Sondas de Discriminação na Avaliação da Aprendizagem de Relações Emergentes Nome-Objeto por Exclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trends in Psychology |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832018000402231 |
Resumo: | Resumo O responder por exclusão é um padrão de resposta robusto, entretanto, a ocorrência regular da resposta que atesta a relação condicional nome-objeto não corresponde à aprendizagem consistente da relação. Este estudo visou avaliar a aprendizagem de relações nome-objeto, após a emergência da relação condicional no responder por exclusão, empregando sondas de discriminação as quais foram expostas 19 crianças, entre 14 e 25 meses. Discriminações condicionais nome-objeto com estímulos familiares foram ensinadas para compor a linha de base. Sondas controle, de exclusão e de discriminação verificaram respectivamente o controle pela novidade dos estímulos, a emergência da relação nome-objeto e a aprendizagem da relação emergente. Se não ocorresse a aprendizagem da relação emergente, inseria-se o ensino por exclusão. Seis participantes responderam por exclusão. Sondas de discriminação atestaram a aprendizagem de duas relações nome-objeto para três participantes. Um participante respondeu consistentemente com a aprendizagem de duas relações, após o ensino da relação nome-objeto emergente. As sondas de discriminação constituíram-se em medida efetiva da aprendizagem de relações emergentes nome-objeto por crianças pequenas. |
id |
SBP-2_68a99a2ffd7b26f84ff7089ff17fbf39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2358-18832018000402231 |
network_acronym_str |
SBP-2 |
network_name_str |
Trends in Psychology |
repository_id_str |
|
spelling |
Sondas de Discriminação na Avaliação da Aprendizagem de Relações Emergentes Nome-Objeto por ExclusãoResponder por exclusãoaprendizagem por exclusãosondas de discriminaçãocriançasResumo O responder por exclusão é um padrão de resposta robusto, entretanto, a ocorrência regular da resposta que atesta a relação condicional nome-objeto não corresponde à aprendizagem consistente da relação. Este estudo visou avaliar a aprendizagem de relações nome-objeto, após a emergência da relação condicional no responder por exclusão, empregando sondas de discriminação as quais foram expostas 19 crianças, entre 14 e 25 meses. Discriminações condicionais nome-objeto com estímulos familiares foram ensinadas para compor a linha de base. Sondas controle, de exclusão e de discriminação verificaram respectivamente o controle pela novidade dos estímulos, a emergência da relação nome-objeto e a aprendizagem da relação emergente. Se não ocorresse a aprendizagem da relação emergente, inseria-se o ensino por exclusão. Seis participantes responderam por exclusão. Sondas de discriminação atestaram a aprendizagem de duas relações nome-objeto para três participantes. Um participante respondeu consistentemente com a aprendizagem de duas relações, após o ensino da relação nome-objeto emergente. As sondas de discriminação constituíram-se em medida efetiva da aprendizagem de relações emergentes nome-objeto por crianças pequenas.Sociedade Brasileira de Psicologia2018-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832018000402231Trends in Psychology v.26 n.4 2018reponame:Trends in Psychologyinstname:Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)instacron:SBP10.9788/tp2018.4-19ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Leylanne Martins Ribeiro deGil,Maria Stella Coutinho de AlcantaraGarcia,Lucas Tadeupor2018-11-28T00:00:00Zoai:scielo:S2358-18832018000402231Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-389XONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||comissaoeditorial@sbponline.org.br2358-18832358-1883opendoar:2018-11-28T00:00Trends in Psychology - Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sondas de Discriminação na Avaliação da Aprendizagem de Relações Emergentes Nome-Objeto por Exclusão |
title |
Sondas de Discriminação na Avaliação da Aprendizagem de Relações Emergentes Nome-Objeto por Exclusão |
spellingShingle |
Sondas de Discriminação na Avaliação da Aprendizagem de Relações Emergentes Nome-Objeto por Exclusão Souza,Leylanne Martins Ribeiro de Responder por exclusão aprendizagem por exclusão sondas de discriminação crianças |
title_short |
Sondas de Discriminação na Avaliação da Aprendizagem de Relações Emergentes Nome-Objeto por Exclusão |
title_full |
Sondas de Discriminação na Avaliação da Aprendizagem de Relações Emergentes Nome-Objeto por Exclusão |
title_fullStr |
Sondas de Discriminação na Avaliação da Aprendizagem de Relações Emergentes Nome-Objeto por Exclusão |
title_full_unstemmed |
Sondas de Discriminação na Avaliação da Aprendizagem de Relações Emergentes Nome-Objeto por Exclusão |
title_sort |
Sondas de Discriminação na Avaliação da Aprendizagem de Relações Emergentes Nome-Objeto por Exclusão |
author |
Souza,Leylanne Martins Ribeiro de |
author_facet |
Souza,Leylanne Martins Ribeiro de Gil,Maria Stella Coutinho de Alcantara Garcia,Lucas Tadeu |
author_role |
author |
author2 |
Gil,Maria Stella Coutinho de Alcantara Garcia,Lucas Tadeu |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza,Leylanne Martins Ribeiro de Gil,Maria Stella Coutinho de Alcantara Garcia,Lucas Tadeu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responder por exclusão aprendizagem por exclusão sondas de discriminação crianças |
topic |
Responder por exclusão aprendizagem por exclusão sondas de discriminação crianças |
description |
Resumo O responder por exclusão é um padrão de resposta robusto, entretanto, a ocorrência regular da resposta que atesta a relação condicional nome-objeto não corresponde à aprendizagem consistente da relação. Este estudo visou avaliar a aprendizagem de relações nome-objeto, após a emergência da relação condicional no responder por exclusão, empregando sondas de discriminação as quais foram expostas 19 crianças, entre 14 e 25 meses. Discriminações condicionais nome-objeto com estímulos familiares foram ensinadas para compor a linha de base. Sondas controle, de exclusão e de discriminação verificaram respectivamente o controle pela novidade dos estímulos, a emergência da relação nome-objeto e a aprendizagem da relação emergente. Se não ocorresse a aprendizagem da relação emergente, inseria-se o ensino por exclusão. Seis participantes responderam por exclusão. Sondas de discriminação atestaram a aprendizagem de duas relações nome-objeto para três participantes. Um participante respondeu consistentemente com a aprendizagem de duas relações, após o ensino da relação nome-objeto emergente. As sondas de discriminação constituíram-se em medida efetiva da aprendizagem de relações emergentes nome-objeto por crianças pequenas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832018000402231 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832018000402231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.9788/tp2018.4-19pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trends in Psychology v.26 n.4 2018 reponame:Trends in Psychology instname:Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) instacron:SBP |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) |
instacron_str |
SBP |
institution |
SBP |
reponame_str |
Trends in Psychology |
collection |
Trends in Psychology |
repository.name.fl_str_mv |
Trends in Psychology - Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||comissaoeditorial@sbponline.org.br |
_version_ |
1754734764302008320 |