Desafios e novas formas de ensino do jornalismo em tempos de convergência das mídias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tárcia, Lorena
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Marinho, Simão Pedro P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian journalism research (Online)
Texto Completo: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/163
Resumo: Este trabalho é resultado de uma ação-pesquisa realizada com estudantes de jornalismo com o objetivo de investigar estratégias para preparação de um aluno proativo, capaz de demandar da instituição um processo educativo que responda às novas exigências profissionais geradas pela convergência das mídias, tirando máximo proveito da atual estrutura curricular. A ação-pesquisa teve a duração de um semestre letivo. Os resultados apontam que o ensino de jornalismo precisa agir em parceria com os alunos na busca por alternativas que permitam acompanhar as mudanças que estão ocorrendo nos processos de produção e distribuição da notícia, mesmo que as alterações curriculares não sejam flexíveis o suficiente para dar conta das freqüentes mudanças. As escolas de jornalismo vêm funcionando de forma fragmentada e precisam se aprimorar para formar jornalistas habilitados para enfrentarem as novas realidades de mercado, sem perder a capacidade de refletir eticamente sobre suas responsabilidades sociais.
id SBPJOR-1_160d91d755733ee31bb321468a164b1a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/163
network_acronym_str SBPJOR-1
network_name_str Brazilian journalism research (Online)
repository_id_str
spelling Desafios e novas formas de ensino do jornalismo em tempos de convergência das mídiasJornalismoconvergência de mídiaseducaçãoformação do jornalistaEste trabalho é resultado de uma ação-pesquisa realizada com estudantes de jornalismo com o objetivo de investigar estratégias para preparação de um aluno proativo, capaz de demandar da instituição um processo educativo que responda às novas exigências profissionais geradas pela convergência das mídias, tirando máximo proveito da atual estrutura curricular. A ação-pesquisa teve a duração de um semestre letivo. Os resultados apontam que o ensino de jornalismo precisa agir em parceria com os alunos na busca por alternativas que permitam acompanhar as mudanças que estão ocorrendo nos processos de produção e distribuição da notícia, mesmo que as alterações curriculares não sejam flexíveis o suficiente para dar conta das freqüentes mudanças. As escolas de jornalismo vêm funcionando de forma fragmentada e precisam se aprimorar para formar jornalistas habilitados para enfrentarem as novas realidades de mercado, sem perder a capacidade de refletir eticamente sobre suas responsabilidades sociais.Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)2008-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/16310.25200/BJR.v4n2.2008.163Brazilian journalism research; Vol. 4 No. 2: (Dezembro de 2008): O Ensino do Jornalismo - Versão em português; 31-56Brazilian journalism research; v. 4 n. 2: (Dezembro de 2008): O Ensino do Jornalismo - Versão em português; 31-561981-98541808-4079reponame:Brazilian journalism research (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)instacron:SBPJORporhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/163/162Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearchinfo:eu-repo/semantics/openAccessTárcia, LorenaMarinho, Simão Pedro P.2017-08-14T15:23:50Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/163Revistahttps://bjr.sbpjor.org.br/bjrONGhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/oaibjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com1981-98541808-4079opendoar:2017-08-14T15:23:50Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e novas formas de ensino do jornalismo em tempos de convergência das mídias
title Desafios e novas formas de ensino do jornalismo em tempos de convergência das mídias
spellingShingle Desafios e novas formas de ensino do jornalismo em tempos de convergência das mídias
Tárcia, Lorena
Jornalismo
convergência de mídias
educação
formação do jornalista
title_short Desafios e novas formas de ensino do jornalismo em tempos de convergência das mídias
title_full Desafios e novas formas de ensino do jornalismo em tempos de convergência das mídias
title_fullStr Desafios e novas formas de ensino do jornalismo em tempos de convergência das mídias
title_full_unstemmed Desafios e novas formas de ensino do jornalismo em tempos de convergência das mídias
title_sort Desafios e novas formas de ensino do jornalismo em tempos de convergência das mídias
author Tárcia, Lorena
author_facet Tárcia, Lorena
Marinho, Simão Pedro P.
author_role author
author2 Marinho, Simão Pedro P.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tárcia, Lorena
Marinho, Simão Pedro P.
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
convergência de mídias
educação
formação do jornalista
topic Jornalismo
convergência de mídias
educação
formação do jornalista
description Este trabalho é resultado de uma ação-pesquisa realizada com estudantes de jornalismo com o objetivo de investigar estratégias para preparação de um aluno proativo, capaz de demandar da instituição um processo educativo que responda às novas exigências profissionais geradas pela convergência das mídias, tirando máximo proveito da atual estrutura curricular. A ação-pesquisa teve a duração de um semestre letivo. Os resultados apontam que o ensino de jornalismo precisa agir em parceria com os alunos na busca por alternativas que permitam acompanhar as mudanças que estão ocorrendo nos processos de produção e distribuição da notícia, mesmo que as alterações curriculares não sejam flexíveis o suficiente para dar conta das freqüentes mudanças. As escolas de jornalismo vêm funcionando de forma fragmentada e precisam se aprimorar para formar jornalistas habilitados para enfrentarem as novas realidades de mercado, sem perder a capacidade de refletir eticamente sobre suas responsabilidades sociais.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/163
10.25200/BJR.v4n2.2008.163
url https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/163
identifier_str_mv 10.25200/BJR.v4n2.2008.163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/163/162
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearch
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearch
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian journalism research; Vol. 4 No. 2: (Dezembro de 2008): O Ensino do Jornalismo - Versão em português; 31-56
Brazilian journalism research; v. 4 n. 2: (Dezembro de 2008): O Ensino do Jornalismo - Versão em português; 31-56
1981-9854
1808-4079
reponame:Brazilian journalism research (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
instacron:SBPJOR
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
instacron_str SBPJOR
institution SBPJOR
reponame_str Brazilian journalism research (Online)
collection Brazilian journalism research (Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
repository.mail.fl_str_mv bjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com
_version_ 1799304157797023744