Análise termogravimétrica da cartilagem articular de ratos exercitados após imobilização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ozaki,Guilherme Akio Tamura
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Kodama,Fábio Yoshikazu, Camargo,Regina Celi Trindade, Job,Aldo Eloizo, Koike,Tatiana Emy, Watanabe,Adriana Yukie, Camargo Filho,José Carlos Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922015000300210
Resumo: INTRODUÇÃO: A imobilização articular é uma técnica de tratamento frequentemente utilizada na ortopedia e, associada ao processo de senescência, promove alterações tanto na estrutura quanto na síntese e biomecânica do tecido cartilaginoso. OBJETIVO: Descrever os efeitos da imobilização, da remobilização livre e por meio de exercício físico sobre a cartilagem articular de ratos situados em duas faixas etárias. MÉTODOS: Trinta e nove ratos Wistar divididos em dois grupos etários, um grupo adulto (cinco meses de idade) e um idoso (15 meses de idade), subdivididos em: controle, imobilizado, remobilizado livre e remobilizado por meio de exercício físico. Os membros posteriores dos ratos foram imobilizados por sete dias. O protocolo de exercícios foi composto por cinco sessões diárias de natação, de 25 minutos cada. A cartilagem articular do quadril foi submetida à análise termogravimétrica, tendo sido avaliado seu conteúdo de água. RESULTADOS: Nos animais adultos a imobilização reduziu a quantidade de água presente no tecido cartilaginoso, e os protocolos de remobilização foram eficazes para restabelecer a condição inicial do tecido. Nos animais idosos não houve diferença significativa entre os grupos, porém o grupo idoso controle obteve resultado significantemente menor que o grupo adulto controle (X: 13,10 ± 5,24 vs 10,70 ± 1,95). CONCLUSÕES: A imobilização e o processo de senescência induzem a diminuição do conteúdo de água da cartilagem articular e os protocolos de remobilização foram eficientes para restabelecer esta propriedade apenas nos animais adultos.
id SBMEE-1_ddd1b36033f7db17f7d35017b4cf394d
oai_identifier_str oai:scielo:S1517-86922015000300210
network_acronym_str SBMEE-1
network_name_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository_id_str
spelling Análise termogravimétrica da cartilagem articular de ratos exercitados após imobilizaçãonataçãotermogravimetriafatores etários INTRODUÇÃO: A imobilização articular é uma técnica de tratamento frequentemente utilizada na ortopedia e, associada ao processo de senescência, promove alterações tanto na estrutura quanto na síntese e biomecânica do tecido cartilaginoso. OBJETIVO: Descrever os efeitos da imobilização, da remobilização livre e por meio de exercício físico sobre a cartilagem articular de ratos situados em duas faixas etárias. MÉTODOS: Trinta e nove ratos Wistar divididos em dois grupos etários, um grupo adulto (cinco meses de idade) e um idoso (15 meses de idade), subdivididos em: controle, imobilizado, remobilizado livre e remobilizado por meio de exercício físico. Os membros posteriores dos ratos foram imobilizados por sete dias. O protocolo de exercícios foi composto por cinco sessões diárias de natação, de 25 minutos cada. A cartilagem articular do quadril foi submetida à análise termogravimétrica, tendo sido avaliado seu conteúdo de água. RESULTADOS: Nos animais adultos a imobilização reduziu a quantidade de água presente no tecido cartilaginoso, e os protocolos de remobilização foram eficazes para restabelecer a condição inicial do tecido. Nos animais idosos não houve diferença significativa entre os grupos, porém o grupo idoso controle obteve resultado significantemente menor que o grupo adulto controle (X: 13,10 ± 5,24 vs 10,70 ± 1,95). CONCLUSÕES: A imobilização e o processo de senescência induzem a diminuição do conteúdo de água da cartilagem articular e os protocolos de remobilização foram eficientes para restabelecer esta propriedade apenas nos animais adultos. Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922015000300210Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.21 n.3 2015reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)instacron:SBMEE10.1590/1517-869220152103139303info:eu-repo/semantics/openAccessOzaki,Guilherme Akio TamuraKodama,Fábio YoshikazuCamargo,Regina Celi TrindadeJob,Aldo EloizoKoike,Tatiana EmyWatanabe,Adriana YukieCamargo Filho,José Carlos Silvapor2015-07-07T00:00:00Zoai:scielo:S1517-86922015000300210Revistahttp://www.scielo.br/rbmeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@medicinadoesporte.org.br1806-99401517-8692opendoar:2015-07-07T00:00Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise termogravimétrica da cartilagem articular de ratos exercitados após imobilização
