Percursos formativos de professores de Matemática em Rondônia: de leigos a licenciados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/181185 |
Resumo: | Este trabalho propõe ampliar a compreensão sobre a história da formação de professores pelo PROHACAP (Programa de Habilitação e Capacitação de Professores Leigos) que atuaram no ensino de matemática em Rondônia. O objetivo da pesquisa é elaborar uma interpretação histórica de percursos formativos de professores de Matemática em Rondônia que atuavam como leigos. Abordamos o período de 1960 a 2007 para compreendermos os percursos formativos destes profissionais. Para estudarmos a formação vivenciada pelo professor leigo no percurso de sua prática docente nos valemos de situações do contexto educacional rondoniense anterior à formação acadêmica. Recorremos à História Cultural e à História do Tempo Presente e utilizamos fontes diversificadas como: fontes orais, imagéticas, legislação, documentos oficiais, jornais, materiais do curso de Matemática. Mobilizamos o conceito de táticas (cf. CERTEAU) dos professores para interpretar os percalços e percursos de sua formação humana, política, cultural, docente. A partir da triangulação dos dados, do Paradigma Indiciário e da Crítica da fonte levantamos possibilidades de interpretação para os percursos formativos dos professores, sem tentar obter um discurso absoluto, mas ampliar nosso olhar sobre o presente. Evidenciamos que a formação emergencial de professores fez-se presente em toda a Região Norte, sendo a carência, a urgência e a transitoriedade marcas da formação desses professores de Matemática em Rondônia. Em nossa interpretação histórica se entrelaçam documentos produzidos a partir do depoimento de 20 professores, fotos, filme, literatura, jornais. Os percursos formativos dos professores nos fazem refletir sobre situações particulares de suas vidas, o contexto educacional do Estado, a criação de escolas, a contratação de professores, as influências políticas, a interiorização da UNIR, a oferta, a operacionalização e a repercussão da Licenciatura em Matemática do PROHACAP para os professores e para o Estado. |
id |
UNSP_3fdcff6b96526ffcd3a227b839768eb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/181185 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Percursos formativos de professores de Matemática em Rondônia: de leigos a licenciadosTraining paths of Mathematics teachers in Rondônia: from laymen to graduatesHistória da Educação MatemáticaFormação de professores leigosPROHACAPCurso parceladoNarrativasHistory of Mathematics EducationLayman teacher’s formationParceled courseNarrativesEste trabalho propõe ampliar a compreensão sobre a história da formação de professores pelo PROHACAP (Programa de Habilitação e Capacitação de Professores Leigos) que atuaram no ensino de matemática em Rondônia. O objetivo da pesquisa é elaborar uma interpretação histórica de percursos formativos de professores de Matemática em Rondônia que atuavam como leigos. Abordamos o período de 1960 a 2007 para compreendermos os percursos formativos destes profissionais. Para estudarmos a formação vivenciada pelo professor leigo no percurso de sua prática docente nos valemos de situações do contexto educacional rondoniense anterior à formação acadêmica. Recorremos à História Cultural e à História do Tempo Presente e utilizamos fontes diversificadas como: fontes orais, imagéticas, legislação, documentos oficiais, jornais, materiais do curso de Matemática. Mobilizamos o conceito de táticas (cf. CERTEAU) dos professores para interpretar os percalços e percursos de sua formação humana, política, cultural, docente. A partir da triangulação dos dados, do Paradigma Indiciário e da Crítica da fonte levantamos possibilidades de interpretação para os percursos formativos dos professores, sem tentar obter um discurso absoluto, mas ampliar nosso olhar sobre o presente. Evidenciamos que a formação emergencial de professores fez-se presente em toda a Região Norte, sendo a carência, a urgência e a transitoriedade marcas da formação desses professores de Matemática em Rondônia. Em nossa interpretação histórica se entrelaçam documentos produzidos a partir do depoimento de 20 professores, fotos, filme, literatura, jornais. Os percursos formativos dos professores nos fazem refletir sobre situações particulares de suas vidas, o contexto educacional do Estado, a criação de escolas, a contratação de professores, as influências políticas, a interiorização da UNIR, a oferta, a operacionalização e a repercussão da Licenciatura em Matemática do PROHACAP para os professores e para o Estado.This research proposes to broaden the understanding of the history of teacher education through PROHACAP (Program for the Qualification and Training of Lay Teachers) who worked in mathematics teaching in Rondônia. The objective of the studies is to elaborate a historical interpretation of the formative courses of mathematics teachers in Rondônia who acted as laymen. We approach the period from 1999 to 2007 to understand the training paths of these professionals. In order to study the formation undergone by the lay teachers in the course of their teaching practice, we use situations of the rondonian educational context previous to the academic formation. We use Cultural History, History of Present Time and use diverse sources such as: oral sources, images, legislation, official documents, newspapers, materials of the Mathematics course. We mobilize the teachers' concept of tactics (see CERTEAU) to interpret the mishaps and pathways of their formation