Função respiratória em filhos de mães asmáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valadares,Marco A.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gurgel,Ricardo Q., Melo,Enaldo V., Guimarães,Alzira M.D.N., Guedes,Kildane M.A., Rocha,Neuly A.F., Almeida,Maria L.D.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal de Pediatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572013000200009
Resumo: OBJETIVO: Avaliar a função pulmonar e as manifestações clínicas sugestivas de asma em filhos de mães com diagnóstico médico referido de asma. MÉTODOS: Estudo observacional transversal analítico aninhado a uma coorte de 4.757 parturientes. Foram avaliadas 86 crianças aos seis anos de idade, filhas de mães com diagnóstico médico de asma antes da gestação. Foram coletadas informações referentes a sintomatologias clínicas de atopias e doenças respiratórias, variáveis socioeconômicas e de exposição; tendo sido as crianças submetidas à espirometria. RESULTADOS: Foram encontrados 30,3% de alterações espirométricas, havendo predomínio do diagnóstico de asma nos que apresentaram padrão obstrutivo. Diagnóstico médico pregresso de asma ocorreu em 9,3% das crianças; contudo, o diagnóstico estabelecido a partir da presença e frequência dos sintomas de asma representou 18,6%. Das 86 crianças participantes, 37,2% tiveram um escore de cinco ou mais pontos no questionário ISAAC, estando isso associado à alteração do padrão espirométrico (p = 0,002). Após a regressão logística múltipla, maior escolaridade paterna, maior número de quartos no domicílio e o fato de a mãe não ter apresentado "chiado" durante a gestação foram estatisticamente significantes como fatores protetores para a presença de distúrbio ventilatório à espirometria. CONCLUSÕES: A frequência de alterações do teste espirométrico em filhos de mães asmáticas foi alta, com o padrão restritivo ocorrendo mais vezes que o obstrutivo. Houve uma maior ocorrência de exames obstrutivos naqueles que apresentavam sintomatologia clínica de asma, com uma frequência de diagnóstico clínico de asma superior à encontrada na literatura.
id SBPE-1_aed934c084161c20ce57ede117235bec
oai_identifier_str oai:scielo:S0021-75572013000200009
network_acronym_str SBPE-1
network_name_str Jornal de Pediatria (Online)
repository_id_str
spelling Função respiratória em filhos de mães asmáticasAsmaCriançaEspirometriaOBJETIVO: Avaliar a função pulmonar e as manifestações clínicas sugestivas de asma em filhos de mães com diagnóstico médico referido de asma. MÉTODOS: Estudo observacional transversal analítico aninhado a uma coorte de 4.757 parturientes. Foram avaliadas 86 crianças aos seis anos de idade, filhas de mães com diagnóstico médico de asma antes da gestação. Foram coletadas informações referentes a sintomatologias clínicas de atopias e doenças respiratórias, variáveis socioeconômicas e de exposição; tendo sido as crianças submetidas à espirometria. RESULTADOS: Foram encontrados 30,3% de alterações espirométricas, havendo predomínio do diagnóstico de asma nos que apresentaram padrão obstrutivo. Diagnóstico médico pregresso de asma ocorreu em 9,3% das crianças; contudo, o diagnóstico estabelecido a partir da presença e frequência dos sintomas de asma representou 18,6%. Das 86 crianças participantes, 37,2% tiveram um escore de cinco ou mais pontos no questionário ISAAC, estando isso associado à alteração do padrão espirométrico (p = 0,002). Após a regressão logística múltipla, maior escolaridade paterna, maior número de quartos no domicílio e o fato de a mãe não ter apresentado "chiado" durante a gestação foram estatisticamente significantes como fatores protetores para a presença de distúrbio ventilatório à espirometria. CONCLUSÕES: A frequência de alterações do teste espirométrico em filhos de mães asmáticas foi alta, com o padrão restritivo ocorrendo mais vezes que o obstrutivo. Houve uma maior ocorrência de exames obstrutivos naqueles que apresentavam sintomatologia clínica de asma, com uma frequência de diagnóstico clínico de asma superior à encontrada na literatura.Sociedade Brasileira de Pediatria2013-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572013000200009Jornal de Pediatria v.89 n.2 2013reponame:Jornal de Pediatria (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)instacron:SBPE10.1016/j.jped.2013.03.007info:eu-repo/semantics/openAccessValadares,Marco A.Gurgel,Ricardo Q.Melo,Enaldo V.Guimarães,Alzira M.D.N.Guedes,Kildane M.A.Rocha,Neuly A.F.Almeida,Maria L.D.por2013-04-22T00:00:00Zoai:scielo:S0021-75572013000200009Revistahttp://www.jped.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jped@jped.com.br1678-47820021-7557opendoar:2013-04-22T00:00Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)false
dc.title.none.fl_str_mv Função respiratória em filhos de mães asmáticas
title Função respiratória em filhos de mães asmáticas
spellingShingle Função respiratória em filhos de mães asmáticas
Valadares,Marco A.
