Prevalência de inatividade física e fatores associados em estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Jornal de Pediatria (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572009000400006 |
Resumo: | OBJETIVO: Descrever a prevalência de inatividade física e os fatores associados em estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais da cidade de São Paulo (SP). MÉTODOS: Foram selecionadas aleatoriamente 16 escolas públicas estaduais considerando as regiões geográficas da cidade de São Paulo (norte, sul, leste e oeste). A amostra foi de 3.845 estudantes do ensino médio no ano de 2006. Inatividade física foi mensurada com o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ curto) e definida como praticar atividade física moderada e/ou vigorosa por um período menor que 300 minutos por semana. As variáveis independentes analisadas foram: gênero, idade, nível socioeconômico, região geográfica da cidade de São Paulo, conhecimento do programa Agita São Paulo, participação nas aulas de educação física escolar, uso de tabaco, ingestão de bebidas alcoólicas e tempo diário assistindo televisão. Foi utilizada a regressão de Poisson com três níveis para entrada de variáveis, com nível de significância de p < 0,05. RESULTADOS: A prevalência geral de inatividade física em adolescentes da cidade de São Paulo foi de 62,5% (IC95% 60,5-64,1). Os fatores associados à inatividade física foram o gênero, idade, nível socioeconômico, região geográfica da cidade de São Paulo, não conhecer o programa Agita São Paulo, não participar das aulas de educação física, uso de tabaco, ingestão de bebidas alcoólicas e tempo diário de televisão. CONCLUSÃO: A prevalência de inatividade física em adolescentes de São Paulo foi elevada em todas as regiões geográficas, além de fatores sociodemográficos e comportamentais contribuírem significativamente com a inatividade física. |
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