Microdissecção e captura a laser na investigação do gene TP53 em tecidos incluídos em parafina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ihlaseh,Shadia Muhammad
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Oliveira,Maria Luiza Cotrim Sartor de, Silva,Glenda Nicioli da, Franchi,Carla Adriene da Silva, Camargo,João Lauro Viana de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442007000100012
Resumo: INTRODUÇÃO: Microdissecção e captura a laser (MCL) é uma técnica de desenvolvimento recente que permite a coleta de células individuais ou pequeno conjunto de células para análise molecular. Atualmente, no Brasil, há raros microscópios para MCL, de modo que a divulgação dos procedimentos inerentes a essa técnica é oportuna para destacar seu amplo potencial para diagnóstico e investigação. OBJETIVO: Este trabalho descreve a padronização dos procedimentos de MCL e de extração de DNA de material fixado em formalina e incluído em parafina. MATERIAL E MÉTODOS: Foram estudados o éxon 8 do gene TP53 e o gene da ciclofilina em amostras de tecido normal e de neoplasias de fígado e rim provenientes de modelo de carcinogênese química induzida em rato. A extração do DNA foi comprovada por reação em cadeia da polimerase (nested-PCR). RESULTADOS: Foram padronizados os procedimentos de preparo dos cortes histológicos, de microdissecção e captura a laser e de obtenção de seqüências gênicas pela reação de nested-PCR para tecidos incluídos em parafina. Obtivemos amplificação de 48,3% das amostras para o éxon 8 do gene TP53 e 51,7% para o gene da ciclofilina. Considerando pelo menos um dos dois segmentos gênicos, foram amplificadas 79,3% das amostras. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: A extração de DNA de tecidos fixados em formalina e incluídos em parafina e a técnica de nested-PCR foram adequadamente padronizadas para produtos gênicos de interesse, obtidos de material coletado por MCL. Esses procedimentos podem ser úteis para a obtenção de seqüências de DNA de arquivos para análise molecular.
id SBP-1_cd55db08b13914f6935aff3ff7e7a40c
oai_identifier_str oai:scielo:S1676-24442007000100012
network_acronym_str SBP-1
network_name_str Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
repository_id_str
spelling Microdissecção e captura a laser na investigação do gene TP53 em tecidos incluídos em parafinaMicrodissecção e captura a laserExtração de DNANested-PCRGene TP53Gene ciclofilinaBlocos de parafinaINTRODUÇÃO: Microdissecção e captura a laser (MCL) é uma técnica de desenvolvimento recente que permite a coleta de células individuais ou pequeno conjunto de células para análise molecular. Atualmente, no Brasil, há raros microscópios para MCL, de modo que a divulgação dos procedimentos inerentes a essa técnica é oportuna para destacar seu amplo potencial para diagnóstico e investigação. OBJETIVO: Este trabalho descreve a padronização dos procedimentos de MCL e de extração de DNA de material fixado em formalina e incluído em parafina. MATERIAL E MÉTODOS: Foram estudados o éxon 8 do gene TP53 e o gene da ciclofilina em amostras de tecido normal e de neoplasias de fígado e rim provenientes de modelo de carcinogênese química induzida em rato. A extração do DNA foi comprovada por reação em cadeia da polimerase (nested-PCR). RESULTADOS: Foram padronizados os procedimentos de preparo dos cortes histológicos, de microdissecção e captura a laser e de obtenção de seqüências gênicas pela reação de nested-PCR para tecidos incluídos em parafina. Obtivemos amplificação de 48,3% das amostras para o éxon 8 do gene TP53 e 51,7% para o gene da ciclofilina. Considerando pelo menos um dos dois segmentos gênicos, foram amplificadas 79,3% das amostras. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: A extração de DNA de tecidos fixados em formalina e incluídos em parafina e a técnica de nested-PCR foram adequadamente padronizadas para produtos gênicos de interesse, obtidos de material coletado por MCL. Esses procedimentos podem ser úteis para a obtenção de seqüências de DNA de arquivos para análise molecular.Sociedade Brasileira de Patologia Clínica2007-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442007000100012Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial v.43 n.1 2007reponame:Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)instname:Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)instacron:SBP10.1590/S1676-24442007000100012info:eu-repo/semantics/openAccessIhlaseh,Shadia MuhammadOliveira,Maria Luiza Cotrim Sartor deSilva,Glenda Nicioli daFranchi,Carla Adriene da SilvaCamargo,João Lauro Viana depor2007-04-13T00:00:00Zoai:scielo:S1676-24442007000100012Revistahttp://www.scielo.br/jbpmlhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jbpml@sbpc.org.br1678-47741676-2444opendoar:2007-04-13T00:00Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online) - Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)false
