Estudo epidemiológico da síndrome da cauda equina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fuso,Fernando Augusto Freitas
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Dias,André Luiz Natálio, Letaif,Olavo Biraghi, Cristante,Alexandre Fogaça, Marcon,Raphael Martus, Barros Filho,Tarcísio Eloy Pessoa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Ortopédica Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522013000300006
Resumo: OBJETIVO: O objetivo primário deste estudo é analisar as características e desfechos dos casos internados por síndrome da cauda equina (SCE) em nosso serviço. Secundariamente, este trabalho servirá de base para outros estudos comparativos visando um entendimento maior da doença e de sua epidemiologia. MÉTODOS: Estudo retrospectivo dos prontuários das internações por SCE no IOT-HCFMUSP no período de 2005 a 2011 com diagnósticos de SCE e bexiga neuropática. As seguintes variáveis foram analisadas: sexo, idade, etiologia da doença, nível topográfico da lesão, tempo de história da lesão até o diagnóstico, presença de bexiga neurogênica, tempo entre o diagnóstico da SCE e a cirurgia, reversão do déficit ou da bexiga neurogênica. RESULTADOS: Por tratar-se de uma doença rara, não conseguimos estabelecer correlações estatisticamente significativas entre as variáveis analisadas e os desfechos da doença. Porém, este estudo evidenciou deficiências do nosso sistema público de saúde quanto ao manejo desses pacientes. CONCLUSÃO: O trabalho mostra que apesar de bem definidas as bases para conduta da SCE, observamos um número maior de sequelas causadas pela patologia, do que visto na literatura. O atraso no diagnóstico e, a partir deste, do tratamento definitivo, foi a causa para o alto número de sequelas. Nível de evidência iv, série de casos.
id SBOT-1_a343f81d526d3896cc8e43b5b43ed1ad
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-78522013000300006
network_acronym_str SBOT-1
network_name_str Acta Ortopédica Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Estudo epidemiológico da síndrome da cauda equinaCauda equinaDeslocamento do disco intervertebralBexiga urinaria neurogênicaOBJETIVO: O objetivo primário deste estudo é analisar as características e desfechos dos casos internados por síndrome da cauda equina (SCE) em nosso serviço. Secundariamente, este trabalho servirá de base para outros estudos comparativos visando um entendimento maior da doença e de sua epidemiologia. MÉTODOS: Estudo retrospectivo dos prontuários das internações por SCE no IOT-HCFMUSP no período de 2005 a 2011 com diagnósticos de SCE e bexiga neuropática. As seguintes variáveis foram analisadas: sexo, idade, etiologia da doença, nível topográfico da lesão, tempo de história da lesão até o diagnóstico, presença de bexiga neurogênica, tempo entre o diagnóstico da SCE e a cirurgia, reversão do déficit ou da bexiga neurogênica. RESULTADOS: Por tratar-se de uma doença rara, não conseguimos estabelecer correlações estatisticamente significativas entre as variáveis analisadas e os desfechos da doença. Porém, este estudo evidenciou deficiências do nosso sistema público de saúde quanto ao manejo desses pacientes. CONCLUSÃO: O trabalho mostra que apesar de bem definidas as bases para conduta da SCE, observamos um número maior de sequelas causadas pela patologia, do que visto na literatura. O atraso no diagnóstico e, a partir deste, do tratamento definitivo, foi a causa para o alto número de sequelas. Nível de evidência iv, série de casos.ATHA EDITORA2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522013000300006Acta Ortopédica Brasileira v.21 n.3 2013reponame:Acta Ortopédica Brasileira (Online)instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)instacron:SBOT10.1590/S1413-78522013000300006info:eu-repo/semantics/openAccessFuso,Fernando Augusto FreitasDias,André Luiz NatálioLetaif,Olavo BiraghiCristante,Alexandre FogaçaMarcon,Raphael MartusBarros Filho,Tarcísio Eloy Pessoa depor2013-07-31T00:00:00Zoai:scielo:S1413-78522013000300006Revistahttp://www.actaortopedica.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php1atha@uol.com.br||actaortopedicabrasileira@uol.com.br1809-44061413-7852opendoar:2013-07-31T00:00Acta Ortopédica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo epidemiológico da síndrome da cauda equina
