Vivências de Protagonismo Socioambiental por Jovens: Implicações na Constituição do Sujeito Ético-Político
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Data de Publicação: | 2018 |
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Resumo: | Resumo Este artigo apresenta um estudo acerca de vivências de protagonismo juvenil por jovens que atuam em um coletivo socioambiental. Configurou-se numa pesquisa de campo de abordagem qualitativa, da qual participaram três integrantes de um coletivo jovem de ações socioambientais. Os dados foram coletados por meio de um grupo focal e analisados por intermédio da análise construtiva-interpretativa. O estudo se desenvolve em torno dos conceitos teóricos de protagonismo juvenil e socioambiental, de vivência e de sujeito ético-político. Os resultados indicam que as vivências de protagonismo juvenil pelos jovens são produto e produtoras de novas relações entre si e com os outros seja por meio de transformação pessoal, pela promoção de autonomia coletiva, pela possibilidade de organização sociopolítica e pela ampliação do compromisso coletivo político. As conclusões indicam que vivenciar as atividades socioambientais possibilitou aos jovens o fortalecimento do compromisso social e político, além da conscientização enquanto agentes transformadores da sua realidade, de si e do outro, com relação aos cuidados com o meio ambiente. Demonstrando, desta maneira, uma preocupação solidária, balizada numa conduta ético-política. |
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Vivências de Protagonismo Socioambiental por Jovens: Implicações na Constituição do Sujeito Ético-PolíticoJovensmeio ambientesujeito ético-políticoEducação ambientalResumo Este artigo apresenta um estudo acerca de vivências de protagonismo juvenil por jovens que atuam em um coletivo socioambiental. Configurou-se numa pesquisa de campo de abordagem qualitativa, da qual participaram três integrantes de um coletivo jovem de ações socioambientais. Os dados foram coletados por meio de um grupo focal e analisados por intermédio da análise construtiva-interpretativa. O estudo se desenvolve em torno dos conceitos teóricos de protagonismo juvenil e socioambiental, de vivência e de sujeito ético-político. Os resultados indicam que as vivências de protagonismo juvenil pelos jovens são produto e produtoras de novas relações entre si e com os outros seja por meio de transformação pessoal, pela promoção de autonomia coletiva, pela possibilidade de organização sociopolítica e pela ampliação do compromisso coletivo político. As conclusões indicam que vivenciar as atividades socioambientais possibilitou aos jovens o fortalecimento do compromisso social e político, além da conscientização enquanto agentes transformadores da sua realidade, de si e do outro, com relação aos cuidados com o meio ambiente. Demonstrando, desta maneira, uma preocupação solidária, balizada numa conduta ético-política.Sociedade Brasileira de Psicologia2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832018000200617Trends in Psychology v.26 n.2 2018reponame:Trends in Psychologyinstname:Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)instacron:SBP10.9788/tp2018.2-04ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Iolete Ribeiro daNeves,André Luiz Machado dasCallegare,Fernanda Priscilla PereiraHiguchi,Maria Inês GasparettoPereira,Eleonora Celeste Farkas Félixpor2018-09-20T00:00:00Zoai:scielo:S2358-18832018000200617Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-389XONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||comissaoeditorial@sbponline.org.br2358-18832358-1883opendoar:2018-09-20T00:00Trends in Psychology - Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)false |
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