Valores Humanos e Bullying: Idade e Sexo Moderam essa Relação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro,Renan Pereira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Medeiros,Emerson Diógenes de, Pimentel,Carlos Eduardo, Soares,Ana Karla Silva, Medeiros,Hermógenes Acácio de, Gouveia,Valdiney Veloso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trends in Psychology
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Resumo: Resumo São perceptíveis as consequências graves que perpassam o bullying, sendo importante conhecer variáveis que possam predizer este padrão de comportamento entre escolares. O presente estudo objetivou conhecer em que medida os valores humanos predizem o bullying, testando o papel moderador das variáveis sexo e idade. Participaram 300 crianças (M = 11,07; DP = 1,31) de escolas públicas e particulares, as quais responderam a Escala de Comportamentos de Bullying, o Questionário dos Valores Básicos - Infantil e perguntas demográficas. Os resultados indicaram que os valores das subfunções interativa (β = -0,21, B = -0,14, IC95% = -0,23/-0,06, p < 0,001) e realização (β = 0,32, B = 0,14, IC95% = 0,09/0,20, p < 0,001) predisseram comportamentos de bullying. Posteriormente, verificou-se que estas relações não foram moderadas por sexo e idade das crianças. Conclui-se que os valores humanos são uma variável importante para compreender este tipo de comportamento agressivo entre pares, favorecendo intervenções que venham a reduzir este problema nas escolas.
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