuaram no ensino de matemática em Rondônia. O objetivo da pesquisa é elaborar uma interpretação histórica de percursos formativos de professores de Matemática em Rondônia que atuavam como leigos. Abordamos o período de 1960 a 2007 para compreendermos os percursos formativos destes profissionais. Para estudarmos a formação vivenciada pelo professor leigo no percurso de sua prática docente nos valemos de situações do contexto educacional rondoniense anterior à formação acadêmica. Recorremos à História Cultural e à História do Tempo Presente e utilizamos fontes diversificadas como: fontes orais, imagéticas, legislação, documentos oficiais, jornais, materiais do curso de Matemática. Mobilizamos o conceito de táticas (cf. CERTEAU) dos professores para interpretar os percalços e percursos de sua formação humana, política, cultural, docente. A partir da triangulação dos dados, do Paradigma Indiciário e da Crítica da fonte levantamos possibilidades de interpretação para os percursos formativos dos professores, sem tentar obter um discurso absoluto, mas ampliar nosso olhar sobre o presente. Evidenciamos que a formação emergencial de professores fez-se presente em toda a Região Norte, sendo a carência, a urgência e a transitoriedade marcas da formação desses professores de Matemática em Rondônia. Em nossa interpretação histórica se entrelaçam documentos produzidos a partir do depoimento de 20 professores, fotos, filme, literatura, jornais. Os percursos formativos dos professores nos fazem refletir sobre situações particulares de suas vidas, o contexto educacional do Estado, a criação de escolas, a contratação de professores, as influências políticas, a interiorização da UNIR, a oferta, a operacionalização e a repercussão da Licenciatura em Matemática do PROHACAP para os professores e para o Estado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-25T19:45:47Z
2019-03-25T19:45:47Z
2019-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181185
000914156
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/181185
identifier_str_mv 000914156
33004137031P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129179671068672