O desafio da tuberculose na faixa etária pediátrica frente a novas técnicas diagnósticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sztajnbok,Flavio R.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Boecha,Neio L., Sztajnbok,Denise C. N., Ribeiro,Samantha Brum, Oliveira,Sheila K. F., Sant'Anna,Clemax C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal de Pediatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572009000300002
Resumo: OBJETIVOS: Apresentar uma revisão atualizada sobre os novos métodos para o diagnóstico da tuberculose baseados na produção in vitro de interferon-gama (IFN-γ) por células T dos pacientes sob investigação, comparando-os com a tradicional prova tuberculínica. FONTES DOS DADOS: Revisão de literatura utilizando os bancos de dados MEDLINE e LILACS (2000-2008) utilizando as palavras-chave tuberculose, interferon-gama, quantiFERON, ELISPOT e T-SPOT.TB. SÍNTESE DOS DADOS: Esses novos testes mostraram-se, de um modo geral, tão ou mais sensíveis e específicos que a prova tuberculínica, tanto em adultos como em crianças e imunossuprimidos, para o diagnóstico da infecção latente e da doença ativa, apresentando vantagens como a menor interferência da vacinação prévia pelo BCG, menor influência de estados anérgicos e melhor acurácia em crianças menores. Nos Estados Unidos, já estão sendo utilizados em substituição à prova tuberculínica, e apesar dos custos ainda elevados, a Organização Mundial de Saúde vai priorizar a sua viabilidade econômica. CONCLUSÕES: Sempre levando em conta a importância da história clínica e epidemiológica, os novos testes baseados na produção de IFN-γ apresentam resultados promissores e deverão ser considerados na investigação de tuberculose em qualquer paciente, mas especialmente nos grupos de risco, como as crianças e os imunossuprimidos.
id SBPE-1_fd620677a0c1f42fe925975585ea052b
oai_identifier_str oai:scielo:S0021-75572009000300002
network_acronym_str SBPE-1
network_name_str Jornal de Pediatria (Online)
repository_id_str
spelling O desafio da tuberculose na faixa etária pediátrica frente a novas técnicas diagnósticasTuberculoseinterferon-gamaquantiFERONELISPOTcriançasimunossupressãoOBJETIVOS: Apresentar uma revisão atualizada sobre os novos métodos para o diagnóstico da tuberculose baseados na produção in vitro de interferon-gama (IFN-γ) por células T dos pacientes sob investigação, comparando-os com a tradicional prova tuberculínica. FONTES DOS DADOS: Revisão de literatura utilizando os bancos de dados MEDLINE e LILACS (2000-2008) utilizando as palavras-chave tuberculose, interferon-gama, quantiFERON, ELISPOT e T-SPOT.TB. SÍNTESE DOS DADOS: Esses novos testes mostraram-se, de um modo geral, tão ou mais sensíveis e específicos que a prova tuberculínica, tanto em adultos como em crianças e imunossuprimidos, para o diagnóstico da infecção latente e da doença ativa, apresentando vantagens como a menor interferência da vacinação prévia pelo BCG, menor influência de estados anérgicos e melhor acurácia em crianças menores. Nos Estados Unidos, já estão sendo utilizados em substituição à prova tuberculínica, e apesar dos custos ainda elevados, a Organização Mundial de Saúde vai priorizar a sua viabilidade econômica. CONCLUSÕES: Sempre levando em conta a importância da história clínica e epidemiológica, os novos testes baseados na produção de IFN-γ apresentam resultados promissores e deverão ser considerados na investigação de tuberculose em qualquer paciente, mas especialmente nos grupos de risco, como as crianças e os imunossuprimidos.Sociedade Brasileira de Pediatria2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572009000300002Jornal de Pediatria v.85 n.3 2009reponame:Jornal de Pediatria (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)instacron:SBPE10.1590/S0021-75572009000300002info:eu-repo/semantics/openAccessSztajnbok,Flavio R.Boecha,Neio L.Sztajnbok,Denise C. N.Ribeiro,Samantha BrumOliveira,Sheila K. F.Sant'Anna,Clemax C.por2009-06-30T00:00:00Zoai:scielo:S0021-75572009000300002Revistahttp://www.jped.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jped@jped.com.br1678-47820021-7557opendoar:2009-06-30T00:00Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)false
dc.title.none.fl_str_mv O desafio da tuberculose na faixa etária pediátrica frente a novas técnicas diagnósticas
title O desafio da tuberculose na faixa etária pediátrica frente a novas técnicas diagnósticas
spellingShingle O desafio da tuberculose na faixa etária pediátrica frente a novas técnicas diagnósticas
Sztajnbok,Flavio R.
