Convergência multimédia e os conteúdos móveis da rádio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo, Nádia Alexandra Lopes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/6498
Resumo: Tese de Mestrado em Comunicação Social
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spelling Convergência multimédia e os conteúdos móveis da rádioRádioConvergênciaAplicações móveisCross-media consumptione-ouvintesWebRadioConvergenceMobile applicationsCross-media consumptione-listenersWebTese de Mestrado em Comunicação SocialA Internet criou novas oportunidades para a rádio, que conseguiu manter e ampliar a relação de proximidade com os seus ouvintes. Recentemente, as inovações na eletrónica, telecomunicações e computadores lançaram um novo desafio para a rádio, no sentido da sua adaptação a um novo contexto de consumo mediático, utilizando o potencial da Web, criando aplicações móveis que apresentam um conjunto de novas opções de escuta e interação aos seus utilizadores e ouvintes móveis. Ao longo deste trabalho iremos ilustrar de que forma a convergência multimédia, as alterações nos padrões de consumo e a emergência de aplicações móveis contribuiram para a alteração do conceito de rádio. Realizámos, ainda, o estudo de dois casos no panorama nacional, analisando as características das aplicações móveis das duas estações de rádio de maior audiência em Portugal. Concluímos que as potencialidades enunciadas na revisão de literatura são, de um modo geral, asseguradas pelas duas estações de rádio. Não podemos, no entanto, esquecer que a interatividade e o incentivo à participação deve ser reforçada, face ao potencial da Web e, especialmente, do acesso móvel. Congregando todas estas alterações, recuperamos o conceito de Cordeiro (2011) que demonstra de uma forma simples o que pode ser a rádio do futuro, ou antes, a “r@dio”: uma plataforma com base na nuvem, com o rádio cognitivo como mecanismo. Usando a tecnologia, as estações de rádio poderão alcançar inúmeros benefícios, reformulando o papel dos ouvintes e dos produtores, num novo conceito de comunicação.The Internet created new challenges for radio that managed to maintain and expand the close relationship with its listeners. Recently, innovations in electronics, telecommunications and computing challenged radio to adapt to a new context of media consumption, using Web’s potential, to build mobile applications that give a range of new listening and interaction options to its users and mobile listeners. Throughout this paper, we will illustrate how multimedia convergence, changes in consumption patterns and the emergence of mobile applications contributed to the changes in radio concept. We also performed the study of two cases, analyzing the online presence and mobile applications of the two radio stations with more audience in Portugal: Rádio Comercial and RFM. We conclude that the potentials enunciated in the literature review are, in general, ensured by the two radio stations. However, we can not forget that interactivity and participation should be encouraged, facing Web’s potential and, mainly, mobile access’ potential. Bringing all these changes together, we recover Cordeiro’s (2011) concept that demonstrates in a simple way what could be the future radio, or rather, "r@dio": a cloud-based platform with the cognitive radio as a mechanism. Using technology, radio stations will reach innumerous benefits, reshaping listeners and producers’ role, in a new communication concept.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasCordeiro, PaulaRepositório da Universidade de LisboaPaulo, Nádia Alexandra Lopes2014-02-10T18:06:52Z2013-09-162013-09-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6498TID:201509792porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:21Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6498Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:52.169748Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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