Transtorno de personalidade borderline ou transtorno afetivo bipolar? Contribuições da Psicopatologia Fenomenológica para o diagnóstico diferencial:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pieri, Giuliana Angeli
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Castellana, Gustavo Bonini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea
Texto Completo: https://www.revistapfc.com.br/rpfc/article/view/994
Resumo: O diagnóstico de Transtorno de personalidade borderline (TPB) tem sido defendido por alguns autores como um continuum do Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). Entre esses autores, Akiskal afirma que tais quadros seriam manifestações sobrepostas de uma tendência comum à ciclotimia. Por outro lado, autores também contemporâneos, como Fuchs, Kimura, Stanghellini e Rosfort, de orientação fenomenológica, apoiam-se no estudo do “vivido” desses pacientes, para diferenciar os fenômenos dos sintomas listados. Conseguem, assim, demonstrar que a “depressão vazia” apresentada nos TPB é fenomenologicamente diferente da “depressão culpada”, característica dos melancólicos. O humor disfórico no TPB, por sua vez, diferencia-se da mania por sua força corporal primária, que fragmenta a estrutura intencional da corporeidade. A análise da temporalidade e identidade revela, ainda, que a divisão temporal do self e a fragmentação do self narrativo são as características essenciais do TPB. Esta exploração mostra, assim, como a psicopatologia fenomenológica contribui para o melhor diagnóstico clínico, dirimindo confusões oriundas dos critérios sintomatológicos atuais.
id SBPFE-1_f63f9f97cf67f07165a2168a03282c1e
oai_identifier_str oai:ojs.rpfc.emnuvens.com.br:article/994
network_acronym_str SBPFE-1
network_name_str Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea
repository_id_str
spelling Transtorno de personalidade borderline ou transtorno afetivo bipolar? Contribuições da Psicopatologia Fenomenológica para o diagnóstico diferencial: BorderlineDiagnósticoDiferencialPsicopatologiaFenomenológica.O diagnóstico de Transtorno de personalidade borderline (TPB) tem sido defendido por alguns autores como um continuum do Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). Entre esses autores, Akiskal afirma que tais quadros seriam manifestações sobrepostas de uma tendência comum à ciclotimia. Por outro lado, autores também contemporâneos, como Fuchs, Kimura, Stanghellini e Rosfort, de orientação fenomenológica, apoiam-se no estudo do “vivido” desses pacientes, para diferenciar os fenômenos dos sintomas listados. Conseguem, assim, demonstrar que a “depressão vazia” apresentada nos TPB é fenomenologicamente diferente da “depressão culpada”, característica dos melancólicos. O humor disfórico no TPB, por sua vez, diferencia-se da mania por sua força corporal primária, que fragmenta a estrutura intencional da corporeidade. A análise da temporalidade e identidade revela, ainda, que a divisão temporal do self e a fragmentação do self narrativo são as características essenciais do TPB. Esta exploração mostra, assim, como a psicopatologia fenomenológica contribui para o melhor diagnóstico clínico, dirimindo confusões oriundas dos critérios sintomatológicos atuais.Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural2016-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistapfc.com.br/rpfc/article/view/99410.37067/rpfc.v5i2.994Revista Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea; v. 5 n. 2 (2016); 145-1592316-2449reponame:Psicopatologia Fenomenológica Contemporâneainstname:Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE)instacron:SBPFEporhttps://www.revistapfc.com.br/rpfc/article/view/994/994Pieri, Giuliana Angeli Castellana, Gustavo Bonini info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-21T07:42:47Zoai:ojs.rpfc.emnuvens.com.br:article/994Revistahttps://www.revistapfc.com.br/rpfc/oaiONGhttps://www.revistapfc.com.br/rpfc/oaifenomenoestrutural@gmail.com || pfcrevista@gmail.com2316-24492316-2449opendoar:2022-10-21T07:42:47Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea - Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE)false
dc.title.none.fl_str_mv Transtorno de personalidade borderline ou transtorno afetivo bipolar? Contribuições da Psicopatologia Fenomenológica para o diagnóstico diferencial:
title Transtorno de personalidade borderline ou transtorno afetivo bipolar? Contribuições da Psicopatologia Fenomenológica para o diagnóstico diferencial:
spellingShingle Transtorno de personalidade borderline ou transtorno afetivo bipolar? Contribuições da Psicopatologia Fenomenológica para o diagnóstico diferencial:
Pieri, Giuliana Angeli
Borderline
Diagnóstico
Diferencial
Psicopatologia
Fenomenológica.
