Modelos de convergência empresarial na indústria da informação: Um mapeamento de casos no Brasil e na Espanha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian journalism research (Online) |
Texto Completo: | https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/198 |
Resumo: | A aceleração de tendências como a concentração de propriedade, as parcerias e iniciativas cross-media encorajam grupos de mídia a explorarem a convergência nas rotinas de produção de notícias para atuarem num cenário de grande competitividade como o atual. Desde 2006, a convergência jornalística tem sido o tema principal de congressos e reuniões mundiais de editores da indústria da informação. Este artigo analisa os fatores contextuais para a produção convergente de notícias em algumas corporações de mídia do Brasil e da Espanha, e apresenta alguns dos modelos de convergência jornalística na sua dimensão empresarial. Os exemplos espanhóis citados neste artigo são, especialmente, meios da Catalunha. |
id |
SBPJOR-1_02958dc53138123952fb2460a45bd846 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/198 |
network_acronym_str |
SBPJOR-1 |
network_name_str |
Brazilian journalism research (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelos de convergência empresarial na indústria da informação: Um mapeamento de casos no Brasil e na EspanhaConvergência jornalísticaestratégias cross-mediaBrasilEspanhaA aceleração de tendências como a concentração de propriedade, as parcerias e iniciativas cross-media encorajam grupos de mídia a explorarem a convergência nas rotinas de produção de notícias para atuarem num cenário de grande competitividade como o atual. Desde 2006, a convergência jornalística tem sido o tema principal de congressos e reuniões mundiais de editores da indústria da informação. Este artigo analisa os fatores contextuais para a produção convergente de notícias em algumas corporações de mídia do Brasil e da Espanha, e apresenta alguns dos modelos de convergência jornalística na sua dimensão empresarial. Os exemplos espanhóis citados neste artigo são, especialmente, meios da Catalunha.Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)2009-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/19810.25200/BJR.v5n1.2009.198Brazilian journalism research; Vol. 5 No. 1: (Junho de 2009): O jornalismo, o público e sua função social: perspectivas contemporâneas - Versão em Português; 127-145Brazilian journalism research; v. 5 n. 1: (Junho de 2009): O jornalismo, o público e sua função social: perspectivas contemporâneas - Versão em Português; 127-1451981-98541808-4079reponame:Brazilian journalism research (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)instacron:SBPJORporhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/198/197Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearchinfo:eu-repo/semantics/openAccessMicó, JosepMasip, PereBarbosa, Suzana2017-08-14T15:24:25Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/198Revistahttps://bjr.sbpjor.org.br/bjrONGhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/oaibjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com1981-98541808-4079opendoar:2017-08-14T15:24:25Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelos de convergência empresarial na indústria da informação: Um mapeamento de casos no Brasil e na Espanha |
title |
Modelos de convergência empresarial na indústria da informação: Um mapeamento de casos no Brasil e na Espanha |
spellingShingle |
Modelos de convergência empresarial na indústria da informação: Um mapeamento de casos no Brasil e na Espanha Micó, Josep Convergência jornalística estratégias cross-media Brasil Espanha |
title_short |
Modelos de convergência empresarial na indústria da informação: Um mapeamento de casos no Brasil e na Espanha |
title_full |
Modelos de convergência empresarial na indústria da informação: Um mapeamento de casos no Brasil e na Espanha |
title_fullStr |
Modelos de convergência empresarial na indústria da informação: Um mapeamento de casos no Brasil e na Espanha |
title_full_unstemmed |
Modelos de convergência empresarial na indústria da informação: Um mapeamento de casos no Brasil e na Espanha |
title_sort |
Modelos de convergência empresarial na indústria da informação: Um mapeamento de casos no Brasil e na Espanha |
author |
Micó, Josep |
author_facet |
Micó, Josep Masip, Pere Barbosa, Suzana |
author_role |
author |
author2 |
Masip, Pere Barbosa, Suzana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Micó, Josep Masip, Pere Barbosa, Suzana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Convergência jornalística estratégias cross-media Brasil Espanha |
topic |
Convergência jornalística estratégias cross-media Brasil Espanha |
description |
A aceleração de tendências como a concentração de propriedade, as parcerias e iniciativas cross-media encorajam grupos de mídia a explorarem a convergência nas rotinas de produção de notícias para atuarem num cenário de grande competitividade como o atual. Desde 2006, a convergência jornalística tem sido o tema principal de congressos e reuniões mundiais de editores da indústria da informação. Este artigo analisa os fatores contextuais para a produção convergente de notícias em algumas corporações de mídia do Brasil e da Espanha, e apresenta alguns dos modelos de convergência jornalística na sua dimensão empresarial. Os exemplos espanhóis citados neste artigo são, especialmente, meios da Catalunha. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/198 10.25200/BJR.v5n1.2009.198 |
url |
https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/198 |
identifier_str_mv |
10.25200/BJR.v5n1.2009.198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/198/197 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearch info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearch |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor) |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian journalism research; Vol. 5 No. 1: (Junho de 2009): O jornalismo, o público e sua função social: perspectivas contemporâneas - Versão em Português; 127-145 Brazilian journalism research; v. 5 n. 1: (Junho de 2009): O jornalismo, o público e sua função social: perspectivas contemporâneas - Versão em Português; 127-145 1981-9854 1808-4079 reponame:Brazilian journalism research (Online) instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) instacron:SBPJOR |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) |
instacron_str |
SBPJOR |
institution |
SBPJOR |
reponame_str |
Brazilian journalism research (Online) |
collection |
Brazilian journalism research (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) |
repository.mail.fl_str_mv |
bjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com |
_version_ |
1799304158094819328 |