Adesão ao uso do primeiro par de óculos por estudantes da primeira série do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Mário Jorge
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Alves,Milton Ruiz, Lui Netto,Adamo, Santos,Rodrigo Ribeiro, Lui,Giovana Arlene Fioravanti, Lui,Tatiana Adarli Fioravanti, Lui,Aline Cristina Fioravanti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802011000300005
Resumo: OBJETIVOS: Avaliar a adesão dos escolares do primeiro ano do ensino fundamental ao uso do primeiro par de óculose identificar barreiras ao uso da correção óptica. MÉTODOS. Foi realizado um estudo transversal descritivo em população de 62 escolares do primeiro ano do ensino fundamental da cidade de Santana do Ipanema (Alagoas) que tiveram a prescrição do primeiro par de óculos durante a realização da Campanha "olho no Olho-2002". Para a escolha da armação dos óculos utilizou-se um kit composto por armações de três tamanhos (pequeno, médio e grande), um modelo com cor sugestiva para o sexo feminino, um sugestivo para o sexo masculino e outro unissex. Após 3 meses da entrega dos óculos, voltou-se as escolas públicas, em data previamente marcada, quando as crianças responderam a um questionário com questões abertas sobre a melhora ou piora da visão com os óculos, razões do não uso dos óculos, frequência do uso dos óculos, razões de gostar ou não dos óculos, comentários sobre o que os seus colegas de classe e seus pais pensam sobre o uso dos óculos e se tem familiar usuário de óculos. Para o processamento dos dados foi construído um banco de dados com o software Access do Office 2000. As análises estatísticas foram feitas com o programa SPSS 10.0. RESULTADOS: A idade, o sexo, ter familiar usuário de óculos e AV sem correção menor do que 1,0 em ambos os olhos, ou AV sem correção 1,0 em pelo menos um dos olhos, não influenciaram na adesão ao uso dos óculos. Os comentários dos colegas de classe sobre o uso de óculos foram principalmente negativos (45,16%), enquanto o dos pais foram principalmente positivos (79,03%). O gostar dos óculos influenciou na adesão ao uso dos óculos. As razões apontadas pelos que não gostaram dos óculos foram dificuldade de ajuste da armação no rosto e preconceito dos colegas de classe. CONCLUSÃO: A adesão ao primeiro par de óculos tem pouco a ver com a melhora da AV e muito com o mundo social da criança. Os principais fatores relacionados com a adesão parecem ser uma armação de óculos bem adaptada à face e a aprovação pelos colegas estudantes.
id SBO-1_44f2905b174aa59ee970150068a56879
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-72802011000300005
network_acronym_str SBO-1
network_name_str Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)
repository_id_str
spelling Adesão ao uso do primeiro par de óculos por estudantes da primeira série do ensino fundamentalAceitação do pacienteÓculosCriançaEnsino fundamental e médioOBJETIVOS: Avaliar a adesão dos escolares do primeiro ano do ensino fundamental ao uso do primeiro par de óculose identificar barreiras ao uso da correção óptica. MÉTODOS. Foi realizado um estudo transversal descritivo em população de 62 escolares do primeiro ano do ensino fundamental da cidade de Santana do Ipanema (Alagoas) que tiveram a prescrição do primeiro par de óculos durante a realização da Campanha "olho no Olho-2002". Para a escolha da armação dos óculos utilizou-se um kit composto por armações de três tamanhos (pequeno, médio e grande), um modelo com cor sugestiva para o sexo feminino, um sugestivo para o sexo masculino e outro unissex. Após 3 meses da entrega dos óculos, voltou-se as escolas públicas, em data previamente marcada, quando as crianças responderam a um questionário com questões abertas sobre a melhora ou piora da visão com os óculos, razões do não uso dos óculos, frequência do uso dos óculos, razões de gostar ou não dos óculos, comentários sobre o que os seus colegas de classe e seus pais pensam sobre o uso dos óculos e se tem familiar usuário de óculos. Para o processamento dos dados foi construído um banco de dados com o software Access do Office 2000. As análises estatísticas foram feitas com o programa SPSS 10.0. RESULTADOS: A idade, o sexo, ter familiar usuário de óculos e AV sem correção menor do que 1,0 em ambos os olhos, ou AV sem correção 1,0 em pelo menos um dos olhos, não influenciaram na adesão ao uso dos óculos. Os comentários dos colegas de classe sobre o uso de óculos foram principalmente negativos (45,16%), enquanto o dos pais foram principalmente positivos (79,03%). O gostar dos óculos influenciou na adesão ao uso dos óculos. As razões apontadas pelos que não gostaram dos óculos foram dificuldade de ajuste da armação no rosto e preconceito dos colegas de classe. CONCLUSÃO: A adesão ao primeiro par de óculos tem pouco a ver com a melhora da AV e muito com o mundo social da criança. Os principais fatores relacionados com a adesão parecem ser uma armação de óculos bem adaptada à face e a aprovação pelos colegas estudantes.Sociedade Brasileira de Oftalmologia2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802011000300005Revista Brasileira de Oftalmologia v.70 n.3 2011reponame:Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)instacron:SBO10.1590/S0034-72802011000300005info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Mário JorgeAlves,Milton RuizLui Netto,AdamoSantos,Rodrigo RibeiroLui,Giovana Arlene FioravantiLui,Tatiana Adarli FioravantiLui,Aline Cristina Fioravantipor2011-08-04T00:00:00Zoai:scielo:S0034-72802011000300005Revistahttps://rbo.emnuvens.com.br/rbo/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsob@sboportal.org.br||rbo@sboportal.org.br1982-85510034-7280opendoar:2011-08-04T00:00Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) - Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)false
