Importância dos minerais na alimentação do pré-termo extremo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade,Cleide E. P.
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal de Pediatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572005000200006
Resumo: OBJETIVO: Revisão crítica da literatura sobre os minerais cálcio, fósforo e microelementos na nutrição do pré-termo extremo, considerando a importância no crescimento, mineralização óssea e como componente de dietas. FONTES DOS DADOS: Utilizamos o banco de dados MEDLINE e o Cochrane Database of Systematic Reviews, de 1994 a 2004. Selecionamos artigos com enfoques originais, artigos de revisão e livros específicos. SÍNTESE DOS DADOS: As dificuldades na nutrição de prematuros extremos aumentam a freqüência de prematuros com restrição de crescimento, cujas conseqüências futuras estão para serem determinadas. Todavia, há pouca literatura sobre minerais, especialmente sobre micronutrientes na nutrição do pré-termo extremo, considerando-se o deficiente armazenamento e a importância destes em nutrição. O principal enfoque desta revisão foi sobre o cálcio e o fósforo na mineralização óssea e na suplementação em nutrição parenteral e enteral, bem como a avaliação crítica da nutrição pós-alta sobre a mineralização óssea. São abordadas as necessidades de micronutrientes, principalmente selênio e zinco, e a função antioxidante do selênio na provável prevenção de doenças do prematuro com atuação de radicais livres. CONCLUSÃO: Considerando os baixos estoques de minerais em prematuros extremos, há necessidade de mais pesquisas sobre minerais na nutrição destes prematuros para definir suas reais necessidades, os aspectos metabólicos, bem como aplicar os conhecimentos na formulação de dietas que permitam prevenir quadros de deficiência e conseqüências a longo prazo. Ainda há controvérsias sobre a influência de fórmulas pós-alta sobre a evolução da doença óssea da prematuridade.
id SBPE-1_9135c65624110873484148bb57e79671
oai_identifier_str oai:scielo:S0021-75572005000200006
network_acronym_str SBPE-1
network_name_str Jornal de Pediatria (Online)
repository_id_str
spelling Importância dos minerais na alimentação do pré-termo extremoPrematuromineraiscálcioselêniomicronutrientesnutriçãoOBJETIVO: Revisão crítica da literatura sobre os minerais cálcio, fósforo e microelementos na nutrição do pré-termo extremo, considerando a importância no crescimento, mineralização óssea e como componente de dietas. FONTES DOS DADOS: Utilizamos o banco de dados MEDLINE e o Cochrane Database of Systematic Reviews, de 1994 a 2004. Selecionamos artigos com enfoques originais, artigos de revisão e livros específicos. SÍNTESE DOS DADOS: As dificuldades na nutrição de prematuros extremos aumentam a freqüência de prematuros com restrição de crescimento, cujas conseqüências futuras estão para serem determinadas. Todavia, há pouca literatura sobre minerais, especialmente sobre micronutrientes na nutrição do pré-termo extremo, considerando-se o deficiente armazenamento e a importância destes em nutrição. O principal enfoque desta revisão foi sobre o cálcio e o fósforo na mineralização óssea e na suplementação em nutrição parenteral e enteral, bem como a avaliação crítica da nutrição pós-alta sobre a mineralização óssea. São abordadas as necessidades de micronutrientes, principalmente selênio e zinco, e a função antioxidante do selênio na provável prevenção de doenças do prematuro com atuação de radicais livres. CONCLUSÃO: Considerando os baixos estoques de minerais em prematuros extremos, há necessidade de mais pesquisas sobre minerais na nutrição destes prematuros para definir suas reais necessidades, os aspectos metabólicos, bem como aplicar os conhecimentos na formulação de dietas que permitam prevenir quadros de deficiência e conseqüências a longo prazo. Ainda há controvérsias sobre a influência de fórmulas pós-alta sobre a evolução da doença óssea da prematuridade.Sociedade Brasileira de Pediatria2005-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572005000200006Jornal de Pediatria v.81 n.1 suppl.1 2005reponame:Jornal de Pediatria (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)instacron:SBPE10.1590/S0021-75572005000200006info:eu-repo/semantics/openAccessTrindade,Cleide E. P.por2008-04-01T00:00:00Zoai:scielo:S0021-75572005000200006Revistahttp://www.jped.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jped@jped.com.br1678-47820021-7557opendoar:2008-04-01T00:00Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)false
dc.title.none.fl_str_mv Importância dos minerais na alimentação do pré-termo extremo
title Importância dos minerais na alimentação do pré-termo extremo
spellingShingle Importância dos minerais na alimentação do pré-termo extremo
Trindade,Cleide E. P.
Prematuro
minerais
cálcio
selênio
micronutrientes
nutrição
title_short Importância dos minerais na alimentação do pré-termo extremo
title_full Importância dos minerais na alimentação do pré-termo extremo
title_fullStr Importância dos minerais na alimentação do pré-termo extremo
title_full_unstemmed Importância dos minerais na alimentação do pré-termo extremo
title_sort Importância dos minerais na alimentação do pré-termo extremo
author Trindade,Cleide E. P.
author_facet Trindade,Cleide E. P.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade,Cleide E. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Prematuro
minerais
cálcio
selênio
micronutrientes
nutrição
topic Prematuro
minerais
cálcio
selênio
micronutrientes
nutrição
description OBJETIVO: Revisão crítica da literatura sobre os minerais cálcio, fósforo e microelementos na nutrição do pré-termo extremo, considerando a importância no crescimento, mineralização óssea e como componente de dietas. FONTES DOS DADOS: Utilizamos o banco de dados MEDLINE e o Cochrane Database of Systematic Reviews, de 1994 a 2004. Selecionamos artigos com enfoques originais, artigos de revisão e livros específicos. SÍNTESE DOS DADOS: As dificuldades na nutrição de prematuros extremos aumentam a freqüência de prematuros com restrição de crescimento, cujas conseqüências futuras estão para serem determinadas. Todavia, há pouca literatura sobre minerais, especialmente sobre micronutrientes na nutrição do pré-termo extremo, considerando-se o deficiente armazenamento e a importância destes em nutrição. O principal enfoque desta revisão foi sobre o cálcio e o fósforo na mineralização óssea e na suplementação em nutrição parenteral e enteral, bem como a avaliação crítica da nutrição pós-alta sobre a mineralização óssea. São abordadas as necessidades de micronutrientes, principalmente selênio e zinco, e a função antioxidante do selênio na provável prevenção de doenças do prematuro com atuação de radicais livres. CONCLUSÃO: Considerando os baixos estoques de minerais em prematuros extremos, há necessidade de mais pesquisas sobre minerais na nutrição destes prematuros para definir suas reais necessidades, os aspectos metabólicos, bem como aplicar os conhecimentos na formulação de dietas que permitam prevenir quadros de deficiência e conseqüências a longo prazo. Ainda há controvérsias sobre a influência de fórmulas pós-alta sobre a evolução da doença óssea da prematuridade.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572005000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572005000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0021-75572005000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
dc.source.none.fl_str_mv Jornal de Pediatria v.81 n.1 suppl.1 2005
reponame:Jornal de Pediatria (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron:SBPE
instname_str Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron_str SBPE
institution SBPE
reponame_str Jornal de Pediatria (Online)
collection Jornal de Pediatria (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
repository.mail.fl_str_mv ||jped@jped.com.br
_version_ 1752122315883151360