Dinâmica do apoio em corredores veteranos com relação ao incremento da velocidade e da fadiga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sánchez,Jesús Salas
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Román,Pedro Ángel Latorre, Campos,María Aparecida Santos e, Hermoso,Víctor Manuel Soto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922014000400315
Resumo: INTRODUÇÃO: Nas últimas décadas, o número de participantes nas corridas populares de resistência tem aumentado, especialmente, dos atletas da categoria de veteranos (acima de 35 anos), assim como o número de provas organizadas.OBJETIVO: Analisar a dinâmica de apoio na corrida do atleta veterano com relação ao incremento da velocidade e da fadiga.MÉTODOS: Participaram 43 atletas, 40 homens (média de idade: 41,3 ± 1,10 anos) e 3 mulheres (média de idade 44,3 ± 3,17 anos). Depois do aquecimento, foram realizados três protocolos de corrida: confortável, ritmo de competição e ritmo de competição até o incremento dos valores da escala de Borg, escolhidos livremente por cada atleta. A dinâmica do apoio (superfície de contato, rotação lateral e inclinação do pé) e sua sequência temporal foram analisadas em vídeo de alta velocidade.RESULTADOS: Do total, 84,5% dos atletas apresentaram apoio atrasado, com incremento correspondente ao aumento da velocidade e da fadiga na corrida. Dos atletas, 52,7% apresentaram rotação externa leve e 69% apresentaram inclinação lateral leve. Não foi encontrada relação entre atletas lesionados ou não nem entre a dinâmica de apoio nos três tipos de corrida. O tempo de contato na fase de amortecimento foi superior no apoio atrasado com relação ao resto dos tipos de passadas na corrida confortável e no ritmo de competição.CONCLUSÃO: As descobertas deste estudo podem ser importantes para o desenho de tênis esportivos e para aportar informações sobre a relação entre o padrão da passada do corredor veterano e o risco de lesões.
id SBMEE-1_c0ff8072915c059bd59bc6fecddfb646
oai_identifier_str oai:scielo:S1517-86922014000400315
network_acronym_str SBMEE-1
network_name_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository_id_str
spelling Dinâmica do apoio em corredores veteranos com relação ao incremento da velocidade e da fadigaatletascorridalesões em atletasatletascarreralesiones en atletasINTRODUÇÃO: Nas últimas décadas, o número de participantes nas corridas populares de resistência tem aumentado, especialmente, dos atletas da categoria de veteranos (acima de 35 anos), assim como o número de provas organizadas.OBJETIVO: Analisar a dinâmica de apoio na corrida do atleta veterano com relação ao incremento da velocidade e da fadiga.MÉTODOS: Participaram 43 atletas, 40 homens (média de idade: 41,3 ± 1,10 anos) e 3 mulheres (média de idade 44,3 ± 3,17 anos). Depois do aquecimento, foram realizados três protocolos de corrida: confortável, ritmo de competição e ritmo de competição até o incremento dos valores da escala de Borg, escolhidos livremente por cada atleta. A dinâmica do apoio (superfície de contato, rotação lateral e inclinação do pé) e sua sequência temporal foram analisadas em vídeo de alta velocidade.RESULTADOS: Do total, 84,5% dos atletas apresentaram apoio atrasado, com incremento correspondente ao aumento da velocidade e da fadiga na corrida. Dos atletas, 52,7% apresentaram rotação externa leve e 69% apresentaram inclinação lateral leve. Não foi encontrada relação entre atletas lesionados ou não nem entre a dinâmica de apoio nos três tipos de corrida. O tempo de contato na fase de amortecimento foi superior no apoio atrasado com relação ao resto dos tipos de passadas na corrida confortável e no ritmo de competição.CONCLUSÃO: As descobertas deste estudo podem ser importantes para o desenho de tênis esportivos e para aportar informações sobre a relação entre o padrão da passada do corredor veterano e o risco de lesões.Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte2014-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922014000400315Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.20 n.4 2014reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)instacron:SBMEE10.1590/1517-86922014200401693info:eu-repo/semantics/openAccessSánchez,Jesús SalasRomán,Pedro Ángel LatorreCampos,María Aparecida Santos eHermoso,Víctor Manuel Sotopor2015-09-22T00:00:00Zoai:scielo:S1517-86922014000400315Revistahttp://www.scielo.br/rbmeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@medicinadoesporte.org.br1806-99401517-8692opendoar:2015-09-22T00:00Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Dinâmica do apoio em corredores veteranos com relação ao incremento da velocidade e da fadiga