title_short Transtorno de personalidade borderline ou transtorno afetivo bipolar? Contribuições da Psicopatologia Fenomenológica para o diagnóstico diferencial:
title_full Transtorno de personalidade borderline ou transtorno afetivo bipolar? Contribuições da Psicopatologia Fenomenológica para o diagnóstico diferencial:
title_fullStr Transtorno de personalidade borderline ou transtorno afetivo bipolar? Contribuições da Psicopatologia Fenomenológica para o diagnóstico diferencial:
title_full_unstemmed Transtorno de personalidade borderline ou transtorno afetivo bipolar? Contribuições da Psicopatologia Fenomenológica para o diagnóstico diferencial:
title_sort Transtorno de personalidade borderline ou transtorno afetivo bipolar? Contribuições da Psicopatologia Fenomenológica para o diagnóstico diferencial:
author Pieri, Giuliana Angeli
author_facet Pieri, Giuliana Angeli
Castellana, Gustavo Bonini
author_role author
author2 Castellana, Gustavo Bonini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pieri, Giuliana Angeli
Castellana, Gustavo Bonini
dc.subject.por.fl_str_mv Borderline
Diagnóstico
Diferencial
Psicopatologia
Fenomenológica.
topic Borderline
Diagnóstico
Diferencial
Psicopatologia
Fenomenológica.
description O diagnóstico de Transtorno de personalidade borderline (TPB) tem sido defendido por alguns autores como um continuum do Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). Entre esses autores, Akiskal afirma que tais quadros seriam manifestações sobrepostas de uma tendência comum à ciclotimia. Por outro lado, autores também contemporâneos, como Fuchs, Kimura, Stanghellini e Rosfort, de orientação fenomenológica, apoiam-se no estudo do “vivido” desses pacientes, para diferenciar os fenômenos dos sintomas listados. Conseguem, assim, demonstrar que a “depressão vazia” apresentada nos TPB é fenomenologicamente diferente da “depressão culpada”, característica dos melancólicos. O humor disfórico no TPB, por sua vez, diferencia-se da mania por sua força corporal primária, que fragmenta a estrutura intencional da corporeidade. A análise da temporalidade e identidade revela, ainda, que a divisão temporal do self e a fragmentação do self narrativo são as características essenciais do TPB. Esta exploração mostra, assim, como a psicopatologia fenomenológica contribui para o melhor diagnóstico clínico, dirimindo confusões oriundas dos critérios sintomatológicos atuais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistapfc.com.br/rpfc/article/view/994
10.37067/rpfc.v5i2.994
url https://www.revistapfc.com.br/rpfc/article/view/994
identifier_str_mv 10.37067/rpfc.v5i2.994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistapfc.com.br/rpfc/article/view/994/994
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural
dc.source.none.fl_str_mv Revista Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea; v. 5 n. 2 (2016); 145-159
2316-2449
reponame:Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea
instname:Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE)
instacron:SBPFE
instname_str Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE)
instacron_str SBPFE
institution SBPFE
reponame_str Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea
collection Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea
repository.name.fl_str_mv Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea - Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE)
repository.mail.fl_str_mv fenomenoestrutural@gmail.com || pfcrevista@gmail.com
_version_ 1797041833887399936