Alterações ecocardiográficas em crianças com distúrbios respiratórios obstrutivos no sono

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber,Silke Anna Theresa
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Montovani,Jair Cortez, Matsubara,Beatriz, Fioretto,José Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal de Pediatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572007000800007
Resumo: OBJETIVOS: Avaliar a morfologia e função cardíaca através do ecocardiograma em crianças com obstrução respiratória no sono. MÉTODOS: Foram estudadas 40 crianças de ambos os sexos, com idade entre 3 e 11 anos, sendo que 30 apresentavam obstrução respiratória no sono (grupo I) e 10 crianças eram controles saudáveis (grupo II). Os dois grupos eram semelhantes quanto a gênero, idade, peso e altura. As 40 crianças realizaram ecocardiograma, visando às quatro câmaras em sístole e diástole, com atenção especial ao ventrículo direito. Os dados obtidos foram comparados através do teste t de Student (p < 0,05). RESULTADOS: Observou-se, no grupo I, aumento do diâmetro e da área do ventrículo direito em sístole e diástole. A variação entre sístole e diástole da área do ventrículo direito era menor. Em ventrículo esquerdo, foi observada diminuição do diâmetro diastólico, uma menor fração de ejeção e um encurtamento menor. CONCLUSÕES: As alterações morfológicas e funcionais cardíacas encontradas em ventrículo direito e ventrículo esquerdo sugerem que obstrução respiratória no sono em crianças pode levar a repercussões cardiovasculares. Estas alterações podem expor as crianças a um maior risco anestésico e cirúrgico.
id SBPE-1_d25d8e0fa5721bf7c92a44bb690377b1
oai_identifier_str oai:scielo:S0021-75572007000800007
network_acronym_str SBPE-1
network_name_str Jornal de Pediatria (Online)
repository_id_str
spelling Alterações ecocardiográficas em crianças com distúrbios respiratórios obstrutivos no sonoApnéia do sono obstrutivacriançaecocardiografiaOBJETIVOS: Avaliar a morfologia e função cardíaca através do ecocardiograma em crianças com obstrução respiratória no sono. MÉTODOS: Foram estudadas 40 crianças de ambos os sexos, com idade entre 3 e 11 anos, sendo que 30 apresentavam obstrução respiratória no sono (grupo I) e 10 crianças eram controles saudáveis (grupo II). Os dois grupos eram semelhantes quanto a gênero, idade, peso e altura. As 40 crianças realizaram ecocardiograma, visando às quatro câmaras em sístole e diástole, com atenção especial ao ventrículo direito. Os dados obtidos foram comparados através do teste t de Student (p < 0,05). RESULTADOS: Observou-se, no grupo I, aumento do diâmetro e da área do ventrículo direito em sístole e diástole. A variação entre sístole e diástole da área do ventrículo direito era menor. Em ventrículo esquerdo, foi observada diminuição do diâmetro diastólico, uma menor fração de ejeção e um encurtamento menor. CONCLUSÕES: As alterações morfológicas e funcionais cardíacas encontradas em ventrículo direito e ventrículo esquerdo sugerem que obstrução respiratória no sono em crianças pode levar a repercussões cardiovasculares. Estas alterações podem expor as crianças a um maior risco anestésico e cirúrgico.Sociedade Brasileira de Pediatria2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572007000800007Jornal de Pediatria v.83 n.6 2007reponame:Jornal de Pediatria (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)instacron:SBPE10.1590/S0021-75572007000800007info:eu-repo/semantics/openAccessWeber,Silke Anna TheresaMontovani,Jair CortezMatsubara,BeatrizFioretto,José Robertopor2008-01-28T00:00:00Zoai:scielo:S0021-75572007000800007Revistahttp://www.jped.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jped@jped.com.br1678-47820021-7557opendoar:2008-01-28T00:00Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alterações ecocardiográficas em crianças com distúrbios respiratórios obstrutivos no sono
title Alterações ecocardiográficas em crianças com distúrbios respiratórios obstrutivos no sono
spellingShingle Alterações ecocardiográficas em crianças com distúrbios respiratórios obstrutivos no sono
Weber,Silke Anna Theresa
Apnéia do sono obstrutiva
criança
ecocardiografia
title_short Alterações ecocardiográficas em crianças com distúrbios respiratórios obstrutivos no sono
title_full Alterações ecocardiográficas em crianças com distúrbios respiratórios obstrutivos no sono
title_fullStr Alterações ecocardiográficas em crianças com distúrbios respiratórios obstrutivos no sono
title_full_unstemmed Alterações ecocardiográficas em crianças com distúrbios respiratórios obstrutivos no sono
title_sort Alterações ecocardiográficas em crianças com distúrbios respiratórios obstrutivos no sono
author Weber,Silke Anna Theresa
author_facet Weber,Silke Anna Theresa
Montovani,Jair Cortez
Matsubara,Beatriz
Fioretto,José Roberto
author_role author
author2 Montovani,Jair Cortez
Matsubara,Beatriz
Fioretto,José Roberto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weber,Silke Anna Theresa
Montovani,Jair Cortez
Matsubara,Beatriz
Fioretto,José Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Apnéia do sono obstrutiva
criança
ecocardiografia
topic Apnéia do sono obstrutiva
criança
ecocardiografia
description OBJETIVOS: Avaliar a morfologia e função cardíaca através do ecocardiograma em crianças com obstrução respiratória no sono. MÉTODOS: Foram estudadas 40 crianças de ambos os sexos, com idade entre 3 e 11 anos, sendo que 30 apresentavam obstrução respiratória no sono (grupo I) e 10 crianças eram controles saudáveis (grupo II). Os dois grupos eram semelhantes quanto a gênero, idade, peso e altura. As 40 crianças realizaram ecocardiograma, visando às quatro câmaras em sístole e diástole, com atenção especial ao ventrículo direito. Os dados obtidos foram comparados através do teste t de Student (p < 0,05). RESULTADOS: Observou-se, no grupo I, aumento do diâmetro e da área do ventrículo direito em sístole e diástole. A variação entre sístole e diástole da área do ventrículo direito era menor. Em ventrículo esquerdo, foi observada diminuição do diâmetro diastólico, uma menor fração de ejeção e um encurtamento menor. CONCLUSÕES: As alterações morfológicas e funcionais cardíacas encontradas em ventrículo direito e ventrículo esquerdo sugerem que obstrução respiratória no sono em crianças pode levar a repercussões cardiovasculares. Estas alterações podem expor as crianças a um maior risco anestésico e cirúrgico.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572007000800007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572007000800007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0021-75572007000800007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
dc.source.none.fl_str_mv Jornal de Pediatria v.83 n.6 2007
reponame:Jornal de Pediatria (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron:SBPE
instname_str Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron_str SBPE
institution SBPE
reponame_str Jornal de Pediatria (Online)
collection Jornal de Pediatria (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
repository.mail.fl_str_mv ||jped@jped.com.br
_version_ 1752122316877201408