title Dinâmica do apoio em corredores veteranos com relação ao incremento da velocidade e da fadiga
spellingShingle Dinâmica do apoio em corredores veteranos com relação ao incremento da velocidade e da fadiga
Sánchez,Jesús Salas
atletas
corrida
lesões em atletas
atletas
carrera
lesiones en atletas
title_short Dinâmica do apoio em corredores veteranos com relação ao incremento da velocidade e da fadiga
title_full Dinâmica do apoio em corredores veteranos com relação ao incremento da velocidade e da fadiga
title_fullStr Dinâmica do apoio em corredores veteranos com relação ao incremento da velocidade e da fadiga
title_full_unstemmed Dinâmica do apoio em corredores veteranos com relação ao incremento da velocidade e da fadiga
title_sort Dinâmica do apoio em corredores veteranos com relação ao incremento da velocidade e da fadiga
author Sánchez,Jesús Salas
author_facet Sánchez,Jesús Salas
Román,Pedro Ángel Latorre
Campos,María Aparecida Santos e
Hermoso,Víctor Manuel Soto
author_role author
author2 Román,Pedro Ángel Latorre
Campos,María Aparecida Santos e
Hermoso,Víctor Manuel Soto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sánchez,Jesús Salas
Román,Pedro Ángel Latorre
Campos,María Aparecida Santos e
Hermoso,Víctor Manuel Soto
dc.subject.por.fl_str_mv atletas
corrida
lesões em atletas
atletas
carrera
lesiones en atletas
topic atletas
corrida
lesões em atletas
atletas
carrera
lesiones en atletas
description INTRODUÇÃO: Nas últimas décadas, o número de participantes nas corridas populares de resistência tem aumentado, especialmente, dos atletas da categoria de veteranos (acima de 35 anos), assim como o número de provas organizadas.OBJETIVO: Analisar a dinâmica de apoio na corrida do atleta veterano com relação ao incremento da velocidade e da fadiga.MÉTODOS: Participaram 43 atletas, 40 homens (média de idade: 41,3 ± 1,10 anos) e 3 mulheres (média de idade 44,3 ± 3,17 anos). Depois do aquecimento, foram realizados três protocolos de corrida: confortável, ritmo de competição e ritmo de competição até o incremento dos valores da escala de Borg, escolhidos livremente por cada atleta. A dinâmica do apoio (superfície de contato, rotação lateral e inclinação do pé) e sua sequência temporal foram analisadas em vídeo de alta velocidade.RESULTADOS: Do total, 84,5% dos atletas apresentaram apoio atrasado, com incremento correspondente ao aumento da velocidade e da fadiga na corrida. Dos atletas, 52,7% apresentaram rotação externa leve e 69% apresentaram inclinação lateral leve. Não foi encontrada relação entre atletas lesionados ou não nem entre a dinâmica de apoio nos três tipos de corrida. O tempo de contato na fase de amortecimento foi superior no apoio atrasado com relação ao resto dos tipos de passadas na corrida confortável e no ritmo de competição.CONCLUSÃO: As descobertas deste estudo podem ser importantes para o desenho de tênis esportivos e para aportar informações sobre a relação entre o padrão da passada do corredor veterano e o risco de lesões.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922014000400315
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922014000400315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1517-86922014200401693
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.20 n.4 2014
reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron:SBMEE
instname_str Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron_str SBMEE
institution SBMEE
reponame_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
collection Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@medicinadoesporte.org.br
_version_ 1752122234831372288