Saúde mental e fatores associados em atletas durante os jogos abertos de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandt,Ricardo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Liz,Carla Maria de, Crocetta,Tânia Brusque, Arab,Claudia, Bevilacqua,Guilherme, Dominski,Fabio Heck, Vilarino,Guilherme Torres, Andrade,Alexandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922014000400276
Resumo: INTRODUÇÃO: A saúde mental de atletas pode predizer seu desempenho esportivo e comportamental, o que a torna um importante objeto de estudo.OBJETIVO: Investigar a saúde mental e fatores associados em atletas que participaram dos Jogos Abertos de Santa Catarina 2011, Brasil.MÉTODOS: A amostra foi composta por 445 atletas participantes da competição (211 homens e 234 mulheres). Para a coleta de dados foi utilizado o questionário de caracterização e a escala de humor de Brunel. Os dados foram coletados individualmente no local da competição entre 30 e 50 minutos antes dos atletas competirem. Os dados foram analisados por estatística descritiva (média, frequência e percentual) e inferencial (Kruskal-Wallis, Mann-Withney e correlação de Spearman com α estabelecido de 0,05).RESULTADOS: Os atletas competiram em 10 diferentes modalidades, coletivas e individuais. A maioria dos atletas cursa ou cursou o ensino médio ou superior, com mais de sete anos de tempo de prática e participação em competições nacionais e estaduais. Grande parte dos atletas teve percepção de qualidade de descanso e sono entre boa e regular durante a competição. De maneira geral, os atletas apresentaram boa saúde mental, com perfil semelhante ao de iceberg (elevado vigor, níveis moderados de tensão e baixa fadiga, depressão, raiva e confusão mental). Os atletas com melhor percepção de sono e saúde que não fazem uso de medicamentos reguladores de humor apresentam melhor saúde mental.CONCLUSÃO: Torna-se evidente a boa qualidade de saúde entre os atletas participantes do estudo, destacando-se um cuidado especial com relação às implicações da qualidade do sono e o uso de medicamentos reguladores de humor na saúde mental dos atletas.
id SBMEE-1_afd205a04ba48fd61d55aae2dad9ccc6
oai_identifier_str oai:scielo:S1517-86922014000400276
network_acronym_str SBMEE-1
network_name_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository_id_str
spelling Saúde mental e fatores associados em atletas durante os jogos abertos de Santa CatarinadescansohumoresportesINTRODUÇÃO: A saúde mental de atletas pode predizer seu desempenho esportivo e comportamental, o que a torna um importante objeto de estudo.OBJETIVO: Investigar a saúde mental e fatores associados em atletas que participaram dos Jogos Abertos de Santa Catarina 2011, Brasil.MÉTODOS: A amostra foi composta por 445 atletas participantes da competição (211 homens e 234 mulheres). Para a coleta de dados foi utilizado o questionário de caracterização e a escala de humor de Brunel. Os dados foram coletados individualmente no local da competição entre 30 e 50 minutos antes dos atletas competirem. Os dados foram analisados por estatística descritiva (média, frequência e percentual) e inferencial (Kruskal-Wallis, Mann-Withney e correlação de Spearman com α estabelecido de 0,05).RESULTADOS: Os atletas competiram em 10 diferentes modalidades, coletivas e individuais. A maioria dos atletas cursa ou cursou o ensino médio ou superior, com mais de sete anos de tempo de prática e participação em competições nacionais e estaduais. Grande parte dos atletas teve percepção de qualidade de descanso e sono entre boa e regular durante a competição. De maneira geral, os atletas apresentaram boa saúde mental, com perfil semelhante ao de iceberg (elevado vigor, níveis moderados de tensão e baixa fadiga, depressão, raiva e confusão mental). Os atletas com melhor percepção de sono e saúde que não fazem uso de medicamentos reguladores de humor apresentam melhor saúde mental.CONCLUSÃO: Torna-se evidente a boa qualidade de saúde entre os atletas participantes do estudo, destacando-se um cuidado especial com relação às implicações da qualidade do sono e o uso de medicamentos reguladores de humor na saúde mental dos atletas.Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte2014-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922014000400276Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.20 n.4 2014reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)instacron:SBMEE10.1590/1517-86922014200401607info:eu-repo/semantics/openAccessBrandt,RicardoLiz,Carla Maria deCrocetta,Tânia BrusqueArab,ClaudiaBevilacqua,GuilhermeDominski,Fabio HeckVilarino,Guilherme TorresAndrade,Alexandropor2015-09-22T00:00:00Zoai:scielo:S1517-86922014000400276Revistahttp://www.scielo.br/rbmeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@medicinadoesporte.org.br1806-99401517-8692opendoar:2015-09-22T00:00Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Saúde mental e fatores associados em atletas durante os jogos abertos de Santa Catarina
