JOGOS COOPERATIVOS E RELAXAMENTO RESPIRATÓRIO: EFEITO SOBRE CRAVING E ANSIEDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga,João Euclides Fernandes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Chaves Neto,Gabriel, Lima,Argemille Bastos, Oliveira,Rayhanna Queiroz de, Alves,Rayanne Santos, Farias,Jamilton Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922016000500403
Resumo: RESUMO Introdução: O uso de substâncias psicoativas é uma prática milenar e universal, que acompanha a história da humanidade. Na atualidade, o crack se alastrou pelo mundo por ter maior potencial de dependência comparado a outras drogas, visto que os usuários apresentam dificuldade para interromper o uso do crack, enfrentar o craving e a ansiedade. É essencial que haja uma abordagem multidisciplinar e integral do usuário, com a utilização de técnicas cognitivo-comportamentais que enfoquem as estratégias de prevenção de recaída. Nesse contexto, os jogos cooperativos (JC) e o relaxamento respiratório (RR) constituem possíveis estratégias para manejo terapêutico. Objetivo: Avaliar a utilização dos JC e do RR como estratégias de enfrentamento do craving e da ansiedade em usuários de crack em situação de dependência. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória, quase experimental, com abordagem quantitativa, desenvolvida em uma unidade de desintoxicação para dependência química do estado da Paraíba. Resultados: A amostra foi constituída por 40 colaboradores dependentes de crack, com idade superior a 18 anos. Para avaliação dos efeitos dos JC e do RR sobre o craving e a ansiedade foram utilizados os seguintes instrumentos: Cocaine Craving Questionnaire-Brief (CCQ-B) e o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE-E). Os resultados demonstraram que os JC e o RR reduziram os escores do craving total e da ansiedade. Quanto ao fator F1, apenas os JC apresentaram resultados satisfatórios. Conclusão: Os JC e o RR demonstraram eficácia como estratégias de enfrentamento do craving e ansiedade em usuários de crack em situação de dependência nas condições em que o estudo foi desenvolvido.
id SBMEE-1_9ed1b0d129255f75be8327ebc98725c6
oai_identifier_str oai:scielo:S1517-86922016000500403
network_acronym_str SBMEE-1
network_name_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository_id_str
spelling JOGOS COOPERATIVOS E RELAXAMENTO RESPIRATÓRIO: EFEITO SOBRE CRAVING E ANSIEDADEansiedadecomportamento aditivococaína crackfissuraRESUMO Introdução: O uso de substâncias psicoativas é uma prática milenar e universal, que acompanha a história da humanidade. Na atualidade, o crack se alastrou pelo mundo por ter maior potencial de dependência comparado a outras drogas, visto que os usuários apresentam dificuldade para interromper o uso do crack, enfrentar o craving e a ansiedade. É essencial que haja uma abordagem multidisciplinar e integral do usuário, com a utilização de técnicas cognitivo-comportamentais que enfoquem as estratégias de prevenção de recaída. Nesse contexto, os jogos cooperativos (JC) e o relaxamento respiratório (RR) constituem possíveis estratégias para manejo terapêutico. Objetivo: Avaliar a utilização dos JC e do RR como estratégias de enfrentamento do craving e da ansiedade em usuários de crack em situação de dependência. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória, quase experimental, com abordagem quantitativa, desenvolvida em uma unidade de desintoxicação para dependência química do estado da Paraíba. Resultados: A amostra foi constituída por 40 colaboradores dependentes de crack, com idade superior a 18 anos. Para avaliação dos efeitos dos JC e do RR sobre o craving e a ansiedade foram utilizados os seguintes instrumentos: Cocaine Craving Questionnaire-Brief (CCQ-B) e o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE-E). Os resultados demonstraram que os JC e o RR reduziram os escores do craving total e da ansiedade. Quanto ao fator F1, apenas os JC apresentaram resultados satisfatórios. Conclusão: Os JC e o RR demonstraram eficácia como estratégias de enfrentamento do craving e ansiedade em usuários de crack em situação de dependência nas condições em que o estudo foi desenvolvido.Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte2016-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922016000500403Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.22 n.5 2016reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)instacron:SBMEE10.1590/1517-869220162205153151info:eu-repo/semantics/openAccessBraga,João Euclides FernandesChaves Neto,GabrielLima,Argemille BastosOliveira,Rayhanna Queiroz deAlves,Rayanne SantosFarias,Jamilton Alvespor2016-10-28T00:00:00Zoai:scielo:S1517-86922016000500403Revistahttp://www.scielo.br/rbmeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@medicinadoesporte.org.br1806-99401517-8692opendoar:2016-10-28T00:00Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)false
