Avaliação da qualidade de vida e do sono de atletas paralímpicos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves,Andrea Maculano
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva,Andressa, Barreto,Amaury, Cavagnolli,Daniel Alves, Ortega,Luciana Santo Andrea, Parsons,Andrew, Tubiba,Edilson Rocha, Barreto,Murilo, Oliveira Filho,Winckler de, Tufik,Sergio, Mello,Marco Túlio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922015000100053
Resumo: INTRODUÇÃO: o esporte paralímpico brasileiro vem ganhando destaque no cenário mundial e, com isso, a avaliação de variáveis que possam influenciar positivamente no desempenho desses atletas é de suma importância para o acompanhamento durante o seu período de treinamento.OBJETIVO: avaliar a qualidade de vida e do sono de atletas paralímpicos brasileiros.MÉTODOS: foram estudados 49 atletas paralímpicos das modalidades natação (n=20) e atletismo (n=29). Os atletas responderam a questionários que avaliaram seu padrão e queixas de sono e qualidade de vida.RESULTADOS: a maioria dos atletas (65,30%) relatou má qualidade do sono, visto que a latência do sono neste grupo foi significativamente maior do que em atletas com boa qualidade de sono. Cinquenta por cento dos atletas relataram o desejo de fazer mudanças em seu horário de sono e 52% gostariam de aumentar o seu tempo de sono. A sonolência diurna excessiva foi observada em 53,06% dos atletas. Quanto às queixas de distúrbios do sono, foram relatados chute ou espasmos das pernas e ronco. Menores índices de qualidade de vida foram encontrados no meio ambiente em comparação com os domínios físicos, psicológicos ou sociais.CONCLUSÕES: os resultados sugerem que a maioria dos atletas apresentou uma má qualidade do sono e, consequentemente, um alto índice de insatisfação com o sono. Além disso, menores escores de qualidade de vida foram encontrados no domínio ambiental, que está relacionado com a segurança física, proteção e condições em casa.
id SBMEE-1_2079fd119c89a00614930f833c7808d2
oai_identifier_str oai:scielo:S1517-86922015000100053
network_acronym_str SBMEE-1
network_name_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação da qualidade de vida e do sono de atletas paralímpicos brasileirosesportesonoqualidade de vidaatividade físicadistúrbios do sonoINTRODUÇÃO: o esporte paralímpico brasileiro vem ganhando destaque no cenário mundial e, com isso, a avaliação de variáveis que possam influenciar positivamente no desempenho desses atletas é de suma importância para o acompanhamento durante o seu período de treinamento.OBJETIVO: avaliar a qualidade de vida e do sono de atletas paralímpicos brasileiros.MÉTODOS: foram estudados 49 atletas paralímpicos das modalidades natação (n=20) e atletismo (n=29). Os atletas responderam a questionários que avaliaram seu padrão e queixas de sono e qualidade de vida.RESULTADOS: a maioria dos atletas (65,30%) relatou má qualidade do sono, visto que a latência do sono neste grupo foi significativamente maior do que em atletas com boa qualidade de sono. Cinquenta por cento dos atletas relataram o desejo de fazer mudanças em seu horário de sono e 52% gostariam de aumentar o seu tempo de sono. A sonolência diurna excessiva foi observada em 53,06% dos atletas. Quanto às queixas de distúrbios do sono, foram relatados chute ou espasmos das pernas e ronco. Menores índices de qualidade de vida foram encontrados no meio ambiente em comparação com os domínios físicos, psicológicos ou sociais.CONCLUSÕES: os resultados sugerem que a maioria dos atletas apresentou uma má qualidade do sono e, consequentemente, um alto índice de insatisfação com o sono. Além disso, menores escores de qualidade de vida foram encontrados no domínio ambiental, que está relacionado com a segurança física, proteção e condições em casa.Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte2015-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922015000100053Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.21 n.1 2015reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)instacron:SBMEE10.1590/1517-86922015210101980info:eu-repo/semantics/openAccessEsteves,Andrea MaculanoSilva,AndressaBarreto,AmauryCavagnolli,Daniel AlvesOrtega,Luciana Santo AndreaParsons,AndrewTubiba,Edilson RochaBarreto,MuriloOliveira Filho,Winckler deTufik,SergioMello,Marco Túlio depor2015-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S1517-86922015000100053Revistahttp://www.scielo.br/rbmeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@medicinadoesporte.org.br1806-99401517-8692opendoar:2015-09-10T00:00Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da qualidade de vida e do sono de atletas paralímpicos brasileiros