dc.title.none.fl_str_mv Microdissecção e captura a laser na investigação do gene TP53 em tecidos incluídos em parafina
title Microdissecção e captura a laser na investigação do gene TP53 em tecidos incluídos em parafina
spellingShingle Microdissecção e captura a laser na investigação do gene TP53 em tecidos incluídos em parafina
Ihlaseh,Shadia Muhammad
Microdissecção e captura a laser
Extração de DNA
Nested-PCR
Gene TP53
Gene ciclofilina
Blocos de parafina
title_short Microdissecção e captura a laser na investigação do gene TP53 em tecidos incluídos em parafina
title_full Microdissecção e captura a laser na investigação do gene TP53 em tecidos incluídos em parafina
title_fullStr Microdissecção e captura a laser na investigação do gene TP53 em tecidos incluídos em parafina
title_full_unstemmed Microdissecção e captura a laser na investigação do gene TP53 em tecidos incluídos em parafina
title_sort Microdissecção e captura a laser na investigação do gene TP53 em tecidos incluídos em parafina
author Ihlaseh,Shadia Muhammad
author_facet Ihlaseh,Shadia Muhammad
Oliveira,Maria Luiza Cotrim Sartor de
Silva,Glenda Nicioli da
Franchi,Carla Adriene da Silva
Camargo,João Lauro Viana de
author_role author
author2 Oliveira,Maria Luiza Cotrim Sartor de
Silva,Glenda Nicioli da
Franchi,Carla Adriene da Silva
Camargo,João Lauro Viana de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ihlaseh,Shadia Muhammad
Oliveira,Maria Luiza Cotrim Sartor de
Silva,Glenda Nicioli da
Franchi,Carla Adriene da Silva
Camargo,João Lauro Viana de
dc.subject.por.fl_str_mv Microdissecção e captura a laser
Extração de DNA
Nested-PCR
Gene TP53
Gene ciclofilina
Blocos de parafina
topic Microdissecção e captura a laser
Extração de DNA
Nested-PCR
Gene TP53
Gene ciclofilina
Blocos de parafina
description INTRODUÇÃO: Microdissecção e captura a laser (MCL) é uma técnica de desenvolvimento recente que permite a coleta de células individuais ou pequeno conjunto de células para análise molecular. Atualmente, no Brasil, há raros microscópios para MCL, de modo que a divulgação dos procedimentos inerentes a essa técnica é oportuna para destacar seu amplo potencial para diagnóstico e investigação. OBJETIVO: Este trabalho descreve a padronização dos procedimentos de MCL e de extração de DNA de material fixado em formalina e incluído em parafina. MATERIAL E MÉTODOS: Foram estudados o éxon 8 do gene TP53 e o gene da ciclofilina em amostras de tecido normal e de neoplasias de fígado e rim provenientes de modelo de carcinogênese química induzida em rato. A extração do DNA foi comprovada por reação em cadeia da polimerase (nested-PCR). RESULTADOS: Foram padronizados os procedimentos de preparo dos cortes histológicos, de microdissecção e captura a laser e de obtenção de seqüências gênicas pela reação de nested-PCR para tecidos incluídos em parafina. Obtivemos amplificação de 48,3% das amostras para o éxon 8 do gene TP53 e 51,7% para o gene da ciclofilina. Considerando pelo menos um dos dois segmentos gênicos, foram amplificadas 79,3% das amostras. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: A extração de DNA de tecidos fixados em formalina e incluídos em parafina e a técnica de nested-PCR foram adequadamente padronizadas para produtos gênicos de interesse, obtidos de material coletado por MCL. Esses procedimentos podem ser úteis para a obtenção de seqüências de DNA de arquivos para análise molecular.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442007000100012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442007000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1676-24442007000100012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica
publisher.none.fl_str_mv
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica
dc.source.none.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial v.43 n.1 2007
reponame:Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)
instacron:SBP
instname_str Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)
instacron_str SBP
institution SBP
reponame_str Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
collection Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online) - Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)
repository.mail.fl_str_mv ||jbpml@sbpc.org.br
_version_ 1752122294113665024