O Ensino de Climatologia como Componente Curricular no Ensino Fundamental: Estudo de Caso em Escolas Públicas da Rede Municipal de Maracanaú/Ce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo,Maria Leorne Aguiar
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pontes,Roberto José Almeida De, Silva,Emerson Mariano da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Meteorologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77862021000500767
Resumo: Resumo O estudo investigou as concepções de estudantes e professores de três escolas públicas do munícipio de Maracanaú no Ceará sobre a importância dos conteúdos ministrados e as práticas pedagógicas usadas nas aulas de climatologia no ensino fundamental. A pesquisa foi realizada através da aplicação de questionários estruturados. Os resultados obtidos foram analisados usando estatística descritiva (distribuição de frequência) e discutidos usando-se reflexões teóricas sobre a aplicação de metodologias ativas em sala de aula. Assim, concordando com estudos publicados sobre essa temática, os resultados encontrados evidenciam a importância da ministração desses conteúdos através de práticas pedagógicas inovadoras e de atividades interdisciplinares que possam contribuir positivamente com processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos ministrados nas aulas de climatologia.
id SBMET-1_281d1ba01ddb39d5cb7385f577f52a4c
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-77862021000500767
network_acronym_str SBMET-1
network_name_str Revista Brasileira de Meteorologia (Online)
repository_id_str
spelling O Ensino de Climatologia como Componente Curricular no Ensino Fundamental: Estudo de Caso em Escolas Públicas da Rede Municipal de Maracanaú/Ceclimatologiametodologias ativasensino-aprendizagemResumo O estudo investigou as concepções de estudantes e professores de três escolas públicas do munícipio de Maracanaú no Ceará sobre a importância dos conteúdos ministrados e as práticas pedagógicas usadas nas aulas de climatologia no ensino fundamental. A pesquisa foi realizada através da aplicação de questionários estruturados. Os resultados obtidos foram analisados usando estatística descritiva (distribuição de frequência) e discutidos usando-se reflexões teóricas sobre a aplicação de metodologias ativas em sala de aula. Assim, concordando com estudos publicados sobre essa temática, os resultados encontrados evidenciam a importância da ministração desses conteúdos através de práticas pedagógicas inovadoras e de atividades interdisciplinares que possam contribuir positivamente com processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos ministrados nas aulas de climatologia.Sociedade Brasileira de Meteorologia2021-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77862021000500767Revista Brasileira de Meteorologia v.36 n.4 2021reponame:Revista Brasileira de Meteorologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET)instacron:SBMET10.1590/0102-7786360045info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo,Maria Leorne AguiarPontes,Roberto José Almeida DeSilva,Emerson Mariano dapor2022-01-27T00:00:00Zoai:scielo:S0102-77862021000500767Revistahttp://www.rbmet.org.br/port/index.phpONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbmet@rbmet.org.br1982-43510102-7786opendoar:2022-01-27T00:00Revista Brasileira de Meteorologia (Online) - Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de Climatologia como Componente Curricular no Ensino Fundamental: Estudo de Caso em Escolas Públicas da Rede Municipal de Maracanaú/Ce
title O Ensino de Climatologia como Componente Curricular no Ensino Fundamental: Estudo de Caso em Escolas Públicas da Rede Municipal de Maracanaú/Ce
spellingShingle O Ensino de Climatologia como Componente Curricular no Ensino Fundamental: Estudo de Caso em Escolas Públicas da Rede Municipal de Maracanaú/Ce
Araújo,Maria Leorne Aguiar
climatologia
metodologias ativas
ensino-aprendizagem
title_short O Ensino de Climatologia como Componente Curricular no Ensino Fundamental: Estudo de Caso em Escolas Públicas da Rede Municipal de Maracanaú/Ce
title_full O Ensino de Climatologia como Componente Curricular no Ensino Fundamental: Estudo de Caso em Escolas Públicas da Rede Municipal de Maracanaú/Ce
title_fullStr O Ensino de Climatologia como Componente Curricular no Ensino Fundamental: Estudo de Caso em Escolas Públicas da Rede Municipal de Maracanaú/Ce
title_full_unstemmed O Ensino de Climatologia como Componente Curricular no Ensino Fundamental: Estudo de Caso em Escolas Públicas da Rede Municipal de Maracanaú/Ce
title_sort O Ensino de Climatologia como Componente Curricular no Ensino Fundamental: Estudo de Caso em Escolas Públicas da Rede Municipal de Maracanaú/Ce
author Araújo,Maria Leorne Aguiar
author_facet Araújo,Maria Leorne Aguiar
Pontes,Roberto José Almeida De
Silva,Emerson Mariano da
author_role author
author2 Pontes,Roberto José Almeida De
Silva,Emerson Mariano da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo,Maria Leorne Aguiar
Pontes,Roberto José Almeida De
Silva,Emerson Mariano da
dc.subject.por.fl_str_mv climatologia
metodologias ativas
ensino-aprendizagem
topic climatologia
metodologias ativas
ensino-aprendizagem
description Resumo O estudo investigou as concepções de estudantes e professores de três escolas públicas do munícipio de Maracanaú no Ceará sobre a importância dos conteúdos ministrados e as práticas pedagógicas usadas nas aulas de climatologia no ensino fundamental. A pesquisa foi realizada através da aplicação de questionários estruturados. Os resultados obtidos foram analisados usando estatística descritiva (distribuição de frequência) e discutidos usando-se reflexões teóricas sobre a aplicação de metodologias ativas em sala de aula. Assim, concordando com estudos publicados sobre essa temática, os resultados encontrados evidenciam a importância da ministração desses conteúdos através de práticas pedagógicas inovadoras e de atividades interdisciplinares que possam contribuir positivamente com processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos ministrados nas aulas de climatologia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77862021000500767
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77862021000500767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0102-7786360045
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Meteorologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Meteorologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Meteorologia v.36 n.4 2021
reponame:Revista Brasileira de Meteorologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET)
instacron:SBMET
instname_str Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET)
instacron_str SBMET
institution SBMET
reponame_str Revista Brasileira de Meteorologia (Online)
collection Revista Brasileira de Meteorologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Meteorologia (Online) - Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET)
repository.mail.fl_str_mv ||rbmet@rbmet.org.br
_version_ 1752122087131054080