human, political, cultural, educational. From the triangulation of the data, the Indicial Paradigm and the Critique of the source we raise possibilities of interpretation for the formative paths of teachers, without trying to obtain an absolute discourse, but to widen our look at the present. We show that the emergence of teachers' training was present throughout the North Region, with the lack, urgency and transitoriness of the training of teachers of Mathematics in Rondônia. In our interpretation history are interwoven documents produced from the testimony of 20 teachers, photos, film, literature, newspapers. The formative paths of teachers make us reflect on particular situations in their lives, the educational context of the State, the creation of schools, the hiring of teachers, political influences, internalization of the UNIR, the offer, operationalization and repercussion of the Licentiate in Mathematics of PROHACAP for teachers and for the State.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brito, Arlete de Jesus [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Evangelista, Cristiane Johann [UNESP]2019-03-25T19:45:47Z2019-03-25T19:45:47Z2019-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18118500091415633004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-13T06:23:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181185Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:15:17.902322Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percursos formativos de professores de Matemática em Rondônia: de leigos a licenciados Training paths of Mathematics teachers in Rondônia: from laymen to graduates |
title |
Percursos formativos de professores de Matemática em Rondônia: de leigos a licenciados |
spellingShingle |
Percursos formativos de professores de Matemática em Rondônia: de leigos a licenciados Evangelista, Cristiane Johann [UNESP] História da Educação Matemática Formação de professores leigos PROHACAP Curso parcelado Narrativas History of Mathematics Education Layman teacher’s formation Parceled course Narratives |
title_short |
Percursos formativos de professores de Matemática em Rondônia: de leigos a licenciados |
title_full |
Percursos formativos de professores de Matemática em Rondônia: de leigos a licenciados |
title_fullStr |
Percursos formativos de professores de Matemática em Rondônia: de leigos a licenciados |
title_full_unstemmed |
Percursos formativos de professores de Matemática em Rondônia: de leigos a licenciados |
title_sort |
Percursos formativos de professores de Matemática em Rondônia: de leigos a licenciados |
author |
Evangelista, Cristiane Johann [UNESP] |
author_facet |
Evangelista, Cristiane Johann [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brito, Arlete de Jesus [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Evangelista, Cristiane Johann [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática Formação de professores leigos PROHACAP Curso parcelado Narrativas History of Mathematics Education Layman teacher’s formation Parceled course Narratives |
topic |
História da Educação Matemática Formação de professores leigos PROHACAP Curso parcelado Narrativas History of Mathematics Education Layman teacher’s formation Parceled course Narratives |
description |
Este trabalho propõe ampliar a compreensão sobre a história da formação de professores pelo PROHACAP (Programa de Habilitação e Capacitação de Professores Leigos) que atuaram no ensino de matemática em Rondônia. O objetivo da pesquisa é elaborar uma interpretação histórica de percursos formativos de professores de Matemática em Rondônia que atuavam como leigos. Abordamos o período de 1960 a 2007 para compreendermos os percursos formativos destes profissionais. Para estudarmos a formação vivenciada pelo professor leigo no percurso de sua prática docente nos valemos de situações do contexto educacional rondoniense anterior à formação acadêmica. Recorremos à História Cultural e à História do Tempo Presente e utilizamos fontes diversificadas como: fontes orais, imagéticas, legislação, documentos oficiais, jornais, materiais do curso de Matemática. Mobilizamos o conceito de táticas (cf. CERTEAU) dos professores para interpretar os percalços e percursos de sua formação humana, política, cultural, docente. A partir da triangulação dos dados, do Paradigma Indiciário e da Crítica da fonte levantamos possibilidades de interpretação para os percursos formativos dos professores, sem tentar obter um discurso absoluto, mas ampliar nosso olhar sobre o presente. Evidenciamos que a formação emergencial de professores fez-se presente em toda a Região Norte, sendo a carência, a urgência e a transitoriedade marcas da formação desses professores de Matemática em Rondônia. Em nossa interpretação histórica se entrelaçam documentos produzidos a partir do depoimento de 20 professores, fotos, filme, literatura, jornais. Os percursos formativos dos professores nos fazem refletir sobre situações particulares de suas vidas, o contexto educacional do Estado, a criação de escolas, a contratação de professores, as influências políticas, a interiorização da UNIR, a oferta, a operacionalização e a repercussão da Licenciatura em Matemática do PROHACAP para os professores e para o Estado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-25T19:45:47Z 2019-03-25T19:45:47Z 2019-02-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/181185 000914156 33004137031P7 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/181185 |
identifier_str_mv |
000914156 33004137031P7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129179671068672 |