Concentração de fenol em resíduos de laboratórios de análises clínicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Maria Clarinda de Araujo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Morégula,Andréa de A., Marrocos,Paulo César L., Souza,Soraya M. M. de, Farias,Marcel Tavares de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442011000400007
Resumo: INTRODUÇÃO: Durante décadas, os laboratórios foram considerados pouco impactantes ao meio ambiente. Tiveram essa comodidade abalada devido à mobilização da sociedade civil que vem exigindo mudanças. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) implementou a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 306, de 7 de dezembro de 2004, criando o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), devido ao fato de o gerenciamento de resíduos sólidos não urbanos ser de responsabilidade do gerador desde sua geração até sua disposição final. OBJETIVOS: A expectativa desta pesquisa foi avaliar as concentrações de fenol no momento de descarte na pia, investigar processos que minimizem os riscos ao ambiente e à saúde pública e validar a técnica para extração do fenol a partir dos resíduos gerados pelo setor da bioquímica; substância sólida, tóxica, corrosiva, constituinte dos reativos utilizados nas análises de colesterol. A legislação brasileira permite que um efluente de descarte seja de 0,5 µg ml-¹. MATERIAL E MÉTODOS: Para tanto, utilizou-se a técnica de cromatografia gasosa. RESULTADOS E CONCLUSÃO: Essa técnica foi capaz de qualificar e quantificar o fenol tanto nas amostras do laboratório semiautomatizado quanto automatizado, havendo decréscimo e, em seguida, constância nas concentrações de fenol como resultado.
id SBP-1_bc7fb9f6d5425a24eef3957b944ffa58
oai_identifier_str oai:scielo:S1676-24442011000400007
network_acronym_str SBP-1
network_name_str Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
repository_id_str
spelling Concentração de fenol em resíduos de laboratórios de análises clínicasResíduosFenolMeio ambienteSaúdeINTRODUÇÃO: Durante décadas, os laboratórios foram considerados pouco impactantes ao meio ambiente. Tiveram essa comodidade abalada devido à mobilização da sociedade civil que vem exigindo mudanças. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) implementou a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 306, de 7 de dezembro de 2004, criando o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), devido ao fato de o gerenciamento de resíduos sólidos não urbanos ser de responsabilidade do gerador desde sua geração até sua disposição final. OBJETIVOS: A expectativa desta pesquisa foi avaliar as concentrações de fenol no momento de descarte na pia, investigar processos que minimizem os riscos ao ambiente e à saúde pública e validar a técnica para extração do fenol a partir dos resíduos gerados pelo setor da bioquímica; substância sólida, tóxica, corrosiva, constituinte dos reativos utilizados nas análises de colesterol. A legislação brasileira permite que um efluente de descarte seja de 0,5 µg ml-¹. MATERIAL E MÉTODOS: Para tanto, utilizou-se a técnica de cromatografia gasosa. RESULTADOS E CONCLUSÃO: Essa técnica foi capaz de qualificar e quantificar o fenol tanto nas amostras do laboratório semiautomatizado quanto automatizado, havendo decréscimo e, em seguida, constância nas concentrações de fenol como resultado.Sociedade Brasileira de Patologia Clínica2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442011000400007Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial v.47 n.4 2011reponame:Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)instname:Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)instacron:SBP10.1590/S1676-24442011000400007info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Maria Clarinda de AraujoMorégula,Andréa de A.Marrocos,Paulo César L.Souza,Soraya M. M. deFarias,Marcel Tavares depor2011-09-14T00:00:00Zoai:scielo:S1676-24442011000400007Revistahttp://www.scielo.br/jbpmlhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jbpml@sbpc.org.br1678-47741676-2444opendoar:2011-09-14T00:00Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online) - Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concentração de fenol em resíduos de laboratórios de análises clínicas
title Concentração de fenol em resíduos de laboratórios de análises clínicas
spellingShingle Concentração de fenol em resíduos de laboratórios de análises clínicas
Almeida,Maria Clarinda de Araujo
Resíduos
Fenol
Meio ambiente
Saúde
title_short Concentração de fenol em resíduos de laboratórios de análises clínicas
title_full Concentração de fenol em resíduos de laboratórios de análises clínicas
title_fullStr Concentração de fenol em resíduos de laboratórios de análises clínicas
title_full_unstemmed Concentração de fenol em resíduos de laboratórios de análises clínicas
title_sort Concentração de fenol em resíduos de laboratórios de análises clínicas
author Almeida,Maria Clarinda de Araujo
author_facet Almeida,Maria Clarinda de Araujo
Morégula,Andréa de A.
Marrocos,Paulo César L.
Souza,Soraya M. M. de
Farias,Marcel Tavares de
author_role author
author2 Morégula,Andréa de A.
Marrocos,Paulo César L.
Souza,Soraya M. M. de
Farias,Marcel Tavares de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Maria Clarinda de Araujo
Morégula,Andréa de A.
Marrocos,Paulo César L.
Souza,Soraya M. M. de
Farias,Marcel Tavares de
dc.subject.por.fl_str_mv Resíduos
Fenol
Meio ambiente
Saúde
topic Resíduos
Fenol
Meio ambiente
Saúde
description INTRODUÇÃO: Durante décadas, os laboratórios foram considerados pouco impactantes ao meio ambiente. Tiveram essa comodidade abalada devido à mobilização da sociedade civil que vem exigindo mudanças. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) implementou a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 306, de 7 de dezembro de 2004, criando o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), devido ao fato de o gerenciamento de resíduos sólidos não urbanos ser de responsabilidade do gerador desde sua geração até sua disposição final. OBJETIVOS: A expectativa desta pesquisa foi avaliar as concentrações de fenol no momento de descarte na pia, investigar processos que minimizem os riscos ao ambiente e à saúde pública e validar a técnica para extração do fenol a partir dos resíduos gerados pelo setor da bioquímica; substância sólida, tóxica, corrosiva, constituinte dos reativos utilizados nas análises de colesterol. A legislação brasileira permite que um efluente de descarte seja de 0,5 µg ml-¹. MATERIAL E MÉTODOS: Para tanto, utilizou-se a técnica de cromatografia gasosa. RESULTADOS E CONCLUSÃO: Essa técnica foi capaz de qualificar e quantificar o fenol tanto nas amostras do laboratório semiautomatizado quanto automatizado, havendo decréscimo e, em seguida, constância nas concentrações de fenol como resultado.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442011000400007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442011000400007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1676-24442011000400007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica
publisher.none.fl_str_mv
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica
dc.source.none.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial v.47 n.4 2011
reponame:Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)
instacron:SBP
instname_str Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)
instacron_str SBP
institution SBP
reponame_str Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
collection Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online) - Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)
repository.mail.fl_str_mv ||jbpml@sbpc.org.br
_version_ 1752122295359373312