Influência dos sintomas visuais no desempenho escolar de adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo,Camila Pantoja
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bordallo,Lucas Emannuel dos Santos, Silva,Lucas Motta Gadelha, Pessoa,Monaliza dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Oftalmologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802019000400246
Resumo: Resumo Objetivo: Avaliar a relação entre sintomas visuais e rendimento escolar, identificando, também, a prevalência de sintomas visuais em escolares matriculados em uma escola pública. Métodos: Estudo quantitativo e transversal, no qual foram avaliados 100 estudantes matriculados no sexto ou sétimo ano do ensino fundamental II da EEEFM Jarbas Passarinho. A avaliação de sintomas visuais se deu por meio do Inventário de Eficiência Visual (IEV), versão traduzida e validada do questionário College of Optometrists in Vision Development Quality of Life (COVD-QOL). O rendimento escolar foi avaliado por meio da aplicação de uma prova contendo 10 questões, divididas igualmente entre as disciplinas de português e matemática. Utilizou-se o coeficiente de correlação de postos de Spearman para analisar a relação entre desempenho acadêmico e sintomas visuais, e o teste t-student para avaliar diferenças entre as variáveis. Resultados: Dos 100 participantes, 52% eram do sexo masculino. A prevalência de sintomas visuais encontrada foi de 72%, com as maiores pontuações no IEV obtidas pelas meninas. Não houve relação significante entre os sintomas visuais e o desempenho escolar. Conclusão: O presente estudo encontrou uma prevalência de sintomas visuais elevada entre os estudantes participantes da pesquisa, porém, não houve uma relação estatisticamente significante entre os sintomas visuais e o desempenho escolar.
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