Influência das diferentes fases do ciclo menstrual na flexibilidade de mulheres jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira,André Luiz da Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fernandes Júnior,Walter, Marques,Fábio Antônio Damasceno, Lacio,Marcio Luis de, Dias,Marcelo Ricardo Cabral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922012000600002
Resumo: INTRODUÇÃO: O ciclo menstrual é o principal responsável por modificações da fisiologia feminina, que pode afetar algumas respostas morfofuncionais. OBJETIVO: Verificar a influência das diferentes fases do ciclo menstrual na flexibilidade de mulheres jovens. MÉTODO: 44 voluntárias divididas em um grupo controle (n = 24), que fazia uso regular de contraceptivos hormonais, e um grupo experimental (n = 20), que não utilizava anticoncepcionais, foram submetidas a três dias de avaliações, uma em cada fase do ciclo menstrual (folicular, ovulatória e lútea). Foram avaliados dados antropométricos (massa corporal, índice de massa corporal, circunferência de cintura e abdômen) e de composição corporal (percentual de gordura e massa magra). A flexibilidade foi mensurada através do teste de sentar e alcançar no banco de Wells. Aplicou-se, então, o teste não paramétrico de Mann-Whitney para as comparações intergrupos e o teste de Friedman para a comparação entre as diferentes fases menstruais. Resultados: Não foram encontradas diferenças significativas intra e intergrupos entre as diferentes fases do ciclo (p > 0,05). Foi observada maior variabilidade no grupo controle em comparação ao experimental. CONCLUSÃO: As diferentes fases do ciclo menstrual não interferem na flexibilidade de mulheres jovens, independente do uso de anticoncepcionais hormonais.
id SBMEE-1_f49040175730cd9249c7685a695e3083
oai_identifier_str oai:scielo:S1517-86922012000600002
network_acronym_str SBMEE-1
network_name_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository_id_str
spelling Influência das diferentes fases do ciclo menstrual na flexibilidade de mulheres jovensamplitude articularhormônios gonadaisperíodo menstrualINTRODUÇÃO: O ciclo menstrual é o principal responsável por modificações da fisiologia feminina, que pode afetar algumas respostas morfofuncionais. OBJETIVO: Verificar a influência das diferentes fases do ciclo menstrual na flexibilidade de mulheres jovens. MÉTODO: 44 voluntárias divididas em um grupo controle (n = 24), que fazia uso regular de contraceptivos hormonais, e um grupo experimental (n = 20), que não utilizava anticoncepcionais, foram submetidas a três dias de avaliações, uma em cada fase do ciclo menstrual (folicular, ovulatória e lútea). Foram avaliados dados antropométricos (massa corporal, índice de massa corporal, circunferência de cintura e abdômen) e de composição corporal (percentual de gordura e massa magra). A flexibilidade foi mensurada através do teste de sentar e alcançar no banco de Wells. Aplicou-se, então, o teste não paramétrico de Mann-Whitney para as comparações intergrupos e o teste de Friedman para a comparação entre as diferentes fases menstruais. Resultados: Não foram encontradas diferenças significativas intra e intergrupos entre as diferentes fases do ciclo (p > 0,05). Foi observada maior variabilidade no grupo controle em comparação ao experimental. CONCLUSÃO: As diferentes fases do ciclo menstrual não interferem na flexibilidade de mulheres jovens, independente do uso de anticoncepcionais hormonais.Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922012000600002Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.18 n.6 2012reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)instacron:SBMEE10.1590/S1517-86922012000600002info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira,André Luiz da SilvaFernandes Júnior,WalterMarques,Fábio Antônio DamascenoLacio,Marcio Luis deDias,Marcelo Ricardo Cabralpor2013-02-14T00:00:00Zoai:scielo:S1517-86922012000600002Revistahttp://www.scielo.br/rbmeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@medicinadoesporte.org.br1806-99401517-8692opendoar:2013-02-14T00:00Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência das diferentes fases do ciclo menstrual na flexibilidade de mulheres jovens
title Influência das diferentes fases do ciclo menstrual na flexibilidade de mulheres jovens
spellingShingle Influência das diferentes fases do ciclo menstrual na flexibilidade de mulheres jovens
Teixeira,André Luiz da Silva
amplitude articular
hormônios gonadais
período menstrual
title_short Influência das diferentes fases do ciclo menstrual na flexibilidade de mulheres jovens
title_full Influência das diferentes fases do ciclo menstrual na flexibilidade de mulheres jovens
title_fullStr Influência das diferentes fases do ciclo menstrual na flexibilidade de mulheres jovens
title_full_unstemmed Influência das diferentes fases do ciclo menstrual na flexibilidade de mulheres jovens
title_sort Influência das diferentes fases do ciclo menstrual na flexibilidade de mulheres jovens
author Teixeira,André Luiz da Silva
author_facet Teixeira,André Luiz da Silva
Fernandes Júnior,Walter
Marques,Fábio Antônio Damasceno
Lacio,Marcio Luis de
Dias,Marcelo Ricardo Cabral
author_role author
author2 Fernandes Júnior,Walter
Marques,Fábio Antônio Damasceno
Lacio,Marcio Luis de
Dias,Marcelo Ricardo Cabral
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira,André Luiz da Silva
Fernandes Júnior,Walter
Marques,Fábio Antônio Damasceno
Lacio,Marcio Luis de
Dias,Marcelo Ricardo Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv amplitude articular
hormônios gonadais
período menstrual
topic amplitude articular
hormônios gonadais
período menstrual
description INTRODUÇÃO: O ciclo menstrual é o principal responsável por modificações da fisiologia feminina, que pode afetar algumas respostas morfofuncionais. OBJETIVO: Verificar a influência das diferentes fases do ciclo menstrual na flexibilidade de mulheres jovens. MÉTODO: 44 voluntárias divididas em um grupo controle (n = 24), que fazia uso regular de contraceptivos hormonais, e um grupo experimental (n = 20), que não utilizava anticoncepcionais, foram submetidas a três dias de avaliações, uma em cada fase do ciclo menstrual (folicular, ovulatória e lútea). Foram avaliados dados antropométricos (massa corporal, índice de massa corporal, circunferência de cintura e abdômen) e de composição corporal (percentual de gordura e massa magra). A flexibilidade foi mensurada através do teste de sentar e alcançar no banco de Wells. Aplicou-se, então, o teste não paramétrico de Mann-Whitney para as comparações intergrupos e o teste de Friedman para a comparação entre as diferentes fases menstruais. Resultados: Não foram encontradas diferenças significativas intra e intergrupos entre as diferentes fases do ciclo (p > 0,05). Foi observada maior variabilidade no grupo controle em comparação ao experimental. CONCLUSÃO: As diferentes fases do ciclo menstrual não interferem na flexibilidade de mulheres jovens, independente do uso de anticoncepcionais hormonais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922012000600002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922012000600002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1517-86922012000600002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.18 n.6 2012
reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron:SBMEE
instname_str Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron_str SBMEE
institution SBMEE
reponame_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
collection Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@medicinadoesporte.org.br
_version_ 1752122233970491392