Análise do ensino da oftalmoscopia direta nos cursos de graduação em Medicina do Estado de Mato Grosso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802020000100021 |
Resumo: | Resumo Objetivo: o ensino da oftalmoscopia direta vem recebendo menos atenção na graduação, o que resulta em médicos sem confiança para realizá-la. Diante disso, foi analisada a autopercepção dos acadêmicos dos cursos de medicina de Mato Grosso sobre a oftalmoscopia direta e os principais fatores responsáveis pela insegurança em executá-la. Métodos: foi realizada a revisão bibliográfica nas bases Pubmed, Scielo e Biblioteca Virtual em Saúde, sendo construído um questionário aplicado, pelo método bola de neve e após parecer favorável do Comitê de Ética, a acadêmicos de medicina do Mato Grosso que estavam cursando regularmente o quinto ou sexto ano do curso. A análise estatística foi realizada no software SPSS 20, considerando intervalo de confiança de 95%. Resultados: verificou-se que a proporção de acadêmicos que tiveram aulas sobre a oftalmoscopia direta foi superior em universidades públicas (p < 0,001); que a maioria dos alunos não acredita que suas escolas forneçam as condições adequadas para o aprendizado do exame (p = 0,001); que 10,5% se consideram conhecedores da teoria e prática da oftalmoscopia direta (p = 0,004); que a falta de treinamento durante a graduação é o principal fator que dificulta o aprendizado do exame; e que isso resulta em falta de confiança em realizar o mesmo. Conclusão: a oftalmoscopia direta não tem recebido a devida importância durante a graduação em medicina no estado de Mato Grosso. Com tais resultados, pode-se tomar medidas que melhorem o ensino-aprendizado da técnica, o que posteriormente trará benefício para a população. |
id |
SBO-1_51000ffacc05c1affe2c6f3bc64c0dcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-72802020000100021 |
network_acronym_str |
SBO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do ensino da oftalmoscopia direta nos cursos de graduação em Medicina do Estado de Mato GrossoEnsinoAprendizagemOftalmoscopiaTécnicas de diagnóstico oftalmológicoEstudantes de MedicinaResumo Objetivo: o ensino da oftalmoscopia direta vem recebendo menos atenção na graduação, o que resulta em médicos sem confiança para realizá-la. Diante disso, foi analisada a autopercepção dos acadêmicos dos cursos de medicina de Mato Grosso sobre a oftalmoscopia direta e os principais fatores responsáveis pela insegurança em executá-la. Métodos: foi realizada a revisão bibliográfica nas bases Pubmed, Scielo e Biblioteca Virtual em Saúde, sendo construído um questionário aplicado, pelo método bola de neve e após parecer favorável do Comitê de Ética, a acadêmicos de medicina do Mato Grosso que estavam cursando regularmente o quinto ou sexto ano do curso. A análise estatística foi realizada no software SPSS 20, considerando intervalo de confiança de 95%. Resultados: verificou-se que a proporção de acadêmicos que tiveram aulas sobre a oftalmoscopia direta foi superior em universidades públicas (p < 0,001); que a maioria dos alunos não acredita que suas escolas forneçam as condições adequadas para o aprendizado do exame (p = 0,001); que 10,5% se consideram conhecedores da teoria e prática da oftalmoscopia direta (p = 0,004); que a falta de treinamento durante a graduação é o principal fator que dificulta o aprendizado do exame; e que isso resulta em falta de confiança em realizar o mesmo. Conclusão: a oftalmoscopia direta não tem recebido a devida importância durante a graduação em medicina no estado de Mato Grosso. Com tais resultados, pode-se tomar medidas que melhorem o ensino-aprendizado da técnica, o que posteriormente trará benefício para a população.Sociedade Brasileira de Oftalmologia2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802020000100021Revista Brasileira de Oftalmologia v.79 n.1 2020reponame:Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)instacron:SBO10.5935/0034-7280.20200004info:eu-repo/semantics/openAccessEsidio,Alisson VitorAngeloni,Carolina Ramos Mosena depor2020-02-21T00:00:00Zoai:scielo:S0034-72802020000100021Revistahttps://rbo.emnuvens.com.br/rbo/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsob@sboportal.org.br||rbo@sboportal.org.br1982-85510034-7280opendoar:2020-02-21T00:00Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) - Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do ensino da oftalmoscopia direta nos cursos de graduação em Medicina do Estado de Mato Grosso |
