O Ensino de Climatologia como Componente Curricular no Ensino Fundamental: Estudo de Caso em Escolas Públicas da Rede Municipal de Maracanaú/Ce
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Meteorologia (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77862021000500767 |
Resumo: | Resumo O estudo investigou as concepções de estudantes e professores de três escolas públicas do munícipio de Maracanaú no Ceará sobre a importância dos conteúdos ministrados e as práticas pedagógicas usadas nas aulas de climatologia no ensino fundamental. A pesquisa foi realizada através da aplicação de questionários estruturados. Os resultados obtidos foram analisados usando estatística descritiva (distribuição de frequência) e discutidos usando-se reflexões teóricas sobre a aplicação de metodologias ativas em sala de aula. Assim, concordando com estudos publicados sobre essa temática, os resultados encontrados evidenciam a importância da ministração desses conteúdos através de práticas pedagógicas inovadoras e de atividades interdisciplinares que possam contribuir positivamente com processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos ministrados nas aulas de climatologia. |
id |
SBMET-1_281d1ba01ddb39d5cb7385f577f52a4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-77862021000500767 |
network_acronym_str |
SBMET-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Meteorologia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Ensino de Climatologia como Componente Curricular no Ensino Fundamental: Estudo de Caso em Escolas Públicas da Rede Municipal de Maracanaú/Ceclimatologiametodologias ativasensino-aprendizagemResumo O estudo investigou as concepções de estudantes e professores de três escolas públicas do munícipio de Maracanaú no Ceará sobre a importância dos conteúdos ministrados e as práticas pedagógicas usadas nas aulas de climatologia no ensino fundamental. A pesquisa foi realizada através da aplicação de questionários estruturados. Os resultados obtidos foram analisados usando estatística descritiva (distribuição de frequência) e discutidos usando-se reflexões teóricas sobre a aplicação de metodologias ativas em sala de aula. Assim, concordando com estudos publicados sobre essa temática, os resultados encontrados evidenciam a importância da ministração desses conteúdos através de práticas pedagógicas inovadoras e de atividades interdisciplinares que possam contribuir positivamente com processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos ministrados nas aulas de climatologia.Sociedade Brasileira de Meteorologia2021-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77862021000500767Revista Brasileira de Meteorologia v.36 n.4 2021reponame:Revista Brasileira de Meteorologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET)instacron:SBMET10.1590/0102-7786360045info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo,Maria Leorne AguiarPontes,Roberto José Almeida DeSilva,Emerson Mariano dapor2022-01-27T00:00:00Zoai:scielo:S0102-77862021000500767Revistahttp://www.rbmet.org.br/port/index.phpONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbmet@rbmet.org.br1982-43510102-7786opendoar:2022-01-27T00:00Revista Brasileira de Meteorologia (Online) - Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino de Climatologia como Componente Curricular no Ensino Fundamental: Estudo de Caso em Escolas Públicas da Rede Municipal de Maracanaú/Ce |
title |
O Ensino de Climatologia como Componente Curricular no Ensino Fundamental: Estudo de Caso em Escolas Públicas da Rede Municipal de Maracanaú/Ce |
spellingShingle |
O Ensino de Climatologia como Componente Curricular no Ensino Fundamental: Estudo de Caso em Escolas Públicas da Rede Municipal de Maracanaú/Ce Araújo,Maria Leorne Aguiar climatologia metodologias ativas ensino-aprendizagem |
title_short |
O Ensino de Climatologia como Componente Curricular no Ensino Fundamental: Estudo de Caso em Escolas Públicas da Rede Municipal de Maracanaú/Ce |
title_full |
O Ensino de Climatologia como Componente Curricular no Ensino Fundamental: Estudo de Caso em Escolas Públicas da Rede Municipal de Maracanaú/Ce |
title_fullStr |
O Ensino de Climatologia como Componente Curricular no Ensino Fundamental: Estudo de Caso em Escolas Públicas da Rede Municipal de Maracanaú/Ce |
title_full_unstemmed |
O Ensino de Climatologia como Componente Curricular no Ensino Fundamental: Estudo de Caso em Escolas Públicas da Rede Municipal de Maracanaú/Ce |
title_sort |
O Ensino de Climatologia como Componente Curricular no Ensino Fundamental: Estudo de Caso em Escolas Públicas da Rede Municipal de Maracanaú/Ce |
author |
Araújo,Maria Leorne Aguiar |
author_facet |
Araújo,Maria Leorne Aguiar Pontes,Roberto José Almeida De Silva,Emerson Mariano da |
author_role |
author |
author2 |
Pontes,Roberto José Almeida De Silva,Emerson Mariano da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo,Maria Leorne Aguiar Pontes,Roberto José Almeida De Silva,Emerson Mariano da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
climatologia metodologias ativas ensino-aprendizagem |
topic |
climatologia metodologias ativas ensino-aprendizagem |
description |
Resumo O estudo investigou as concepções de estudantes e professores de três escolas públicas do munícipio de Maracanaú no Ceará sobre a importância dos conteúdos ministrados e as práticas pedagógicas usadas nas aulas de climatologia no ensino fundamental. A pesquisa foi realizada através da aplicação de questionários estruturados. Os resultados obtidos foram analisados usando estatística descritiva (distribuição de frequência) e discutidos usando-se reflexões teóricas sobre a aplicação de metodologias ativas em sala de aula. Assim, concordando com estudos publicados sobre essa temática, os resultados encontrados evidenciam a importância da ministração desses conteúdos através de práticas pedagógicas inovadoras e de atividades interdisciplinares que possam contribuir positivamente com processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos ministrados nas aulas de climatologia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77862021000500767 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77862021000500767 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0102-7786360045 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Meteorologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Meteorologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Meteorologia v.36 n.4 2021 reponame:Revista Brasileira de Meteorologia (Online) instname:Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET) instacron:SBMET |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET) |
instacron_str |
SBMET |
institution |
SBMET |
reponame_str |
Revista Brasileira de Meteorologia (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Meteorologia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Meteorologia (Online) - Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbmet@rbmet.org.br |
_version_ |
1752122087131054080 |