Hemodinâmica glomerular renal no roedor Calomys callosus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boim,Mirian A.
Data de Publicação: 1989
Outros Autores: Schor,Nestor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037-86821989000100006
Resumo: A função renal do roedor Calomys callosus, envolvido no ciclo de transmissão de diversos agentes patogênicos para o homem foi avaliada no animal intacto, através da técnica de depuração e micropunção renal. Os resultados mostraram que este roedor apresenta níveis pressóricos, hematócrito e proteinas plasmáticas semelhantes aos dos ratos submetidos ao mesmo procedimento experimental. Os pesos corporal e renal, bem como a filtração glomerular global e por nefro assemelham-se aos do camundongo. Surpreendentemente estes roedores apresentaram significante número de glomérulos superficiais por rim, permitindo a avaliação da hemodinàmica glomerular. Apesar da pressão arterial semelhante à dos ratos Munich-Wistar (MW), a pressão hidráulica intraglomerular no Calomys callosus foi inferior. Esta redução foi conseqüente à menor resistência pós-glomerular quando comparada à dos ratos MW. O fluxo plasmático glomerular atingiu valor bastante elevado em relação à filtração glomerular por nefro, fato que não só compensaria a reduzida pressão intraglomerular, como também seria suficiente para elevar a filtração (por g/rim) a níveis superiores neste roedor, pois o coeficiente de ultrafiltração glomerular (Kj) foi semelhante ao do rato MW. O presente trabalho sugere que apesar das dificuldades técnicas que este animal impõe devido ao seu reduzido tamanho, o estudo da função renal global bem como da hemodinàmica glomerular é factível, podendo portanto ser utilizado como modelo para estudo da função renal em doenças tropicais.
id SBMT-1_0f4df2d13201ad85dc5e95ce6eb14361
oai_identifier_str oai:scielo:S0037-86821989000100006
network_acronym_str SBMT-1
network_name_str Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical
repository_id_str
spelling Hemodinâmica glomerular renal no roedor Calomys callosusCalomys callosusDoenças tropicaisFunção renalHemodinâmica glomerularMicrocirculação renalA função renal do roedor Calomys callosus, envolvido no ciclo de transmissão de diversos agentes patogênicos para o homem foi avaliada no animal intacto, através da técnica de depuração e micropunção renal. Os resultados mostraram que este roedor apresenta níveis pressóricos, hematócrito e proteinas plasmáticas semelhantes aos dos ratos submetidos ao mesmo procedimento experimental. Os pesos corporal e renal, bem como a filtração glomerular global e por nefro assemelham-se aos do camundongo. Surpreendentemente estes roedores apresentaram significante número de glomérulos superficiais por rim, permitindo a avaliação da hemodinàmica glomerular. Apesar da pressão arterial semelhante à dos ratos Munich-Wistar (MW), a pressão hidráulica intraglomerular no Calomys callosus foi inferior. Esta redução foi conseqüente à menor resistência pós-glomerular quando comparada à dos ratos MW. O fluxo plasmático glomerular atingiu valor bastante elevado em relação à filtração glomerular por nefro, fato que não só compensaria a reduzida pressão intraglomerular, como também seria suficiente para elevar a filtração (por g/rim) a níveis superiores neste roedor, pois o coeficiente de ultrafiltração glomerular (Kj) foi semelhante ao do rato MW. O presente trabalho sugere que apesar das dificuldades técnicas que este animal impõe devido ao seu reduzido tamanho, o estudo da função renal global bem como da hemodinàmica glomerular é factível, podendo portanto ser utilizado como modelo para estudo da função renal em doenças tropicais.Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - SBMT1989-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037-86821989000100006Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical v.22 n.1 1989reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropicalinstname:Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT)instacron:SBMT10.1590/S0037-86821989000100006info:eu-repo/semantics/openAccessBoim,Mirian A.Schor,Nestorpor2013-05-27T00:00:00Zoai:scielo:S0037-86821989000100006Revistahttps://www.sbmt.org.br/portal/revista/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||dalmo@rsbmt.uftm.edu.br|| rsbmt@rsbmt.uftm.edu.br1678-98490037-8682opendoar:2013-05-27T00:00Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Hemodinâmica glomerular renal no roedor Calomys callosus
title Hemodinâmica glomerular renal no roedor Calomys callosus
spellingShingle Hemodinâmica glomerular renal no roedor Calomys callosus
Boim,Mirian A.
Calomys callosus
Doenças tropicais
Função renal
Hemodinâmica glomerular
Microcirculação renal
title_short Hemodinâmica glomerular renal no roedor Calomys callosus
title_full Hemodinâmica glomerular renal no roedor Calomys callosus
title_fullStr Hemodinâmica glomerular renal no roedor Calomys callosus
title_full_unstemmed Hemodinâmica glomerular renal no roedor Calomys callosus
title_sort Hemodinâmica glomerular renal no roedor Calomys callosus
author Boim,Mirian A.
author_facet Boim,Mirian A.
Schor,Nestor
author_role author
author2 Schor,Nestor
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boim,Mirian A.
Schor,Nestor
dc.subject.por.fl_str_mv Calomys callosus
Doenças tropicais
Função renal
Hemodinâmica glomerular
Microcirculação renal
topic Calomys callosus
Doenças tropicais
Função renal
Hemodinâmica glomerular
Microcirculação renal
description A função renal do roedor Calomys callosus, envolvido no ciclo de transmissão de diversos agentes patogênicos para o homem foi avaliada no animal intacto, através da técnica de depuração e micropunção renal. Os resultados mostraram que este roedor apresenta níveis pressóricos, hematócrito e proteinas plasmáticas semelhantes aos dos ratos submetidos ao mesmo procedimento experimental. Os pesos corporal e renal, bem como a filtração glomerular global e por nefro assemelham-se aos do camundongo. Surpreendentemente estes roedores apresentaram significante número de glomérulos superficiais por rim, permitindo a avaliação da hemodinàmica glomerular. Apesar da pressão arterial semelhante à dos ratos Munich-Wistar (MW), a pressão hidráulica intraglomerular no Calomys callosus foi inferior. Esta redução foi conseqüente à menor resistência pós-glomerular quando comparada à dos ratos MW. O fluxo plasmático glomerular atingiu valor bastante elevado em relação à filtração glomerular por nefro, fato que não só compensaria a reduzida pressão intraglomerular, como também seria suficiente para elevar a filtração (por g/rim) a níveis superiores neste roedor, pois o coeficiente de ultrafiltração glomerular (Kj) foi semelhante ao do rato MW. O presente trabalho sugere que apesar das dificuldades técnicas que este animal impõe devido ao seu reduzido tamanho, o estudo da função renal global bem como da hemodinàmica glomerular é factível, podendo portanto ser utilizado como modelo para estudo da função renal em doenças tropicais.
publishDate 1989
dc.date.none.fl_str_mv 1989-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037-86821989000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037-86821989000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0037-86821989000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - SBMT
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - SBMT
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical v.22 n.1 1989
reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical
instname:Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT)
instacron:SBMT
instname_str Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT)
instacron_str SBMT
institution SBMT
reponame_str Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical
collection Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical
repository.name.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT)
repository.mail.fl_str_mv ||dalmo@rsbmt.uftm.edu.br|| rsbmt@rsbmt.uftm.edu.br
_version_ 1752122148744331264