Encefalite anti-receptor N-metil-D-aspartato na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borlot,Felippe
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Santos,Mara Lucia F., Bandeira,Marcia, Liberalesso,Paulo B., Kok,Fernando, Löhr Jr.,Alfredo, Reed,Umbertina C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal de Pediatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572012000300015
Resumo: OBJETIVO: Discutir o diagnóstico diferencial das encefalites além daquelas de etiologia infecciosa, e alertar os pediatras para a possibilidade do diagnóstico de encefalite anti-receptor N-metil-D-aspartato (rNMDA) na população pediátrica, destacando suas principais características clínicas. DESCRIÇÃO: Três pacientes apresentaram-se com uma síndrome neuropsiquiátrica inicial seguida de encefalopatia e transtornos de movimento. As características neuropsiquiátricas iniciais se desenvolveram ao longo de dias ou semanas, com mudanças comportamentais, ansiedade, confusão mental e regressão da fala. Em seguida, os pacientes evoluíram com distúrbios de movimento, caracterizados por coreoatetose ou distonia, acometendo a região orofacial e os membros. Após a exclusão das principais causas de encefalite, foram identificados anticorpos anti-rNMDA no soro e no líquido cefalorraquidiano. Não foram detectadas neoplasias durante a investigação etiológica. Os pacientes foram submetidos a imunossupressão, e dois deles tiveram uma recuperação neurológica completa. Um deles ainda apresenta uma postura distônica leve em um dos membros. COMENTÁRIOS: Os sinais clínicos de encefalite anti-rNMDA em crianças são semelhantes aos anteriormente descritos em adultos. Tumores geralmente não são detectados nessa idade. O diagnóstico de encefalite anti-rNMDA deve ser abordado após a exclusão de outras causas de encefalite na infância, como as de origem infecciosa. Pediatras devem estar atentos a essa condição autoimune passível de tratamento.
id SBPE-1_81be68ce270c1f088b1f9f29f74f4490
oai_identifier_str oai:scielo:S0021-75572012000300015
network_acronym_str SBPE-1
network_name_str Jornal de Pediatria (Online)
repository_id_str
spelling Encefalite anti-receptor N-metil-D-aspartato na infânciaEncefaliteanticorpos anti-receptor N-metil-D-aspartatoinfânciaOBJETIVO: Discutir o diagnóstico diferencial das encefalites além daquelas de etiologia infecciosa, e alertar os pediatras para a possibilidade do diagnóstico de encefalite anti-receptor N-metil-D-aspartato (rNMDA) na população pediátrica, destacando suas principais características clínicas. DESCRIÇÃO: Três pacientes apresentaram-se com uma síndrome neuropsiquiátrica inicial seguida de encefalopatia e transtornos de movimento. As características neuropsiquiátricas iniciais se desenvolveram ao longo de dias ou semanas, com mudanças comportamentais, ansiedade, confusão mental e regressão da fala. Em seguida, os pacientes evoluíram com distúrbios de movimento, caracterizados por coreoatetose ou distonia, acometendo a região orofacial e os membros. Após a exclusão das principais causas de encefalite, foram identificados anticorpos anti-rNMDA no soro e no líquido cefalorraquidiano. Não foram detectadas neoplasias durante a investigação etiológica. Os pacientes foram submetidos a imunossupressão, e dois deles tiveram uma recuperação neurológica completa. Um deles ainda apresenta uma postura distônica leve em um dos membros. COMENTÁRIOS: Os sinais clínicos de encefalite anti-rNMDA em crianças são semelhantes aos anteriormente descritos em adultos. Tumores geralmente não são detectados nessa idade. O diagnóstico de encefalite anti-rNMDA deve ser abordado após a exclusão de outras causas de encefalite na infância, como as de origem infecciosa. Pediatras devem estar atentos a essa condição autoimune passível de tratamento.Sociedade Brasileira de Pediatria2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572012000300015Jornal de Pediatria v.88 n.3 2012reponame:Jornal de Pediatria (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)instacron:SBPE10.2223/JPED.2172info:eu-repo/semantics/openAccessBorlot,FelippeSantos,Mara Lucia F.Bandeira,MarciaLiberalesso,Paulo B.Kok,FernandoLöhr Jr.,AlfredoReed,Umbertina C.por2012-07-05T00:00:00Zoai:scielo:S0021-75572012000300015Revistahttp://www.jped.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jped@jped.com.br1678-47820021-7557opendoar:2012-07-05T00:00Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)false