Tuberculose
interferon-gama
quantiFERON
ELISPOT
crianças
imunossupressão
title_short O desafio da tuberculose na faixa etária pediátrica frente a novas técnicas diagnósticas
title_full O desafio da tuberculose na faixa etária pediátrica frente a novas técnicas diagnósticas
title_fullStr O desafio da tuberculose na faixa etária pediátrica frente a novas técnicas diagnósticas
title_full_unstemmed O desafio da tuberculose na faixa etária pediátrica frente a novas técnicas diagnósticas
title_sort O desafio da tuberculose na faixa etária pediátrica frente a novas técnicas diagnósticas
author Sztajnbok,Flavio R.
author_facet Sztajnbok,Flavio R.
Boecha,Neio L.
Sztajnbok,Denise C. N.
Ribeiro,Samantha Brum
Oliveira,Sheila K. F.
Sant'Anna,Clemax C.
author_role author
author2 Boecha,Neio L.
Sztajnbok,Denise C. N.
Ribeiro,Samantha Brum
Oliveira,Sheila K. F.
Sant'Anna,Clemax C.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sztajnbok,Flavio R.
Boecha,Neio L.
Sztajnbok,Denise C. N.
Ribeiro,Samantha Brum
Oliveira,Sheila K. F.
Sant'Anna,Clemax C.
dc.subject.por.fl_str_mv Tuberculose
interferon-gama
quantiFERON
ELISPOT
crianças
imunossupressão
topic Tuberculose
interferon-gama
quantiFERON
ELISPOT
crianças
imunossupressão
description OBJETIVOS: Apresentar uma revisão atualizada sobre os novos métodos para o diagnóstico da tuberculose baseados na produção in vitro de interferon-gama (IFN-γ) por células T dos pacientes sob investigação, comparando-os com a tradicional prova tuberculínica. FONTES DOS DADOS: Revisão de literatura utilizando os bancos de dados MEDLINE e LILACS (2000-2008) utilizando as palavras-chave tuberculose, interferon-gama, quantiFERON, ELISPOT e T-SPOT.TB. SÍNTESE DOS DADOS: Esses novos testes mostraram-se, de um modo geral, tão ou mais sensíveis e específicos que a prova tuberculínica, tanto em adultos como em crianças e imunossuprimidos, para o diagnóstico da infecção latente e da doença ativa, apresentando vantagens como a menor interferência da vacinação prévia pelo BCG, menor influência de estados anérgicos e melhor acurácia em crianças menores. Nos Estados Unidos, já estão sendo utilizados em substituição à prova tuberculínica, e apesar dos custos ainda elevados, a Organização Mundial de Saúde vai priorizar a sua viabilidade econômica. CONCLUSÕES: Sempre levando em conta a importância da história clínica e epidemiológica, os novos testes baseados na produção de IFN-γ apresentam resultados promissores e deverão ser considerados na investigação de tuberculose em qualquer paciente, mas especialmente nos grupos de risco, como as crianças e os imunossuprimidos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572009000300002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572009000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0021-75572009000300002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pediatria
dc.source.none.fl_str_mv Jornal de Pediatria v.85 n.3 2009
reponame:Jornal de Pediatria (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron:SBPE
instname_str Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
instacron_str SBPE
institution SBPE
reponame_str Jornal de Pediatria (Online)
collection Jornal de Pediatria (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal de Pediatria (Online) - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
repository.mail.fl_str_mv ||jped@jped.com.br
_version_ 1752122317707673600