title Análise termogravimétrica da cartilagem articular de ratos exercitados após imobilização
spellingShingle Análise termogravimétrica da cartilagem articular de ratos exercitados após imobilização
Ozaki,Guilherme Akio Tamura
natação
termogravimetria
fatores etários
title_short Análise termogravimétrica da cartilagem articular de ratos exercitados após imobilização
title_full Análise termogravimétrica da cartilagem articular de ratos exercitados após imobilização
title_fullStr Análise termogravimétrica da cartilagem articular de ratos exercitados após imobilização
title_full_unstemmed Análise termogravimétrica da cartilagem articular de ratos exercitados após imobilização
title_sort Análise termogravimétrica da cartilagem articular de ratos exercitados após imobilização
author Ozaki,Guilherme Akio Tamura
author_facet Ozaki,Guilherme Akio Tamura
Kodama,Fábio Yoshikazu
Camargo,Regina Celi Trindade
Job,Aldo Eloizo
Koike,Tatiana Emy
Watanabe,Adriana Yukie
Camargo Filho,José Carlos Silva
author_role author
author2 Kodama,Fábio Yoshikazu
Camargo,Regina Celi Trindade
Job,Aldo Eloizo
Koike,Tatiana Emy
Watanabe,Adriana Yukie
Camargo Filho,José Carlos Silva
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ozaki,Guilherme Akio Tamura
Kodama,Fábio Yoshikazu
Camargo,Regina Celi Trindade
Job,Aldo Eloizo
Koike,Tatiana Emy
Watanabe,Adriana Yukie
Camargo Filho,José Carlos Silva
dc.subject.por.fl_str_mv natação
termogravimetria
fatores etários
topic natação
termogravimetria
fatores etários
description INTRODUÇÃO: A imobilização articular é uma técnica de tratamento frequentemente utilizada na ortopedia e, associada ao processo de senescência, promove alterações tanto na estrutura quanto na síntese e biomecânica do tecido cartilaginoso. OBJETIVO: Descrever os efeitos da imobilização, da remobilização livre e por meio de exercício físico sobre a cartilagem articular de ratos situados em duas faixas etárias. MÉTODOS: Trinta e nove ratos Wistar divididos em dois grupos etários, um grupo adulto (cinco meses de idade) e um idoso (15 meses de idade), subdivididos em: controle, imobilizado, remobilizado livre e remobilizado por meio de exercício físico. Os membros posteriores dos ratos foram imobilizados por sete dias. O protocolo de exercícios foi composto por cinco sessões diárias de natação, de 25 minutos cada. A cartilagem articular do quadril foi submetida à análise termogravimétrica, tendo sido avaliado seu conteúdo de água. RESULTADOS: Nos animais adultos a imobilização reduziu a quantidade de água presente no tecido cartilaginoso, e os protocolos de remobilização foram eficazes para restabelecer a condição inicial do tecido. Nos animais idosos não houve diferença significativa entre os grupos, porém o grupo idoso controle obteve resultado significantemente menor que o grupo adulto controle (X: 13,10 ± 5,24 vs 10,70 ± 1,95). CONCLUSÕES: A imobilização e o processo de senescência induzem a diminuição do conteúdo de água da cartilagem articular e os protocolos de remobilização foram eficientes para restabelecer esta propriedade apenas nos animais adultos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922015000300210
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922015000300210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1517-869220152103139303
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.21 n.3 2015
reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron:SBMEE
instname_str Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron_str SBMEE
institution SBMEE
reponame_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
collection Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@medicinadoesporte.org.br
_version_ 1752122234972930048