title Estudo epidemiológico da síndrome da cauda equina
spellingShingle Estudo epidemiológico da síndrome da cauda equina
Fuso,Fernando Augusto Freitas
Cauda equina
Deslocamento do disco intervertebral
Bexiga urinaria neurogênica
title_short Estudo epidemiológico da síndrome da cauda equina
title_full Estudo epidemiológico da síndrome da cauda equina
title_fullStr Estudo epidemiológico da síndrome da cauda equina
title_full_unstemmed Estudo epidemiológico da síndrome da cauda equina
title_sort Estudo epidemiológico da síndrome da cauda equina
author Fuso,Fernando Augusto Freitas
author_facet Fuso,Fernando Augusto Freitas
Dias,André Luiz Natálio
Letaif,Olavo Biraghi
Cristante,Alexandre Fogaça
Marcon,Raphael Martus
Barros Filho,Tarcísio Eloy Pessoa de
author_role author
author2 Dias,André Luiz Natálio
Letaif,Olavo Biraghi
Cristante,Alexandre Fogaça
Marcon,Raphael Martus
Barros Filho,Tarcísio Eloy Pessoa de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fuso,Fernando Augusto Freitas
Dias,André Luiz Natálio
Letaif,Olavo Biraghi
Cristante,Alexandre Fogaça
Marcon,Raphael Martus
Barros Filho,Tarcísio Eloy Pessoa de
dc.subject.por.fl_str_mv Cauda equina
Deslocamento do disco intervertebral
Bexiga urinaria neurogênica
topic Cauda equina
Deslocamento do disco intervertebral
Bexiga urinaria neurogênica
description OBJETIVO: O objetivo primário deste estudo é analisar as características e desfechos dos casos internados por síndrome da cauda equina (SCE) em nosso serviço. Secundariamente, este trabalho servirá de base para outros estudos comparativos visando um entendimento maior da doença e de sua epidemiologia. MÉTODOS: Estudo retrospectivo dos prontuários das internações por SCE no IOT-HCFMUSP no período de 2005 a 2011 com diagnósticos de SCE e bexiga neuropática. As seguintes variáveis foram analisadas: sexo, idade, etiologia da doença, nível topográfico da lesão, tempo de história da lesão até o diagnóstico, presença de bexiga neurogênica, tempo entre o diagnóstico da SCE e a cirurgia, reversão do déficit ou da bexiga neurogênica. RESULTADOS: Por tratar-se de uma doença rara, não conseguimos estabelecer correlações estatisticamente significativas entre as variáveis analisadas e os desfechos da doença. Porém, este estudo evidenciou deficiências do nosso sistema público de saúde quanto ao manejo desses pacientes. CONCLUSÃO: O trabalho mostra que apesar de bem definidas as bases para conduta da SCE, observamos um número maior de sequelas causadas pela patologia, do que visto na literatura. O atraso no diagnóstico e, a partir deste, do tratamento definitivo, foi a causa para o alto número de sequelas. Nível de evidência iv, série de casos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522013000300006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522013000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-78522013000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ATHA EDITORA
publisher.none.fl_str_mv ATHA EDITORA
dc.source.none.fl_str_mv Acta Ortopédica Brasileira v.21 n.3 2013
reponame:Acta Ortopédica Brasileira (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron:SBOT
instname_str Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron_str SBOT
institution SBOT
reponame_str Acta Ortopédica Brasileira (Online)
collection Acta Ortopédica Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Ortopédica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
repository.mail.fl_str_mv 1atha@uol.com.br||actaortopedicabrasileira@uol.com.br
_version_ 1752122274697183232