Seqüência de Robin: protocolo único de tratamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques,Ilza L.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Sousa,Telma V. de, Carneiro,Arakem F., Peres,Suely P. de B. A., Barbieri,Marco A., Bettiol,Heloisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal de Pediatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572005000100005
Resumo: OBJETIVO: Apresentar protocolo único que possa atender tanto às dificuldades respiratórias como às dificuldades alimentares dos neonatos e lactentes com seqüência de Robin. FONTE DE DADOS: O artigo foi desenvolvido tomando como base as publicações mais recentes disponíveis em bancos de dados bibliográficos e livros que discutem o tratamento da seqüência de Robin, em especial os estudos realizados no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC/USP). SÍNTESE DE DADOS: O artigo apresenta os aspectos morfológicos e genéticos da seqüência de Robin e conceitos sobre nasofaringoscopia e suas implicações clínicas, discute o tratamento das dificuldades respiratórias e alimentares e apresenta um protocolo único para atender a todos os casos de seqüência de Robin, independentemente de sua gravidade e complexidade. CONCLUSÕES: A seqüência de Robin não é somente uma patologia obstrutiva anatômica para ser resolvida com procedimentos cirúrgicos, mas os conhecimentos sobre crescimento e desenvolvimento devem ser aplicados por uma equipe multidisciplinar, porque possibilitam a rápida recuperação da permeabilidade das vias aéreas e da capacidade de alimentação oral, evitando-se, muitas vezes, os procedimentos cirúrgicos e seus riscos, principalmente quando realizados em neonatos e lactentes pequenos.
id SBPE-1_7139ffe4a4b35613d917d809c4d8ba6e
oai_identifier_str oai:scielo:S0021-75572005000100005
network_acronym_str SBPE-1
network_name_str Jornal de Pediatria (Online)
repository_id_str
spelling Seqüência de Robin: protocolo único de tratamentoSíndrome de Pierre Robincrescimentofissura palatinaobstrução das vias respiratóriasOBJETIVO: Apresentar protocolo único que possa atender tanto às dificuldades respiratórias como às dificuldades alimentares dos neonatos e lactentes com seqüência de Robin. FONTE DE DADOS: O artigo foi desenvolvido tomando como base as publicações mais recentes disponíveis em bancos de dados bibliográficos e livros que discutem o tratamento da seqüência de Robin, em especial os estudos realizados no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC/USP). SÍNTESE DE DADOS: O artigo apresenta os aspectos morfológicos e genéticos da seqüência de Robin e conceitos sobre nasofaringoscopia e suas implicações clínicas, discute o tratamento das dificuldades respiratórias e alimentares e apresenta um protocolo único para atender a todos os casos de seqüência de Robin, independentemente de sua gravidade e complexidade. CONCLUSÕES: A seqüência de Robin não é somente uma patologia obstrutiva anatômica para ser resolvida com procedimentos cirúrgicos, mas os conhecimentos sobre crescimento e desenvolvimento devem ser aplicados por uma equipe multidisciplinar, porque possibilitam a rápida recuperação da permeabilidade das vias aéreas e da capacidade de alimentação oral, evitando-se, muitas vezes, os procedimentos cirúrgicos e seus riscos, principalmente quando realizados em neonatos e lactentes pequenos.Sociedade Brasileira de Pediatria2005-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572005000100005Jornal de Pediatria v.81 n.1 2005reponame:Jornal de Pediatria (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)instacron:SBPE10.1590/S0021-75572005000100005info:eu-repo/semantics/openAccessMarques,Ilza L.Sousa,Telma V. deCarneiro,Arakem F.Peres,Suely P. de B. A.Barbieri,Marco A.Bettiol,Heloisapor2005-06-23T00:00:00Zoai:scielo:S0021-75572005000100005Revistahttp://www.jped.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jped@jped.com.br1678-47820021-7557opendoar:2005-06-23T00:00Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)false
dc.title.none.fl_str_mv Seqüência de Robin: protocolo único de tratamento
title Seqüência de Robin: protocolo único de tratamento
spellingShingle Seqüência de Robin: protocolo único de tratamento
Marques,Ilza L.
Síndrome de Pierre Robin
crescimento
fissura palatina
obstrução das vias respiratórias
title_short Seqüência de Robin: protocolo único de tratamento
title_full Seqüência de Robin: protocolo único de tratamento
title_fullStr Seqüência de Robin: protocolo único de tratamento
title_full_unstemmed Seqüência de Robin: protocolo único de tratamento
title_sort Seqüência de Robin: protocolo único de tratamento
author Marques,Ilza L.
author_facet Marques,Ilza L.
Sousa,Telma V. de
Carneiro,Arakem F.
Peres,Suely P. de B. A.
Barbieri,Marco A.
Bettiol,Heloisa
author_role author
author2 Sousa,Telma V. de
Carneiro,Arakem F.
Peres,Suely P. de B. A.
Barbieri,Marco A.
Bettiol,Heloisa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques,Ilza L.
Sousa,Telma V. de
Carneiro,Arakem F.
Peres,Suely P. de B. A.
Barbieri,Marco A.
Bettiol,Heloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Pierre Robin
crescimento
fissura palatina
obstrução das vias respiratórias
topic Síndrome de Pierre Robin
crescimento
fissura palatina
obstrução das vias respiratórias
description OBJETIVO: Apresentar protocolo único que possa atender tanto às dificuldades respiratórias como às dificuldades alimentares dos neonatos e lactentes com seqüência de Robin. FONTE DE DADOS: O artigo foi desenvolvido tomando como base as publicações mais recentes disponíveis em bancos de dados bibliográficos e livros que discutem o tratamento da seqüência de Robin, em especial os estudos realizados no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC/USP). SÍNTESE DE DADOS: O artigo apresenta os aspectos morfológicos e genéticos da seqüência de Robin e conceitos sobre nasofaringoscopia e suas implicações clínicas, discute o tratamento das dificuldades respiratórias e alimentares e apresenta um protocolo único para atender a todos os casos de seqüência de Robin, independentemente de sua gravidade e complexidade. CONCLUSÕES: A seqüência de Robin não é somente uma patologia obstrutiva anatômica para ser resolvida com procedimentos cirúrgicos, mas os conhecimentos sobre crescimento e desenvolvimento devem ser aplicados por uma equipe multidisciplinar, porque possibilitam a rápida recuperação da permeabilidade das vias aéreas e da capacidade de alimentação oral, evitando-se, muitas vezes, os procedimentos cirúrgicos e seus riscos, principalmente quando realizados em neonatos e lactentes pequenos.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572005000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572005000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0021-75572005000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
dc.source.none.fl_str_mv Jornal de Pediatria v.81 n.1 2005
reponame:Jornal de Pediatria (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron:SBPE
instname_str Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron_str SBPE
institution SBPE
reponame_str Jornal de Pediatria (Online)
collection Jornal de Pediatria (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
repository.mail.fl_str_mv ||jped@jped.com.br
_version_ 1752122315601084416