Candidíase vulvovaginal: fatores predisponentes do hospedeiro e virulência das leveduras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Álvares,Cassiana Aparecida
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Svidzinski,Terezinha Inez Estivalet, Consolaro,Márcia Edilaine Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442007000500004
Resumo: INTRODUÇÃO: Leveduras do gênero Candida são patógenos oportunistas freqüentemente isolados das superfícies mucosas de indivíduos normais, mas podem levar ao desenvolvimento de infecções denominadas candidíases, que variam desde lesões superficiais até infecções disseminadas. OBJETIVOS: Ampliar os conhecimentos sobre candidíase vulvovaginal (CVV: infecção de vulva e vagina, causada por leveduras comensais que habitam a mucosa vaginal) e candidíase vulvovaginal recorrente (CVVR: ocorrência de quatro ou mais episódios de CVV no período de 12 meses), bem como caracterizar e abordar o ponto de vista das influências do hospedeiro e dos fatores de virulência dos agentes causais da infecção, principalmente C. albicans, visando identificar a sua importância nessa patologia. Tanto fatores predisponentes locais como sistêmicos do hospedeiro podem contribuir para a invasão por Candida sp. Sua intensa multiplicação no canal vaginal é favorecida por uma série de fatores predisponentes abordados nesta revisão. Também tem sido postulado que existem diferenças na patogenicidade de isolados de Candida sp., não sendo o fungo apenas um participante passivo no processo infeccioso; com isso vários fatores de virulência têm sido propostos e são descritos. DISCUSSÃO E CONCLUSÕES: Este artigo de revisão bibliográfica buscou atualizar os profissionais da área da saúde em relação a CVV, CVVR, aspectos predisponentes do hospedeiro e virulência dos agentes causais, que são pouco conhecidos. Assim, a atualização e o conhecimento de conceitos básicos e clínicos relacionados com essa patologia são muito importantes para auxiliar o seu manejo pelos profissionais da área.
id SBP-1_d507cb45efd62565c1afc47214e51414
oai_identifier_str oai:scielo:S1676-24442007000500004
network_acronym_str SBP-1
network_name_str Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
repository_id_str
spelling Candidíase vulvovaginal: fatores predisponentes do hospedeiro e virulência das levedurasCandidíase vulvovaginalCandida albicansFatores predisponentesFatores de virulênciaINTRODUÇÃO: Leveduras do gênero Candida são patógenos oportunistas freqüentemente isolados das superfícies mucosas de indivíduos normais, mas podem levar ao desenvolvimento de infecções denominadas candidíases, que variam desde lesões superficiais até infecções disseminadas. OBJETIVOS: Ampliar os conhecimentos sobre candidíase vulvovaginal (CVV: infecção de vulva e vagina, causada por leveduras comensais que habitam a mucosa vaginal) e candidíase vulvovaginal recorrente (CVVR: ocorrência de quatro ou mais episódios de CVV no período de 12 meses), bem como caracterizar e abordar o ponto de vista das influências do hospedeiro e dos fatores de virulência dos agentes causais da infecção, principalmente C. albicans, visando identificar a sua importância nessa patologia. Tanto fatores predisponentes locais como sistêmicos do hospedeiro podem contribuir para a invasão por Candida sp. Sua intensa multiplicação no canal vaginal é favorecida por uma série de fatores predisponentes abordados nesta revisão. Também tem sido postulado que existem diferenças na patogenicidade de isolados de Candida sp., não sendo o fungo apenas um participante passivo no processo infeccioso; com isso vários fatores de virulência têm sido propostos e são descritos. DISCUSSÃO E CONCLUSÕES: Este artigo de revisão bibliográfica buscou atualizar os profissionais da área da saúde em relação a CVV, CVVR, aspectos predisponentes do hospedeiro e virulência dos agentes causais, que são pouco conhecidos. Assim, a atualização e o conhecimento de conceitos básicos e clínicos relacionados com essa patologia são muito importantes para auxiliar o seu manejo pelos profissionais da área.Sociedade Brasileira de Patologia Clínica2007-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442007000500004Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial v.43 n.5 2007reponame:Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)instname:Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)instacron:SBP10.1590/S1676-24442007000500004info:eu-repo/semantics/openAccessÁlvares,Cassiana AparecidaSvidzinski,Terezinha Inez EstivaletConsolaro,Márcia Edilaine Lopespor2007-12-06T00:00:00Zoai:scielo:S1676-24442007000500004Revistahttp://www.scielo.br/jbpmlhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jbpml@sbpc.org.br1678-47741676-2444opendoar:2007-12-06T00:00Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online) - Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)false