dc.title.none.fl_str_mv JOGOS COOPERATIVOS E RELAXAMENTO RESPIRATÓRIO: EFEITO SOBRE CRAVING E ANSIEDADE
title JOGOS COOPERATIVOS E RELAXAMENTO RESPIRATÓRIO: EFEITO SOBRE CRAVING E ANSIEDADE
spellingShingle JOGOS COOPERATIVOS E RELAXAMENTO RESPIRATÓRIO: EFEITO SOBRE CRAVING E ANSIEDADE
Braga,João Euclides Fernandes
ansiedade
comportamento aditivo
cocaína crack
fissura
title_short JOGOS COOPERATIVOS E RELAXAMENTO RESPIRATÓRIO: EFEITO SOBRE CRAVING E ANSIEDADE
title_full JOGOS COOPERATIVOS E RELAXAMENTO RESPIRATÓRIO: EFEITO SOBRE CRAVING E ANSIEDADE
title_fullStr JOGOS COOPERATIVOS E RELAXAMENTO RESPIRATÓRIO: EFEITO SOBRE CRAVING E ANSIEDADE
title_full_unstemmed JOGOS COOPERATIVOS E RELAXAMENTO RESPIRATÓRIO: EFEITO SOBRE CRAVING E ANSIEDADE
title_sort JOGOS COOPERATIVOS E RELAXAMENTO RESPIRATÓRIO: EFEITO SOBRE CRAVING E ANSIEDADE
author Braga,João Euclides Fernandes
author_facet Braga,João Euclides Fernandes
Chaves Neto,Gabriel
Lima,Argemille Bastos
Oliveira,Rayhanna Queiroz de
Alves,Rayanne Santos
Farias,Jamilton Alves
author_role author
author2 Chaves Neto,Gabriel
Lima,Argemille Bastos
Oliveira,Rayhanna Queiroz de
Alves,Rayanne Santos
Farias,Jamilton Alves
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga,João Euclides Fernandes
Chaves Neto,Gabriel
Lima,Argemille Bastos
Oliveira,Rayhanna Queiroz de
Alves,Rayanne Santos
Farias,Jamilton Alves
dc.subject.por.fl_str_mv ansiedade
comportamento aditivo
cocaína crack
fissura
topic ansiedade
comportamento aditivo
cocaína crack
fissura
description RESUMO Introdução: O uso de substâncias psicoativas é uma prática milenar e universal, que acompanha a história da humanidade. Na atualidade, o crack se alastrou pelo mundo por ter maior potencial de dependência comparado a outras drogas, visto que os usuários apresentam dificuldade para interromper o uso do crack, enfrentar o craving e a ansiedade. É essencial que haja uma abordagem multidisciplinar e integral do usuário, com a utilização de técnicas cognitivo-comportamentais que enfoquem as estratégias de prevenção de recaída. Nesse contexto, os jogos cooperativos (JC) e o relaxamento respiratório (RR) constituem possíveis estratégias para manejo terapêutico. Objetivo: Avaliar a utilização dos JC e do RR como estratégias de enfrentamento do craving e da ansiedade em usuários de crack em situação de dependência. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória, quase experimental, com abordagem quantitativa, desenvolvida em uma unidade de desintoxicação para dependência química do estado da Paraíba. Resultados: A amostra foi constituída por 40 colaboradores dependentes de crack, com idade superior a 18 anos. Para avaliação dos efeitos dos JC e do RR sobre o craving e a ansiedade foram utilizados os seguintes instrumentos: Cocaine Craving Questionnaire-Brief (CCQ-B) e o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE-E). Os resultados demonstraram que os JC e o RR reduziram os escores do craving total e da ansiedade. Quanto ao fator F1, apenas os JC apresentaram resultados satisfatórios. Conclusão: Os JC e o RR demonstraram eficácia como estratégias de enfrentamento do craving e ansiedade em usuários de crack em situação de dependência nas condições em que o estudo foi desenvolvido.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922016000500403
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922016000500403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1517-869220162205153151
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.22 n.5 2016
reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron:SBMEE
instname_str Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron_str SBMEE
institution SBMEE
reponame_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
collection Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@medicinadoesporte.org.br
_version_ 1752122235734196224