dc.title.none.fl_str_mv Adesão ao uso do primeiro par de óculos por estudantes da primeira série do ensino fundamental
title Adesão ao uso do primeiro par de óculos por estudantes da primeira série do ensino fundamental
spellingShingle Adesão ao uso do primeiro par de óculos por estudantes da primeira série do ensino fundamental
Santos,Mário Jorge
Aceitação do paciente
Óculos
Criança
Ensino fundamental e médio
title_short Adesão ao uso do primeiro par de óculos por estudantes da primeira série do ensino fundamental
title_full Adesão ao uso do primeiro par de óculos por estudantes da primeira série do ensino fundamental
title_fullStr Adesão ao uso do primeiro par de óculos por estudantes da primeira série do ensino fundamental
title_full_unstemmed Adesão ao uso do primeiro par de óculos por estudantes da primeira série do ensino fundamental
title_sort Adesão ao uso do primeiro par de óculos por estudantes da primeira série do ensino fundamental
author Santos,Mário Jorge
author_facet Santos,Mário Jorge
Alves,Milton Ruiz
Lui Netto,Adamo
Santos,Rodrigo Ribeiro
Lui,Giovana Arlene Fioravanti
Lui,Tatiana Adarli Fioravanti
Lui,Aline Cristina Fioravanti
author_role author
author2 Alves,Milton Ruiz
Lui Netto,Adamo
Santos,Rodrigo Ribeiro
Lui,Giovana Arlene Fioravanti
Lui,Tatiana Adarli Fioravanti
Lui,Aline Cristina Fioravanti
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Mário Jorge
Alves,Milton Ruiz
Lui Netto,Adamo
Santos,Rodrigo Ribeiro
Lui,Giovana Arlene Fioravanti
Lui,Tatiana Adarli Fioravanti
Lui,Aline Cristina Fioravanti
dc.subject.por.fl_str_mv Aceitação do paciente
Óculos
Criança
Ensino fundamental e médio
topic Aceitação do paciente
Óculos
Criança
Ensino fundamental e médio
description OBJETIVOS: Avaliar a adesão dos escolares do primeiro ano do ensino fundamental ao uso do primeiro par de óculose identificar barreiras ao uso da correção óptica. MÉTODOS. Foi realizado um estudo transversal descritivo em população de 62 escolares do primeiro ano do ensino fundamental da cidade de Santana do Ipanema (Alagoas) que tiveram a prescrição do primeiro par de óculos durante a realização da Campanha "olho no Olho-2002". Para a escolha da armação dos óculos utilizou-se um kit composto por armações de três tamanhos (pequeno, médio e grande), um modelo com cor sugestiva para o sexo feminino, um sugestivo para o sexo masculino e outro unissex. Após 3 meses da entrega dos óculos, voltou-se as escolas públicas, em data previamente marcada, quando as crianças responderam a um questionário com questões abertas sobre a melhora ou piora da visão com os óculos, razões do não uso dos óculos, frequência do uso dos óculos, razões de gostar ou não dos óculos, comentários sobre o que os seus colegas de classe e seus pais pensam sobre o uso dos óculos e se tem familiar usuário de óculos. Para o processamento dos dados foi construído um banco de dados com o software Access do Office 2000. As análises estatísticas foram feitas com o programa SPSS 10.0. RESULTADOS: A idade, o sexo, ter familiar usuário de óculos e AV sem correção menor do que 1,0 em ambos os olhos, ou AV sem correção 1,0 em pelo menos um dos olhos, não influenciaram na adesão ao uso dos óculos. Os comentários dos colegas de classe sobre o uso de óculos foram principalmente negativos (45,16%), enquanto o dos pais foram principalmente positivos (79,03%). O gostar dos óculos influenciou na adesão ao uso dos óculos. As razões apontadas pelos que não gostaram dos óculos foram dificuldade de ajuste da armação no rosto e preconceito dos colegas de classe. CONCLUSÃO: A adesão ao primeiro par de óculos tem pouco a ver com a melhora da AV e muito com o mundo social da criança. Os principais fatores relacionados com a adesão parecem ser uma armação de óculos bem adaptada à face e a aprovação pelos colegas estudantes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802011000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802011000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-72802011000300005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Oftalmologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Oftalmologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Oftalmologia v.70 n.3 2011
reponame:Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)
instacron:SBO
instname_str Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)
instacron_str SBO
institution SBO
reponame_str Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)
collection Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) - Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)
repository.mail.fl_str_mv sob@sboportal.org.br||rbo@sboportal.org.br
_version_ 1752122335942410240