Asma
Criança
Espirometria
title_short Função respiratória em filhos de mães asmáticas
title_full Função respiratória em filhos de mães asmáticas
title_fullStr Função respiratória em filhos de mães asmáticas
title_full_unstemmed Função respiratória em filhos de mães asmáticas
title_sort Função respiratória em filhos de mães asmáticas
author Valadares,Marco A.
author_facet Valadares,Marco A.
Gurgel,Ricardo Q.
Melo,Enaldo V.
Guimarães,Alzira M.D.N.
Guedes,Kildane M.A.
Rocha,Neuly A.F.
Almeida,Maria L.D.
author_role author
author2 Gurgel,Ricardo Q.
Melo,Enaldo V.
Guimarães,Alzira M.D.N.
Guedes,Kildane M.A.
Rocha,Neuly A.F.
Almeida,Maria L.D.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valadares,Marco A.
Gurgel,Ricardo Q.
Melo,Enaldo V.
Guimarães,Alzira M.D.N.
Guedes,Kildane M.A.
Rocha,Neuly A.F.
Almeida,Maria L.D.
dc.subject.por.fl_str_mv Asma
Criança
Espirometria
topic Asma
Criança
Espirometria
description OBJETIVO: Avaliar a função pulmonar e as manifestações clínicas sugestivas de asma em filhos de mães com diagnóstico médico referido de asma. MÉTODOS: Estudo observacional transversal analítico aninhado a uma coorte de 4.757 parturientes. Foram avaliadas 86 crianças aos seis anos de idade, filhas de mães com diagnóstico médico de asma antes da gestação. Foram coletadas informações referentes a sintomatologias clínicas de atopias e doenças respiratórias, variáveis socioeconômicas e de exposição; tendo sido as crianças submetidas à espirometria. RESULTADOS: Foram encontrados 30,3% de alterações espirométricas, havendo predomínio do diagnóstico de asma nos que apresentaram padrão obstrutivo. Diagnóstico médico pregresso de asma ocorreu em 9,3% das crianças; contudo, o diagnóstico estabelecido a partir da presença e frequência dos sintomas de asma representou 18,6%. Das 86 crianças participantes, 37,2% tiveram um escore de cinco ou mais pontos no questionário ISAAC, estando isso associado à alteração do padrão espirométrico (p = 0,002). Após a regressão logística múltipla, maior escolaridade paterna, maior número de quartos no domicílio e o fato de a mãe não ter apresentado "chiado" durante a gestação foram estatisticamente significantes como fatores protetores para a presença de distúrbio ventilatório à espirometria. CONCLUSÕES: A frequência de alterações do teste espirométrico em filhos de mães asmáticas foi alta, com o padrão restritivo ocorrendo mais vezes que o obstrutivo. Houve uma maior ocorrência de exames obstrutivos naqueles que apresentavam sintomatologia clínica de asma, com uma frequência de diagnóstico clínico de asma superior à encontrada na literatura.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572013000200009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572013000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1016/j.jped.2013.03.007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
dc.source.none.fl_str_mv Jornal de Pediatria v.89 n.2 2013
reponame:Jornal de Pediatria (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron:SBPE
instname_str Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron_str SBPE
institution SBPE
reponame_str Jornal de Pediatria (Online)
collection Jornal de Pediatria (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
repository.mail.fl_str_mv ||jped@jped.com.br
_version_ 1752122319054045184