dc.title.none.fl_str_mv Encefalite anti-receptor N-metil-D-aspartato na infância
title Encefalite anti-receptor N-metil-D-aspartato na infância
spellingShingle Encefalite anti-receptor N-metil-D-aspartato na infância
Borlot,Felippe
Encefalite
anticorpos anti-receptor N-metil-D-aspartato
infância
title_short Encefalite anti-receptor N-metil-D-aspartato na infância
title_full Encefalite anti-receptor N-metil-D-aspartato na infância
title_fullStr Encefalite anti-receptor N-metil-D-aspartato na infância
title_full_unstemmed Encefalite anti-receptor N-metil-D-aspartato na infância
title_sort Encefalite anti-receptor N-metil-D-aspartato na infância
author Borlot,Felippe
author_facet Borlot,Felippe
Santos,Mara Lucia F.
Bandeira,Marcia
Liberalesso,Paulo B.
Kok,Fernando
Löhr Jr.,Alfredo
Reed,Umbertina C.
author_role author
author2 Santos,Mara Lucia F.
Bandeira,Marcia
Liberalesso,Paulo B.
Kok,Fernando
Löhr Jr.,Alfredo
Reed,Umbertina C.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borlot,Felippe
Santos,Mara Lucia F.
Bandeira,Marcia
Liberalesso,Paulo B.
Kok,Fernando
Löhr Jr.,Alfredo
Reed,Umbertina C.
dc.subject.por.fl_str_mv Encefalite
anticorpos anti-receptor N-metil-D-aspartato
infância
topic Encefalite
anticorpos anti-receptor N-metil-D-aspartato
infância
description OBJETIVO: Discutir o diagnóstico diferencial das encefalites além daquelas de etiologia infecciosa, e alertar os pediatras para a possibilidade do diagnóstico de encefalite anti-receptor N-metil-D-aspartato (rNMDA) na população pediátrica, destacando suas principais características clínicas. DESCRIÇÃO: Três pacientes apresentaram-se com uma síndrome neuropsiquiátrica inicial seguida de encefalopatia e transtornos de movimento. As características neuropsiquiátricas iniciais se desenvolveram ao longo de dias ou semanas, com mudanças comportamentais, ansiedade, confusão mental e regressão da fala. Em seguida, os pacientes evoluíram com distúrbios de movimento, caracterizados por coreoatetose ou distonia, acometendo a região orofacial e os membros. Após a exclusão das principais causas de encefalite, foram identificados anticorpos anti-rNMDA no soro e no líquido cefalorraquidiano. Não foram detectadas neoplasias durante a investigação etiológica. Os pacientes foram submetidos a imunossupressão, e dois deles tiveram uma recuperação neurológica completa. Um deles ainda apresenta uma postura distônica leve em um dos membros. COMENTÁRIOS: Os sinais clínicos de encefalite anti-rNMDA em crianças são semelhantes aos anteriormente descritos em adultos. Tumores geralmente não são detectados nessa idade. O diagnóstico de encefalite anti-rNMDA deve ser abordado após a exclusão de outras causas de encefalite na infância, como as de origem infecciosa. Pediatras devem estar atentos a essa condição autoimune passível de tratamento.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572012000300015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572012000300015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.2223/JPED.2172
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
dc.source.none.fl_str_mv Jornal de Pediatria v.88 n.3 2012
reponame:Jornal de Pediatria (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron:SBPE
instname_str Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron_str SBPE
institution SBPE
reponame_str Jornal de Pediatria (Online)
collection Jornal de Pediatria (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
repository.mail.fl_str_mv ||jped@jped.com.br
_version_ 1752122318684946432