The world of the drug addict:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petta, Gilberto Di
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea
Texto Completo: https://www.revistapfc.com.br/rpfc/article/view/974
Resumo: A dependência de drogas compromete a consciência intencional. Na consciência normal, observa-se uma intencionalidade fluida, sendo a realidade compartilhada o resultado pré-reflexivo óbvio desta situação. Sob o efeito da intoxicação por drogas, no entanto, perde-se esta estabilidade intencional e, consequentemente, padece-se de uma espécie de instabilidade intencional, que podemos denominar mundo flutuante. Este mundo flutuante é caracterizado pela desagregação e, vibração e por uma multiplicação de imagens que podem ser sequenciais ou sobrepostas. Por outro lado, como consequência do uso crônico de drogas, observa-se uma captura ou tomada intencional dramática do mundo, que podemos chamar de mundo congelado. O tempo, espaço e corpo vividos, assim como outros parâmetros existenciais, diferem enormemente nestes dois modos-de-ser contrastantes. A crise do turbilhão temporo-espacial leva final e inevitavelmente à queda no vazio (le coup de vide): à experiência de irrealidade ou ausência da experiência de si mesmo. O colapso total do mundo é o resultado final comum da fratura da estrutura temporal e espacial do Dasein.
id SBPFE-1_db0eb1064e37e31d88c893a1584a7e2a
oai_identifier_str oai:ojs.rpfc.emnuvens.com.br:article/974
network_acronym_str SBPFE-1
network_name_str Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea
repository_id_str
spelling The world of the drug addict: Life-worldAddictionConsciousnessIntentionalityLived timeLived space.A dependência de drogas compromete a consciência intencional. Na consciência normal, observa-se uma intencionalidade fluida, sendo a realidade compartilhada o resultado pré-reflexivo óbvio desta situação. Sob o efeito da intoxicação por drogas, no entanto, perde-se esta estabilidade intencional e, consequentemente, padece-se de uma espécie de instabilidade intencional, que podemos denominar mundo flutuante. Este mundo flutuante é caracterizado pela desagregação e, vibração e por uma multiplicação de imagens que podem ser sequenciais ou sobrepostas. Por outro lado, como consequência do uso crônico de drogas, observa-se uma captura ou tomada intencional dramática do mundo, que podemos chamar de mundo congelado. O tempo, espaço e corpo vividos, assim como outros parâmetros existenciais, diferem enormemente nestes dois modos-de-ser contrastantes. A crise do turbilhão temporo-espacial leva final e inevitavelmente à queda no vazio (le coup de vide): à experiência de irrealidade ou ausência da experiência de si mesmo. O colapso total do mundo é o resultado final comum da fratura da estrutura temporal e espacial do Dasein.Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural2017-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistapfc.com.br/rpfc/article/view/97410.37067/rpfc.v6i1.974Revista Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea; v. 6 n. 1 (2017); 15-362316-2449reponame:Psicopatologia Fenomenológica Contemporâneainstname:Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE)instacron:SBPFEenghttps://www.revistapfc.com.br/rpfc/article/view/974/974Petta, Gilberto Di info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-21T07:42:45Zoai:ojs.rpfc.emnuvens.com.br:article/974Revistahttps://www.revistapfc.com.br/rpfc/oaiONGhttps://www.revistapfc.com.br/rpfc/oaifenomenoestrutural@gmail.com || pfcrevista@gmail.com2316-24492316-2449opendoar:2022-10-21T07:42:45Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea - Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE)false
dc.title.none.fl_str_mv The world of the drug addict:
title The world of the drug addict:
spellingShingle The world of the drug addict:
Petta, Gilberto Di
Life-world
Addiction
Consciousness
Intentionality
Lived time
Lived space.
title_short The world of the drug addict:
title_full The world of the drug addict:
title_fullStr The world of the drug addict:
title_full_unstemmed The world of the drug addict:
title_sort The world of the drug addict:
author Petta, Gilberto Di
author_facet Petta, Gilberto Di
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Petta, Gilberto Di
dc.subject.por.fl_str_mv Life-world
Addiction
Consciousness
Intentionality
Lived time
Lived space.
topic Life-world
Addiction
Consciousness
Intentionality
Lived time
Lived space.
description A dependência de drogas compromete a consciência intencional. Na consciência normal, observa-se uma intencionalidade fluida, sendo a realidade compartilhada o resultado pré-reflexivo óbvio desta situação. Sob o efeito da intoxicação por drogas, no entanto, perde-se esta estabilidade intencional e, consequentemente, padece-se de uma espécie de instabilidade intencional, que podemos denominar mundo flutuante. Este mundo flutuante é caracterizado pela desagregação e, vibração e por uma multiplicação de imagens que podem ser sequenciais ou sobrepostas. Por outro lado, como consequência do uso crônico de drogas, observa-se uma captura ou tomada intencional dramática do mundo, que podemos chamar de mundo congelado. O tempo, espaço e corpo vividos, assim como outros parâmetros existenciais, diferem enormemente nestes dois modos-de-ser contrastantes. A crise do turbilhão temporo-espacial leva final e inevitavelmente à queda no vazio (le coup de vide): à experiência de irrealidade ou ausência da experiência de si mesmo. O colapso total do mundo é o resultado final comum da fratura da estrutura temporal e espacial do Dasein.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistapfc.com.br/rpfc/article/view/974
10.37067/rpfc.v6i1.974
url https://www.revistapfc.com.br/rpfc/article/view/974
identifier_str_mv 10.37067/rpfc.v6i1.974
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistapfc.com.br/rpfc/article/view/974/974
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural
dc.source.none.fl_str_mv Revista Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea; v. 6 n. 1 (2017); 15-36
2316-2449
reponame:Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea
instname:Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE)
instacron:SBPFE
instname_str Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE)
instacron_str SBPFE
institution SBPFE
reponame_str Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea
collection Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea
repository.name.fl_str_mv Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea - Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE)
repository.mail.fl_str_mv fenomenoestrutural@gmail.com || pfcrevista@gmail.com
_version_ 1797041833862234112