title Avaliação da qualidade de vida e do sono de atletas paralímpicos brasileiros
spellingShingle Avaliação da qualidade de vida e do sono de atletas paralímpicos brasileiros
Esteves,Andrea Maculano
esporte
sono
qualidade de vida
atividade física
distúrbios do sono
title_short Avaliação da qualidade de vida e do sono de atletas paralímpicos brasileiros
title_full Avaliação da qualidade de vida e do sono de atletas paralímpicos brasileiros
title_fullStr Avaliação da qualidade de vida e do sono de atletas paralímpicos brasileiros
title_full_unstemmed Avaliação da qualidade de vida e do sono de atletas paralímpicos brasileiros
title_sort Avaliação da qualidade de vida e do sono de atletas paralímpicos brasileiros
author Esteves,Andrea Maculano
author_facet Esteves,Andrea Maculano
Silva,Andressa
Barreto,Amaury
Cavagnolli,Daniel Alves
Ortega,Luciana Santo Andrea
Parsons,Andrew
Tubiba,Edilson Rocha
Barreto,Murilo
Oliveira Filho,Winckler de
Tufik,Sergio
Mello,Marco Túlio de
author_role author
author2 Silva,Andressa
Barreto,Amaury
Cavagnolli,Daniel Alves
Ortega,Luciana Santo Andrea
Parsons,Andrew
Tubiba,Edilson Rocha
Barreto,Murilo
Oliveira Filho,Winckler de
Tufik,Sergio
Mello,Marco Túlio de
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves,Andrea Maculano
Silva,Andressa
Barreto,Amaury
Cavagnolli,Daniel Alves
Ortega,Luciana Santo Andrea
Parsons,Andrew
Tubiba,Edilson Rocha
Barreto,Murilo
Oliveira Filho,Winckler de
Tufik,Sergio
Mello,Marco Túlio de
dc.subject.por.fl_str_mv esporte
sono
qualidade de vida
atividade física
distúrbios do sono
topic esporte
sono
qualidade de vida
atividade física
distúrbios do sono
description INTRODUÇÃO: o esporte paralímpico brasileiro vem ganhando destaque no cenário mundial e, com isso, a avaliação de variáveis que possam influenciar positivamente no desempenho desses atletas é de suma importância para o acompanhamento durante o seu período de treinamento.OBJETIVO: avaliar a qualidade de vida e do sono de atletas paralímpicos brasileiros.MÉTODOS: foram estudados 49 atletas paralímpicos das modalidades natação (n=20) e atletismo (n=29). Os atletas responderam a questionários que avaliaram seu padrão e queixas de sono e qualidade de vida.RESULTADOS: a maioria dos atletas (65,30%) relatou má qualidade do sono, visto que a latência do sono neste grupo foi significativamente maior do que em atletas com boa qualidade de sono. Cinquenta por cento dos atletas relataram o desejo de fazer mudanças em seu horário de sono e 52% gostariam de aumentar o seu tempo de sono. A sonolência diurna excessiva foi observada em 53,06% dos atletas. Quanto às queixas de distúrbios do sono, foram relatados chute ou espasmos das pernas e ronco. Menores índices de qualidade de vida foram encontrados no meio ambiente em comparação com os domínios físicos, psicológicos ou sociais.CONCLUSÕES: os resultados sugerem que a maioria dos atletas apresentou uma má qualidade do sono e, consequentemente, um alto índice de insatisfação com o sono. Além disso, menores escores de qualidade de vida foram encontrados no domínio ambiental, que está relacionado com a segurança física, proteção e condições em casa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922015000100053
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922015000100053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1517-86922015210101980
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.21 n.1 2015
reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron:SBMEE
instname_str Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron_str SBMEE
institution SBMEE
reponame_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
collection Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@medicinadoesporte.org.br
_version_ 1752122234916306944