Efeito da obesidade na função ventilatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boran,Perran
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Tokuc,Gulnur, Pisgin,Burcu, Oktem,Sedat, Yegin,Zeliha, Bostan,Ozlem
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal de Pediatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572007000200012
Resumo: OBJETIVO: Embora a obesidade tenha sido associada ao comprometimento grave da ventilação, a maior parte da população estudada constitui-se de adultos com obesidade mórbida. Nosso objetivo foi investigar os efeitos da obesidade leve na função ventilatória de pacientes pediátricos. MÉTODOS: Estudo transversal controlado que analisou 80 pacientes (M/F: 35/45) avaliados em nosso ambulatório, com queixa de sobrepeso, sem histórico de asma ou de outras atopias, comparando-os a um grupo controle com 50 crianças de peso normal controladas para a idade e para o sexo. A média de idade dos pacientes foi de 9,7±2,5 anos (7 a 15 anos). Todos os indivíduos foram submetidos a medições antropométricas e à espirometria. A capacidade vital forçada (CVF) e o volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) foram usados como medidas da função ventilatória. RESULTADOS: Não houve diferenças significativas nas VEF1%, CVF% e VEF1%/CVF% por grupo de estudo (p > 0,05). Apenas três pacientes tiveram alterações obstrutivas relatadas em seus testes de função pulmonar (dois tiveram alterações moderadamente graves e um teve alterações obstrutivas leves). Não houve correlação entre os parâmetros da função pulmonar e as medidas antropométricas. CONCLUSÃO: Esses dados mostram que os parâmetros do teste da função pulmonar em crianças com obesidade leve foram semelhantes àqueles das crianças com peso normal. As medidas antropométricas não mostraram nenhum efeito significativo nas medições espirométricas das crianças, como ocorreu nos adultos.
id SBPE-1_3faf4c3e0cf82ff97cb41bfd3f8e7131
oai_identifier_str oai:scielo:S0021-75572007000200012
network_acronym_str SBPE-1
network_name_str Jornal de Pediatria (Online)
repository_id_str
spelling Efeito da obesidade na função ventilatóriaObesidadefunção ventilatóriaespirometriaOBJETIVO: Embora a obesidade tenha sido associada ao comprometimento grave da ventilação, a maior parte da população estudada constitui-se de adultos com obesidade mórbida. Nosso objetivo foi investigar os efeitos da obesidade leve na função ventilatória de pacientes pediátricos. MÉTODOS: Estudo transversal controlado que analisou 80 pacientes (M/F: 35/45) avaliados em nosso ambulatório, com queixa de sobrepeso, sem histórico de asma ou de outras atopias, comparando-os a um grupo controle com 50 crianças de peso normal controladas para a idade e para o sexo. A média de idade dos pacientes foi de 9,7±2,5 anos (7 a 15 anos). Todos os indivíduos foram submetidos a medições antropométricas e à espirometria. A capacidade vital forçada (CVF) e o volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) foram usados como medidas da função ventilatória. RESULTADOS: Não houve diferenças significativas nas VEF1%, CVF% e VEF1%/CVF% por grupo de estudo (p > 0,05). Apenas três pacientes tiveram alterações obstrutivas relatadas em seus testes de função pulmonar (dois tiveram alterações moderadamente graves e um teve alterações obstrutivas leves). Não houve correlação entre os parâmetros da função pulmonar e as medidas antropométricas. CONCLUSÃO: Esses dados mostram que os parâmetros do teste da função pulmonar em crianças com obesidade leve foram semelhantes àqueles das crianças com peso normal. As medidas antropométricas não mostraram nenhum efeito significativo nas medições espirométricas das crianças, como ocorreu nos adultos.Sociedade Brasileira de Pediatria2007-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572007000200012Jornal de Pediatria v.83 n.2 2007reponame:Jornal de Pediatria (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)instacron:SBPE10.2223/JPED.1608info:eu-repo/semantics/openAccessBoran,PerranTokuc,GulnurPisgin,BurcuOktem,SedatYegin,ZelihaBostan,Ozlempor2007-05-10T00:00:00Zoai:scielo:S0021-75572007000200012Revistahttp://www.jped.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jped@jped.com.br1678-47820021-7557opendoar:2007-05-10T00:00Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da obesidade na função ventilatória
title Efeito da obesidade na função ventilatória
spellingShingle Efeito da obesidade na função ventilatória
Boran,Perran
Obesidade
função ventilatória
espirometria
title_short Efeito da obesidade na função ventilatória
title_full Efeito da obesidade na função ventilatória
title_fullStr Efeito da obesidade na função ventilatória
title_full_unstemmed Efeito da obesidade na função ventilatória
title_sort Efeito da obesidade na função ventilatória
author Boran,Perran
author_facet Boran,Perran
Tokuc,Gulnur
Pisgin,Burcu
Oktem,Sedat
Yegin,Zeliha
Bostan,Ozlem
author_role author
author2 Tokuc,Gulnur
Pisgin,Burcu
Oktem,Sedat
Yegin,Zeliha
Bostan,Ozlem
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boran,Perran
Tokuc,Gulnur
Pisgin,Burcu
Oktem,Sedat
Yegin,Zeliha
Bostan,Ozlem
dc.subject.por.fl_str_mv Obesidade
função ventilatória
espirometria
topic Obesidade
função ventilatória
espirometria
description OBJETIVO: Embora a obesidade tenha sido associada ao comprometimento grave da ventilação, a maior parte da população estudada constitui-se de adultos com obesidade mórbida. Nosso objetivo foi investigar os efeitos da obesidade leve na função ventilatória de pacientes pediátricos. MÉTODOS: Estudo transversal controlado que analisou 80 pacientes (M/F: 35/45) avaliados em nosso ambulatório, com queixa de sobrepeso, sem histórico de asma ou de outras atopias, comparando-os a um grupo controle com 50 crianças de peso normal controladas para a idade e para o sexo. A média de idade dos pacientes foi de 9,7±2,5 anos (7 a 15 anos). Todos os indivíduos foram submetidos a medições antropométricas e à espirometria. A capacidade vital forçada (CVF) e o volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) foram usados como medidas da função ventilatória. RESULTADOS: Não houve diferenças significativas nas VEF1%, CVF% e VEF1%/CVF% por grupo de estudo (p > 0,05). Apenas três pacientes tiveram alterações obstrutivas relatadas em seus testes de função pulmonar (dois tiveram alterações moderadamente graves e um teve alterações obstrutivas leves). Não houve correlação entre os parâmetros da função pulmonar e as medidas antropométricas. CONCLUSÃO: Esses dados mostram que os parâmetros do teste da função pulmonar em crianças com obesidade leve foram semelhantes àqueles das crianças com peso normal. As medidas antropométricas não mostraram nenhum efeito significativo nas medições espirométricas das crianças, como ocorreu nos adultos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572007000200012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572007000200012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.2223/JPED.1608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
dc.source.none.fl_str_mv Jornal de Pediatria v.83 n.2 2007
reponame:Jornal de Pediatria (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron:SBPE
instname_str Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron_str SBPE
institution SBPE
reponame_str Jornal de Pediatria (Online)
collection Jornal de Pediatria (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
repository.mail.fl_str_mv ||jped@jped.com.br
_version_ 1752122316752420864