title |
Análise do ensino da oftalmoscopia direta nos cursos de graduação em Medicina do Estado de Mato Grosso |
spellingShingle |
Análise do ensino da oftalmoscopia direta nos cursos de graduação em Medicina do Estado de Mato Grosso Esidio,Alisson Vitor Ensino Aprendizagem Oftalmoscopia Técnicas de diagnóstico oftalmológico Estudantes de Medicina |
title_short |
Análise do ensino da oftalmoscopia direta nos cursos de graduação em Medicina do Estado de Mato Grosso |
title_full |
Análise do ensino da oftalmoscopia direta nos cursos de graduação em Medicina do Estado de Mato Grosso |
title_fullStr |
Análise do ensino da oftalmoscopia direta nos cursos de graduação em Medicina do Estado de Mato Grosso |
title_full_unstemmed |
Análise do ensino da oftalmoscopia direta nos cursos de graduação em Medicina do Estado de Mato Grosso |
title_sort |
Análise do ensino da oftalmoscopia direta nos cursos de graduação em Medicina do Estado de Mato Grosso |
author |
Esidio,Alisson Vitor |
author_facet |
Esidio,Alisson Vitor Angeloni,Carolina Ramos Mosena de |
author_role |
author |
author2 |
Angeloni,Carolina Ramos Mosena de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esidio,Alisson Vitor Angeloni,Carolina Ramos Mosena de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Aprendizagem Oftalmoscopia Técnicas de diagnóstico oftalmológico Estudantes de Medicina |
topic |
Ensino Aprendizagem Oftalmoscopia Técnicas de diagnóstico oftalmológico Estudantes de Medicina |
description |
Resumo Objetivo: o ensino da oftalmoscopia direta vem recebendo menos atenção na graduação, o que resulta em médicos sem confiança para realizá-la. Diante disso, foi analisada a autopercepção dos acadêmicos dos cursos de medicina de Mato Grosso sobre a oftalmoscopia direta e os principais fatores responsáveis pela insegurança em executá-la. Métodos: foi realizada a revisão bibliográfica nas bases Pubmed, Scielo e Biblioteca Virtual em Saúde, sendo construído um questionário aplicado, pelo método bola de neve e após parecer favorável do Comitê de Ética, a acadêmicos de medicina do Mato Grosso que estavam cursando regularmente o quinto ou sexto ano do curso. A análise estatística foi realizada no software SPSS 20, considerando intervalo de confiança de 95%. Resultados: verificou-se que a proporção de acadêmicos que tiveram aulas sobre a oftalmoscopia direta foi superior em universidades públicas (p < 0,001); que a maioria dos alunos não acredita que suas escolas forneçam as condições adequadas para o aprendizado do exame (p = 0,001); que 10,5% se consideram conhecedores da teoria e prática da oftalmoscopia direta (p = 0,004); que a falta de treinamento durante a graduação é o principal fator que dificulta o aprendizado do exame; e que isso resulta em falta de confiança em realizar o mesmo. Conclusão: a oftalmoscopia direta não tem recebido a devida importância durante a graduação em medicina no estado de Mato Grosso. Com tais resultados, pode-se tomar medidas que melhorem o ensino-aprendizado da técnica, o que posteriormente trará benefício para a população. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802020000100021 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802020000100021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/0034-7280.20200004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Oftalmologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Oftalmologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Oftalmologia v.79 n.1 2020 reponame:Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) instname:Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) instacron:SBO |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) |
instacron_str |
SBO |
institution |
SBO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Oftalmologia (Online) - Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) |
repository.mail.fl_str_mv |
sob@sboportal.org.br||rbo@sboportal.org.br |
_version_ |
1752122338771468288 |