Coordenação do nado borboleta e estágio maturacional de jovens nadadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tosta, Joanna de Souza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ribeiro, Aline, Silveira, Ricardo Peterson, Franken, Marcos, Barroso, Renato, Portella, Daniel Leite, Barbosa, Augusto Carvalho, Castro, Flávio Antônio de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170545
Resumo: O objetivo deste estudo foi comparar a coordenação do nado borboleta de jovens nadadores em diferentes estágios maturacionais. Vinte e um nadadores entre 10 e 12 anos de idade divididos em dois grupos, de acordo com o estágio de maturação biológica em que se encontravam (EM2 - n=11 e EM3 - n=10) foram avaliados durante 25 m no nado  borboleta em máxima intensidade. Os indicadores de coordenação entre as ações de braços e pernas, e o desempenho foram obtidos por meio de videogrametria e cronometragem, respectivamente. Resultados: Nadadores do grupo EM3 apresentaram melhores indicadores de coordenação e maior duração relativa das fases propulsivas da pernada. Os resultados apresentados indicam que jovens nadadores deveriam receber especial atenção com relação a indicadores coordenativos do nado borboleta, visando, especificamente, o sincronismo propulsivo entre o início da fase de empurrada da braçada e o início da fase descendente da segunda pernada.
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