Aspectos atuais sobre estresse oxidativo, exercícios físicos e suplementação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruzat,Vinicius Fernandes
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Rogero,Marcelo Macedo, Borges,Maria Carolina, Tirapegui,Julio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922007000500011
Resumo: As espécies reativas de oxigênio (ERO) são normalmente produzidas pelo metabolismo corporal. Todavia, ERO apresentam a capacidade de retirar elétrons de outros compostos celulares, sendo capazes de provocar lesões oxidativas em várias moléculas, fato que leva à perda total da função celular. A realização de exercícios físicos aumenta a síntese de ERO, além de promover lesão muscular e inflamação. Após uma sessão de exercícios físicos, inicia-se normalmente a fase de recuperação, quando são observados diversos efeitos positivos à saúde, incluindo o aumento da resistência a novas lesões induzidas ou não por exercícios, fato que é considerado como um processo "adaptativo". Diversos estudos, porém, relatam que essa recuperação não é alcançada por indivíduos que se submetem a exercícios intensos e prolongados, ou, ainda, que possuem elevada freqüência de treinamento. Alternativas nutricionais têm sido muito estudadas, a fim de reduzir os efeitos promovidos pelo exercício extenuante, dentre as quais está a suplementação com vitamina E, vitamina C, creatina e glutamina. Esta revisão tem como objetivo abordar os aspectos atuais envolvendo a formação das ERO, os processos de lesão celular e inflamação, a adaptação aos tipos de exercício aeróbio e anaeróbio e possíveis intervenções nutricionais.
id SBMEE-1_9bff624a6e5ea0da10f6e186a01e5721
oai_identifier_str oai:scielo:S1517-86922007000500011
network_acronym_str SBMEE-1
network_name_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository_id_str
spelling Aspectos atuais sobre estresse oxidativo, exercícios físicos e suplementaçãoEspécies reativas de oxigênioAdaptaçãoVitaminasCreatinaGlutaminaAs espécies reativas de oxigênio (ERO) são normalmente produzidas pelo metabolismo corporal. Todavia, ERO apresentam a capacidade de retirar elétrons de outros compostos celulares, sendo capazes de provocar lesões oxidativas em várias moléculas, fato que leva à perda total da função celular. A realização de exercícios físicos aumenta a síntese de ERO, além de promover lesão muscular e inflamação. Após uma sessão de exercícios físicos, inicia-se normalmente a fase de recuperação, quando são observados diversos efeitos positivos à saúde, incluindo o aumento da resistência a novas lesões induzidas ou não por exercícios, fato que é considerado como um processo "adaptativo". Diversos estudos, porém, relatam que essa recuperação não é alcançada por indivíduos que se submetem a exercícios intensos e prolongados, ou, ainda, que possuem elevada freqüência de treinamento. Alternativas nutricionais têm sido muito estudadas, a fim de reduzir os efeitos promovidos pelo exercício extenuante, dentre as quais está a suplementação com vitamina E, vitamina C, creatina e glutamina. Esta revisão tem como objetivo abordar os aspectos atuais envolvendo a formação das ERO, os processos de lesão celular e inflamação, a adaptação aos tipos de exercício aeróbio e anaeróbio e possíveis intervenções nutricionais.Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte2007-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922007000500011Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.13 n.5 2007reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)instacron:SBMEE10.1590/S1517-86922007000500011info:eu-repo/semantics/openAccessCruzat,Vinicius FernandesRogero,Marcelo MacedoBorges,Maria CarolinaTirapegui,Juliopor2008-05-08T00:00:00Zoai:scielo:S1517-86922007000500011Revistahttp://www.scielo.br/rbmeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@medicinadoesporte.org.br1806-99401517-8692opendoar:2008-05-08T00:00Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos atuais sobre estresse oxidativo, exercícios físicos e suplementação
title Aspectos atuais sobre estresse oxidativo, exercícios físicos e suplementação
spellingShingle Aspectos atuais sobre estresse oxidativo, exercícios físicos e suplementação
Cruzat,Vinicius Fernandes
Espécies reativas de oxigênio
Adaptação
Vitaminas
Creatina
Glutamina
title_short Aspectos atuais sobre estresse oxidativo, exercícios físicos e suplementação
title_full Aspectos atuais sobre estresse oxidativo, exercícios físicos e suplementação
title_fullStr Aspectos atuais sobre estresse oxidativo, exercícios físicos e suplementação
title_full_unstemmed Aspectos atuais sobre estresse oxidativo, exercícios físicos e suplementação
title_sort Aspectos atuais sobre estresse oxidativo, exercícios físicos e suplementação
author Cruzat,Vinicius Fernandes
author_facet Cruzat,Vinicius Fernandes
Rogero,Marcelo Macedo
Borges,Maria Carolina
Tirapegui,Julio
author_role author
author2 Rogero,Marcelo Macedo
Borges,Maria Carolina
Tirapegui,Julio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruzat,Vinicius Fernandes
Rogero,Marcelo Macedo
Borges,Maria Carolina
Tirapegui,Julio
dc.subject.por.fl_str_mv Espécies reativas de oxigênio
Adaptação
Vitaminas
Creatina
Glutamina
topic Espécies reativas de oxigênio
Adaptação
Vitaminas
Creatina
Glutamina
description As espécies reativas de oxigênio (ERO) são normalmente produzidas pelo metabolismo corporal. Todavia, ERO apresentam a capacidade de retirar elétrons de outros compostos celulares, sendo capazes de provocar lesões oxidativas em várias moléculas, fato que leva à perda total da função celular. A realização de exercícios físicos aumenta a síntese de ERO, além de promover lesão muscular e inflamação. Após uma sessão de exercícios físicos, inicia-se normalmente a fase de recuperação, quando são observados diversos efeitos positivos à saúde, incluindo o aumento da resistência a novas lesões induzidas ou não por exercícios, fato que é considerado como um processo "adaptativo". Diversos estudos, porém, relatam que essa recuperação não é alcançada por indivíduos que se submetem a exercícios intensos e prolongados, ou, ainda, que possuem elevada freqüência de treinamento. Alternativas nutricionais têm sido muito estudadas, a fim de reduzir os efeitos promovidos pelo exercício extenuante, dentre as quais está a suplementação com vitamina E, vitamina C, creatina e glutamina. Esta revisão tem como objetivo abordar os aspectos atuais envolvendo a formação das ERO, os processos de lesão celular e inflamação, a adaptação aos tipos de exercício aeróbio e anaeróbio e possíveis intervenções nutricionais.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922007000500011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922007000500011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1517-86922007000500011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.13 n.5 2007
reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron:SBMEE
instname_str Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron_str SBMEE
institution SBMEE
reponame_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
collection Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@medicinadoesporte.org.br
_version_ 1752122232075714560