dc.title.none.fl_str_mv Candidíase vulvovaginal: fatores predisponentes do hospedeiro e virulência das leveduras
title Candidíase vulvovaginal: fatores predisponentes do hospedeiro e virulência das leveduras
spellingShingle Candidíase vulvovaginal: fatores predisponentes do hospedeiro e virulência das leveduras
Álvares,Cassiana Aparecida
Candidíase vulvovaginal
Candida albicans
Fatores predisponentes
Fatores de virulência
title_short Candidíase vulvovaginal: fatores predisponentes do hospedeiro e virulência das leveduras
title_full Candidíase vulvovaginal: fatores predisponentes do hospedeiro e virulência das leveduras
title_fullStr Candidíase vulvovaginal: fatores predisponentes do hospedeiro e virulência das leveduras
title_full_unstemmed Candidíase vulvovaginal: fatores predisponentes do hospedeiro e virulência das leveduras
title_sort Candidíase vulvovaginal: fatores predisponentes do hospedeiro e virulência das leveduras
author Álvares,Cassiana Aparecida
author_facet Álvares,Cassiana Aparecida
Svidzinski,Terezinha Inez Estivalet
Consolaro,Márcia Edilaine Lopes
author_role author
author2 Svidzinski,Terezinha Inez Estivalet
Consolaro,Márcia Edilaine Lopes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Álvares,Cassiana Aparecida
Svidzinski,Terezinha Inez Estivalet
Consolaro,Márcia Edilaine Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Candidíase vulvovaginal
Candida albicans
Fatores predisponentes
Fatores de virulência
topic Candidíase vulvovaginal
Candida albicans
Fatores predisponentes
Fatores de virulência
description INTRODUÇÃO: Leveduras do gênero Candida são patógenos oportunistas freqüentemente isolados das superfícies mucosas de indivíduos normais, mas podem levar ao desenvolvimento de infecções denominadas candidíases, que variam desde lesões superficiais até infecções disseminadas. OBJETIVOS: Ampliar os conhecimentos sobre candidíase vulvovaginal (CVV: infecção de vulva e vagina, causada por leveduras comensais que habitam a mucosa vaginal) e candidíase vulvovaginal recorrente (CVVR: ocorrência de quatro ou mais episódios de CVV no período de 12 meses), bem como caracterizar e abordar o ponto de vista das influências do hospedeiro e dos fatores de virulência dos agentes causais da infecção, principalmente C. albicans, visando identificar a sua importância nessa patologia. Tanto fatores predisponentes locais como sistêmicos do hospedeiro podem contribuir para a invasão por Candida sp. Sua intensa multiplicação no canal vaginal é favorecida por uma série de fatores predisponentes abordados nesta revisão. Também tem sido postulado que existem diferenças na patogenicidade de isolados de Candida sp., não sendo o fungo apenas um participante passivo no processo infeccioso; com isso vários fatores de virulência têm sido propostos e são descritos. DISCUSSÃO E CONCLUSÕES: Este artigo de revisão bibliográfica buscou atualizar os profissionais da área da saúde em relação a CVV, CVVR, aspectos predisponentes do hospedeiro e virulência dos agentes causais, que são pouco conhecidos. Assim, a atualização e o conhecimento de conceitos básicos e clínicos relacionados com essa patologia são muito importantes para auxiliar o seu manejo pelos profissionais da área.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442007000500004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442007000500004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1676-24442007000500004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica
publisher.none.fl_str_mv
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica
dc.source.none.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial v.43 n.5 2007
reponame:Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)
instacron:SBP
instname_str Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)
instacron_str SBP
institution SBP
reponame_str Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
collection Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online) - Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)
repository.mail.fl_str_mv ||jbpml@sbpc.org.br
_version_ 1752122294434529280