Análise crítica de experiência com redesenho de processos em um laboratório clínico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berlitz,Fernando de Almeida
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442011000300009
Resumo: INTRODUÇÃO: Para competir no mercado atual de medicina laboratorial, há a necessidade de processos com elevado nível de agregação de valor aos clientes e alta flexibilidade para atender às modificações constantes nos requisitos de clientes e legais, bem como capacidade de se adaptar às modificações no ambiente competitivo. Esses desafios exigem uma adaptação global do laboratório para uma visão baseada em processos. OBJETIVO: Avaliar criticamente uma iniciativa de mapeamento e redesenho de processos desenvolvida em um laboratório clínico de grande porte. Nessa análise crítica, serão apresentados e avaliados os resultados de um projeto de redesenho realizado na área técnica da empresa, incluindo processos técnicos e de apoio. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram mapeados 37 processos técnicos, utilizando metodologia adaptada e identificando as principais desconexões e oportunidades de melhoria. Cada processo foi sequencialmente analisado e redesenhado e um plano de ação foi gerado para a implementação de cada novo processo. Resultados: Após a implementação dos novos processos redesenhados, a produtividade de pessoal técnico aumentou em mais de 30%. Outro resultado importante foi obtido em termos de flexibilidade dos processos, principalmente em razão da nova estrutura de subáreas na área técnica. DISCUSSÃO: Os principais pontos críticos do projeto estiveram relacionados com a disponibilidade de recursos de tecnologia da informação (TI) e a não priorização de medições nos processos no momento inicial do projeto. CONCLUSÃO: A iniciativa de redesenho de processos, se implementada com um roteiro planejado, orientada a resultados e alinhada à estratégia da organização, pode proporcionar resultados significativos para os laboratórios clínicos.
id SBP-1_7ad71c54e4c7537420a57db594153613
oai_identifier_str oai:scielo:S1676-24442011000300009
network_acronym_str SBP-1
network_name_str Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
repository_id_str
spelling Análise crítica de experiência com redesenho de processos em um laboratório clínicoMelhoria de processosMapeamento de processosRedesenho de processosLaboratório clínicoPensamento enxutoSeis SigmaINTRODUÇÃO: Para competir no mercado atual de medicina laboratorial, há a necessidade de processos com elevado nível de agregação de valor aos clientes e alta flexibilidade para atender às modificações constantes nos requisitos de clientes e legais, bem como capacidade de se adaptar às modificações no ambiente competitivo. Esses desafios exigem uma adaptação global do laboratório para uma visão baseada em processos. OBJETIVO: Avaliar criticamente uma iniciativa de mapeamento e redesenho de processos desenvolvida em um laboratório clínico de grande porte. Nessa análise crítica, serão apresentados e avaliados os resultados de um projeto de redesenho realizado na área técnica da empresa, incluindo processos técnicos e de apoio. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram mapeados 37 processos técnicos, utilizando metodologia adaptada e identificando as principais desconexões e oportunidades de melhoria. Cada processo foi sequencialmente analisado e redesenhado e um plano de ação foi gerado para a implementação de cada novo processo. Resultados: Após a implementação dos novos processos redesenhados, a produtividade de pessoal técnico aumentou em mais de 30%. Outro resultado importante foi obtido em termos de flexibilidade dos processos, principalmente em razão da nova estrutura de subáreas na área técnica. DISCUSSÃO: Os principais pontos críticos do projeto estiveram relacionados com a disponibilidade de recursos de tecnologia da informação (TI) e a não priorização de medições nos processos no momento inicial do projeto. CONCLUSÃO: A iniciativa de redesenho de processos, se implementada com um roteiro planejado, orientada a resultados e alinhada à estratégia da organização, pode proporcionar resultados significativos para os laboratórios clínicos.Sociedade Brasileira de Patologia Clínica2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442011000300009Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial v.47 n.3 2011reponame:Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)instname:Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)instacron:SBP10.1590/S1676-24442011000300009info:eu-repo/semantics/openAccessBerlitz,Fernando de Almeidapor2011-08-08T00:00:00Zoai:scielo:S1676-24442011000300009Revistahttp://www.scielo.br/jbpmlhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jbpml@sbpc.org.br1678-47741676-2444opendoar:2011-08-08T00:00Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online) - Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise crítica de experiência com redesenho de processos em um laboratório clínico
title Análise crítica de experiência com redesenho de processos em um laboratório clínico
spellingShingle Análise crítica de experiência com redesenho de processos em um laboratório clínico
Berlitz,Fernando de Almeida
Melhoria de processos
Mapeamento de processos
Redesenho de processos
Laboratório clínico
Pensamento enxuto
Seis Sigma
title_short Análise crítica de experiência com redesenho de processos em um laboratório clínico
title_full Análise crítica de experiência com redesenho de processos em um laboratório clínico
title_fullStr Análise crítica de experiência com redesenho de processos em um laboratório clínico
title_full_unstemmed Análise crítica de experiência com redesenho de processos em um laboratório clínico
title_sort Análise crítica de experiência com redesenho de processos em um laboratório clínico
author Berlitz,Fernando de Almeida
author_facet Berlitz,Fernando de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berlitz,Fernando de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Melhoria de processos
Mapeamento de processos
Redesenho de processos
Laboratório clínico
Pensamento enxuto
Seis Sigma
topic Melhoria de processos
Mapeamento de processos
Redesenho de processos
Laboratório clínico
Pensamento enxuto
Seis Sigma
description INTRODUÇÃO: Para competir no mercado atual de medicina laboratorial, há a necessidade de processos com elevado nível de agregação de valor aos clientes e alta flexibilidade para atender às modificações constantes nos requisitos de clientes e legais, bem como capacidade de se adaptar às modificações no ambiente competitivo. Esses desafios exigem uma adaptação global do laboratório para uma visão baseada em processos. OBJETIVO: Avaliar criticamente uma iniciativa de mapeamento e redesenho de processos desenvolvida em um laboratório clínico de grande porte. Nessa análise crítica, serão apresentados e avaliados os resultados de um projeto de redesenho realizado na área técnica da empresa, incluindo processos técnicos e de apoio. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram mapeados 37 processos técnicos, utilizando metodologia adaptada e identificando as principais desconexões e oportunidades de melhoria. Cada processo foi sequencialmente analisado e redesenhado e um plano de ação foi gerado para a implementação de cada novo processo. Resultados: Após a implementação dos novos processos redesenhados, a produtividade de pessoal técnico aumentou em mais de 30%. Outro resultado importante foi obtido em termos de flexibilidade dos processos, principalmente em razão da nova estrutura de subáreas na área técnica. DISCUSSÃO: Os principais pontos críticos do projeto estiveram relacionados com a disponibilidade de recursos de tecnologia da informação (TI) e a não priorização de medições nos processos no momento inicial do projeto. CONCLUSÃO: A iniciativa de redesenho de processos, se implementada com um roteiro planejado, orientada a resultados e alinhada à estratégia da organização, pode proporcionar resultados significativos para os laboratórios clínicos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442011000300009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442011000300009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1676-24442011000300009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica
publisher.none.fl_str_mv
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica
dc.source.none.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial v.47 n.3 2011
reponame:Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)
instacron:SBP
instname_str Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)
instacron_str SBP
institution SBP
reponame_str Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
collection Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online) - Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)
repository.mail.fl_str_mv ||jbpml@sbpc.org.br
_version_ 1752122295349936128