Influência da Variabilidade Climática sobre a Erosividade em Belém (PA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Carlos Eduardo Aguiar de Souza
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Blanco,Claudio José Cavalcante
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Meteorologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77862018000300509
Resumo: Resumo A Universal Soil Loss Equation (USLE) é um modelo no qual a perda de solo é o produto de vários índices, entre eles o de erosividade da chuva (R). Este fator identifica quando ocorre o maior risco de erosão hídrica. Objetivou-se analisar a influência do ENOS (El Niño Oscilação Sul) e Dipolo do Atlântico sobre o fator R em Belém (PA). As erosividades de 1986 a 2015 foram classificadas quanto à intensidade. Os eventos ENOS também foram classificados para se avaliar uma possível influência de sua amplitude. O Índice de Oscilação do Niño (ION) foi usado para verificar a ocorrência do ENOS. Para analisar o Dipolo do Atlântico, foram utilizados os índices TNA (Tropical Northern Atlantic) e TSA (Tropical Southern Atlantic), pois este fenômeno interfere diretamente no principal sistema atmosférico da região, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Análises de correlação de Pearson e regressão linear foram determinadas entre o R e os índices climáticos. Assim, foram observadas menores erosividades em anos de El Niño intenso, obtendo-se maiores coeficientes de correlação. Coincidência de La Niña intenso com Dipolo Negativo também representaram maiores coeficientes de correlação, significando o aumento da erosividade. Houve fraca correlação da erosividade durante Dipolo Positivo.
id SBMET-1_ea85eb3ac2d262322e53d2090506eae2
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-77862018000300509
network_acronym_str SBMET-1
network_name_str Revista Brasileira de Meteorologia (Online)
repository_id_str
spelling Influência da Variabilidade Climática sobre a Erosividade em Belém (PA)erosão hídricaEl NiñoLa NiñaDipolo do AtlânticoResumo A Universal Soil Loss Equation (USLE) é um modelo no qual a perda de solo é o produto de vários índices, entre eles o de erosividade da chuva (R). Este fator identifica quando ocorre o maior risco de erosão hídrica. Objetivou-se analisar a influência do ENOS (El Niño Oscilação Sul) e Dipolo do Atlântico sobre o fator R em Belém (PA). As erosividades de 1986 a 2015 foram classificadas quanto à intensidade. Os eventos ENOS também foram classificados para se avaliar uma possível influência de sua amplitude. O Índice de Oscilação do Niño (ION) foi usado para verificar a ocorrência do ENOS. Para analisar o Dipolo do Atlântico, foram utilizados os índices TNA (Tropical Northern Atlantic) e TSA (Tropical Southern Atlantic), pois este fenômeno interfere diretamente no principal sistema atmosférico da região, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Análises de correlação de Pearson e regressão linear foram determinadas entre o R e os índices climáticos. Assim, foram observadas menores erosividades em anos de El Niño intenso, obtendo-se maiores coeficientes de correlação. Coincidência de La Niña intenso com Dipolo Negativo também representaram maiores coeficientes de correlação, significando o aumento da erosividade. Houve fraca correlação da erosividade durante Dipolo Positivo.Sociedade Brasileira de Meteorologia2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77862018000300509Revista Brasileira de Meteorologia v.33 n.3 2018reponame:Revista Brasileira de Meteorologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET)instacron:SBMET10.1590/0102-7786333010info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Carlos Eduardo Aguiar de SouzaBlanco,Claudio José Cavalcantepor2019-05-23T00:00:00Zoai:scielo:S0102-77862018000300509Revistahttp://www.rbmet.org.br/port/index.phpONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbmet@rbmet.org.br1982-43510102-7786opendoar:2019-05-23T00:00Revista Brasileira de Meteorologia (Online) - Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência da Variabilidade Climática sobre a Erosividade em Belém (PA)
title Influência da Variabilidade Climática sobre a Erosividade em Belém (PA)
spellingShingle Influência da Variabilidade Climática sobre a Erosividade em Belém (PA)
Costa,Carlos Eduardo Aguiar de Souza
erosão hídrica
El Niño
La Niña
Dipolo do Atlântico
title_short Influência da Variabilidade Climática sobre a Erosividade em Belém (PA)
title_full Influência da Variabilidade Climática sobre a Erosividade em Belém (PA)
title_fullStr Influência da Variabilidade Climática sobre a Erosividade em Belém (PA)
title_full_unstemmed Influência da Variabilidade Climática sobre a Erosividade em Belém (PA)
title_sort Influência da Variabilidade Climática sobre a Erosividade em Belém (PA)
author Costa,Carlos Eduardo Aguiar de Souza
author_facet Costa,Carlos Eduardo Aguiar de Souza
Blanco,Claudio José Cavalcante
author_role author
author2 Blanco,Claudio José Cavalcante
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Carlos Eduardo Aguiar de Souza
Blanco,Claudio José Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv erosão hídrica
El Niño
La Niña
Dipolo do Atlântico
topic erosão hídrica
El Niño
La Niña
Dipolo do Atlântico
description Resumo A Universal Soil Loss Equation (USLE) é um modelo no qual a perda de solo é o produto de vários índices, entre eles o de erosividade da chuva (R). Este fator identifica quando ocorre o maior risco de erosão hídrica. Objetivou-se analisar a influência do ENOS (El Niño Oscilação Sul) e Dipolo do Atlântico sobre o fator R em Belém (PA). As erosividades de 1986 a 2015 foram classificadas quanto à intensidade. Os eventos ENOS também foram classificados para se avaliar uma possível influência de sua amplitude. O Índice de Oscilação do Niño (ION) foi usado para verificar a ocorrência do ENOS. Para analisar o Dipolo do Atlântico, foram utilizados os índices TNA (Tropical Northern Atlantic) e TSA (Tropical Southern Atlantic), pois este fenômeno interfere diretamente no principal sistema atmosférico da região, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Análises de correlação de Pearson e regressão linear foram determinadas entre o R e os índices climáticos. Assim, foram observadas menores erosividades em anos de El Niño intenso, obtendo-se maiores coeficientes de correlação. Coincidência de La Niña intenso com Dipolo Negativo também representaram maiores coeficientes de correlação, significando o aumento da erosividade. Houve fraca correlação da erosividade durante Dipolo Positivo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77862018000300509
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77862018000300509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0102-7786333010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Meteorologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Meteorologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Meteorologia v.33 n.3 2018
reponame:Revista Brasileira de Meteorologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET)
instacron:SBMET
instname_str Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET)
instacron_str SBMET
institution SBMET
reponame_str Revista Brasileira de Meteorologia (Online)
collection Revista Brasileira de Meteorologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Meteorologia (Online) - Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET)
repository.mail.fl_str_mv ||rbmet@rbmet.org.br
_version_ 1752122085812994048