Desafios e novas formas de ensino do jornalismo em tempos de convergência das mídias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian journalism research (Online) |
Texto Completo: | https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/163 |
Resumo: | Este trabalho é resultado de uma ação-pesquisa realizada com estudantes de jornalismo com o objetivo de investigar estratégias para preparação de um aluno proativo, capaz de demandar da instituição um processo educativo que responda às novas exigências profissionais geradas pela convergência das mídias, tirando máximo proveito da atual estrutura curricular. A ação-pesquisa teve a duração de um semestre letivo. Os resultados apontam que o ensino de jornalismo precisa agir em parceria com os alunos na busca por alternativas que permitam acompanhar as mudanças que estão ocorrendo nos processos de produção e distribuição da notícia, mesmo que as alterações curriculares não sejam flexíveis o suficiente para dar conta das freqüentes mudanças. As escolas de jornalismo vêm funcionando de forma fragmentada e precisam se aprimorar para formar jornalistas habilitados para enfrentarem as novas realidades de mercado, sem perder a capacidade de refletir eticamente sobre suas responsabilidades sociais. |
id |
SBPJOR-1_160d91d755733ee31bb321468a164b1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/163 |
network_acronym_str |
SBPJOR-1 |
network_name_str |
Brazilian journalism research (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios e novas formas de ensino do jornalismo em tempos de convergência das mídiasJornalismoconvergência de mídiaseducaçãoformação do jornalistaEste trabalho é resultado de uma ação-pesquisa realizada com estudantes de jornalismo com o objetivo de investigar estratégias para preparação de um aluno proativo, capaz de demandar da instituição um processo educativo que responda às novas exigências profissionais geradas pela convergência das mídias, tirando máximo proveito da atual estrutura curricular. A ação-pesquisa teve a duração de um semestre letivo. Os resultados apontam que o ensino de jornalismo precisa agir em parceria com os alunos na busca por alternativas que permitam acompanhar as mudanças que estão ocorrendo nos processos de produção e distribuição da notícia, mesmo que as alterações curriculares não sejam flexíveis o suficiente para dar conta das freqüentes mudanças. As escolas de jornalismo vêm funcionando de forma fragmentada e precisam se aprimorar para formar jornalistas habilitados para enfrentarem as novas realidades de mercado, sem perder a capacidade de refletir eticamente sobre suas responsabilidades sociais.Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)2008-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/16310.25200/BJR.v4n2.2008.163Brazilian journalism research; Vol. 4 No. 2: (Dezembro de 2008): O Ensino do Jornalismo - Versão em português; 31-56Brazilian journalism research; v. 4 n. 2: (Dezembro de 2008): O Ensino do Jornalismo - Versão em português; 31-561981-98541808-4079reponame:Brazilian journalism research (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)instacron:SBPJORporhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/163/162Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearchinfo:eu-repo/semantics/openAccessTárcia, LorenaMarinho, Simão Pedro P.2017-08-14T15:23:50Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/163Revistahttps://bjr.sbpjor.org.br/bjrONGhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/oaibjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com1981-98541808-4079opendoar:2017-08-14T15:23:50Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios e novas formas de ensino do jornalismo em tempos de convergência das mídias |
title |
Desafios e novas formas de ensino do jornalismo em tempos de convergência das mídias |
spellingShingle |
Desafios e novas formas de ensino do jornalismo em tempos de convergência das mídias Tárcia, Lorena Jornalismo convergência de mídias educação formação do jornalista |
title_short |
Desafios e novas formas de ensino do jornalismo em tempos de convergência das mídias |
title_full |
Desafios e novas formas de ensino do jornalismo em tempos de convergência das mídias |
title_fullStr |
Desafios e novas formas de ensino do jornalismo em tempos de convergência das mídias |
title_full_unstemmed |
Desafios e novas formas de ensino do jornalismo em tempos de convergência das mídias |
title_sort |
Desafios e novas formas de ensino do jornalismo em tempos de convergência das mídias |
author |
Tárcia, Lorena |
author_facet |
Tárcia, Lorena Marinho, Simão Pedro P. |
author_role |
author |
author2 |
Marinho, Simão Pedro P. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tárcia, Lorena Marinho, Simão Pedro P. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo convergência de mídias educação formação do jornalista |
topic |
Jornalismo convergência de mídias educação formação do jornalista |
description |
Este trabalho é resultado de uma ação-pesquisa realizada com estudantes de jornalismo com o objetivo de investigar estratégias para preparação de um aluno proativo, capaz de demandar da instituição um processo educativo que responda às novas exigências profissionais geradas pela convergência das mídias, tirando máximo proveito da atual estrutura curricular. A ação-pesquisa teve a duração de um semestre letivo. Os resultados apontam que o ensino de jornalismo precisa agir em parceria com os alunos na busca por alternativas que permitam acompanhar as mudanças que estão ocorrendo nos processos de produção e distribuição da notícia, mesmo que as alterações curriculares não sejam flexíveis o suficiente para dar conta das freqüentes mudanças. As escolas de jornalismo vêm funcionando de forma fragmentada e precisam se aprimorar para formar jornalistas habilitados para enfrentarem as novas realidades de mercado, sem perder a capacidade de refletir eticamente sobre suas responsabilidades sociais. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/163 10.25200/BJR.v4n2.2008.163 |
url |
https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/163 |
identifier_str_mv |
10.25200/BJR.v4n2.2008.163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/163/162 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearch info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearch |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor) |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian journalism research; Vol. 4 No. 2: (Dezembro de 2008): O Ensino do Jornalismo - Versão em português; 31-56 Brazilian journalism research; v. 4 n. 2: (Dezembro de 2008): O Ensino do Jornalismo - Versão em português; 31-56 1981-9854 1808-4079 reponame:Brazilian journalism research (Online) instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) instacron:SBPJOR |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) |
instacron_str |
SBPJOR |
institution |
SBPJOR |
reponame_str |
Brazilian journalism research (Online) |
collection |
Brazilian journalism research (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) |
repository.mail.fl_str_mv |
bjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com |
_version_ |
1799304157797023744 |