title Saúde mental e fatores associados em atletas durante os jogos abertos de Santa Catarina
spellingShingle Saúde mental e fatores associados em atletas durante os jogos abertos de Santa Catarina
Brandt,Ricardo
descanso
humor
esportes
title_short Saúde mental e fatores associados em atletas durante os jogos abertos de Santa Catarina
title_full Saúde mental e fatores associados em atletas durante os jogos abertos de Santa Catarina
title_fullStr Saúde mental e fatores associados em atletas durante os jogos abertos de Santa Catarina
title_full_unstemmed Saúde mental e fatores associados em atletas durante os jogos abertos de Santa Catarina
title_sort Saúde mental e fatores associados em atletas durante os jogos abertos de Santa Catarina
author Brandt,Ricardo
author_facet Brandt,Ricardo
Liz,Carla Maria de
Crocetta,Tânia Brusque
Arab,Claudia
Bevilacqua,Guilherme
Dominski,Fabio Heck
Vilarino,Guilherme Torres
Andrade,Alexandro
author_role author
author2 Liz,Carla Maria de
Crocetta,Tânia Brusque
Arab,Claudia
Bevilacqua,Guilherme
Dominski,Fabio Heck
Vilarino,Guilherme Torres
Andrade,Alexandro
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandt,Ricardo
Liz,Carla Maria de
Crocetta,Tânia Brusque
Arab,Claudia
Bevilacqua,Guilherme
Dominski,Fabio Heck
Vilarino,Guilherme Torres
Andrade,Alexandro
dc.subject.por.fl_str_mv descanso
humor
esportes
topic descanso
humor
esportes
description INTRODUÇÃO: A saúde mental de atletas pode predizer seu desempenho esportivo e comportamental, o que a torna um importante objeto de estudo.OBJETIVO: Investigar a saúde mental e fatores associados em atletas que participaram dos Jogos Abertos de Santa Catarina 2011, Brasil.MÉTODOS: A amostra foi composta por 445 atletas participantes da competição (211 homens e 234 mulheres). Para a coleta de dados foi utilizado o questionário de caracterização e a escala de humor de Brunel. Os dados foram coletados individualmente no local da competição entre 30 e 50 minutos antes dos atletas competirem. Os dados foram analisados por estatística descritiva (média, frequência e percentual) e inferencial (Kruskal-Wallis, Mann-Withney e correlação de Spearman com α estabelecido de 0,05).RESULTADOS: Os atletas competiram em 10 diferentes modalidades, coletivas e individuais. A maioria dos atletas cursa ou cursou o ensino médio ou superior, com mais de sete anos de tempo de prática e participação em competições nacionais e estaduais. Grande parte dos atletas teve percepção de qualidade de descanso e sono entre boa e regular durante a competição. De maneira geral, os atletas apresentaram boa saúde mental, com perfil semelhante ao de iceberg (elevado vigor, níveis moderados de tensão e baixa fadiga, depressão, raiva e confusão mental). Os atletas com melhor percepção de sono e saúde que não fazem uso de medicamentos reguladores de humor apresentam melhor saúde mental.CONCLUSÃO: Torna-se evidente a boa qualidade de saúde entre os atletas participantes do estudo, destacando-se um cuidado especial com relação às implicações da qualidade do sono e o uso de medicamentos reguladores de humor na saúde mental dos atletas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922014000400276
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922014000400276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1517-86922014200401607
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.20 n.4 2014
reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron:SBMEE
instname_str Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron_str SBMEE
institution SBMEE
reponame_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
collection Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@medicinadoesporte.org.br
_version_ 1752122234815643648