Níveis maturacional e socioeconômico de jovens sambistas do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira,Denise Martins
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Fragoso,Maria Isabel Januário, Oliveira Júnior,Astrogildo Vianna de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922004000100002
Resumo: Este estudo propõe avaliar o processo de maturação biológica de jovens sambistas, em suas relações com a estratificação socioeconômica, com o crescimento e com a composição corporal, enfatizando o desenvolvimento durante a adolescência, que abrange a passagem da infância à idade adulta, assim como as suas diversas etapas intermediárias medidas através de um conjunto de parâmetros sexuais habitualmente assinalados. Com esse objetivo, foram avaliados a maturação sexual e seus mais importantes sinais físicos e sociais. Foram avaliadas 118 moças entre os 9 e 16 anos participantes da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis. Para a determinação de algumas características de desenvolvimento maturacional, foram utilizadas as seguintes medidas: pilosidade axilar, idade da menarca pelos métodos retrospectivo e status quo, pilosidade púbica e desenvolvimento da mama através de auto-avaliação, segundo os critérios de Tanner7. Partindo dos resultados aqui apresentados, parece que: a idade média da menarca é semelhante à encontrada em outras amostras, embora mais baixa; o nível social e o rendimento familiar parecem não interferir no número de sambistas que já passaram pela menarca e na idade média de ocorrência do fenômeno; nos grupos de rendimento socioeconômico mais baixo, são as moças que já vivenciaram a menarca as que apresentam maiores níveis de gordura. Ao contrário, quando o rendimento é superior, são as meninas que ainda não vivenciaram a menarca aquelas que apresentam níveis de gordura mais elevados.
id SBMEE-1_8145c70a681b3d492bdf47a74991ce9f
oai_identifier_str oai:scielo:S1517-86922004000100002
network_acronym_str SBMEE-1
network_name_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository_id_str
spelling Níveis maturacional e socioeconômico de jovens sambistas do Rio de JaneiroMaturação sexualSambistaMenarcaPuberdadePêlo axilarNível socioeconômicoMaturação biológicaEste estudo propõe avaliar o processo de maturação biológica de jovens sambistas, em suas relações com a estratificação socioeconômica, com o crescimento e com a composição corporal, enfatizando o desenvolvimento durante a adolescência, que abrange a passagem da infância à idade adulta, assim como as suas diversas etapas intermediárias medidas através de um conjunto de parâmetros sexuais habitualmente assinalados. Com esse objetivo, foram avaliados a maturação sexual e seus mais importantes sinais físicos e sociais. Foram avaliadas 118 moças entre os 9 e 16 anos participantes da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis. Para a determinação de algumas características de desenvolvimento maturacional, foram utilizadas as seguintes medidas: pilosidade axilar, idade da menarca pelos métodos retrospectivo e status quo, pilosidade púbica e desenvolvimento da mama através de auto-avaliação, segundo os critérios de Tanner7. Partindo dos resultados aqui apresentados, parece que: a idade média da menarca é semelhante à encontrada em outras amostras, embora mais baixa; o nível social e o rendimento familiar parecem não interferir no número de sambistas que já passaram pela menarca e na idade média de ocorrência do fenômeno; nos grupos de rendimento socioeconômico mais baixo, são as moças que já vivenciaram a menarca as que apresentam maiores níveis de gordura. Ao contrário, quando o rendimento é superior, são as meninas que ainda não vivenciaram a menarca aquelas que apresentam níveis de gordura mais elevados.Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte2004-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922004000100002Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.10 n.1 2004reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)instacron:SBMEE10.1590/S1517-86922004000100002info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira,Denise MartinsFragoso,Maria Isabel JanuárioOliveira Júnior,Astrogildo Vianna depor2004-05-05T00:00:00Zoai:scielo:S1517-86922004000100002Revistahttp://www.scielo.br/rbmeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@medicinadoesporte.org.br1806-99401517-8692opendoar:2004-05-05T00:00Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Níveis maturacional e socioeconômico de jovens sambistas do Rio de Janeiro
title Níveis maturacional e socioeconômico de jovens sambistas do Rio de Janeiro
spellingShingle Níveis maturacional e socioeconômico de jovens sambistas do Rio de Janeiro
Moreira,Denise Martins
Maturação sexual
Sambista
Menarca
Puberdade
Pêlo axilar
Nível socioeconômico
Maturação biológica
title_short Níveis maturacional e socioeconômico de jovens sambistas do Rio de Janeiro
title_full Níveis maturacional e socioeconômico de jovens sambistas do Rio de Janeiro
title_fullStr Níveis maturacional e socioeconômico de jovens sambistas do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Níveis maturacional e socioeconômico de jovens sambistas do Rio de Janeiro
title_sort Níveis maturacional e socioeconômico de jovens sambistas do Rio de Janeiro
author Moreira,Denise Martins
author_facet Moreira,Denise Martins
Fragoso,Maria Isabel Januário
Oliveira Júnior,Astrogildo Vianna de
author_role author
author2 Fragoso,Maria Isabel Januário
Oliveira Júnior,Astrogildo Vianna de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira,Denise Martins
Fragoso,Maria Isabel Januário
Oliveira Júnior,Astrogildo Vianna de
dc.subject.por.fl_str_mv Maturação sexual
Sambista
Menarca
Puberdade
Pêlo axilar
Nível socioeconômico
Maturação biológica
topic Maturação sexual
Sambista
Menarca
Puberdade
Pêlo axilar
Nível socioeconômico
Maturação biológica
description Este estudo propõe avaliar o processo de maturação biológica de jovens sambistas, em suas relações com a estratificação socioeconômica, com o crescimento e com a composição corporal, enfatizando o desenvolvimento durante a adolescência, que abrange a passagem da infância à idade adulta, assim como as suas diversas etapas intermediárias medidas através de um conjunto de parâmetros sexuais habitualmente assinalados. Com esse objetivo, foram avaliados a maturação sexual e seus mais importantes sinais físicos e sociais. Foram avaliadas 118 moças entre os 9 e 16 anos participantes da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis. Para a determinação de algumas características de desenvolvimento maturacional, foram utilizadas as seguintes medidas: pilosidade axilar, idade da menarca pelos métodos retrospectivo e status quo, pilosidade púbica e desenvolvimento da mama através de auto-avaliação, segundo os critérios de Tanner7. Partindo dos resultados aqui apresentados, parece que: a idade média da menarca é semelhante à encontrada em outras amostras, embora mais baixa; o nível social e o rendimento familiar parecem não interferir no número de sambistas que já passaram pela menarca e na idade média de ocorrência do fenômeno; nos grupos de rendimento socioeconômico mais baixo, são as moças que já vivenciaram a menarca as que apresentam maiores níveis de gordura. Ao contrário, quando o rendimento é superior, são as meninas que ainda não vivenciaram a menarca aquelas que apresentam níveis de gordura mais elevados.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922004000100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922004000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1517-86922004000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.10 n.1 2004
reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron:SBMEE
instname_str Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron_str SBMEE
institution SBMEE
reponame_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
collection Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@medicinadoesporte.org.br
_version_ 1752122230768140288