Iconoclasmo midiático: a força simbólica das imagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Rosa, Ana Paula
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian journalism research (Online)
Texto Completo: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/289
Resumo: As imagens adquirem cada vez mais espaço no campo midiático, constituindo-se não em testemunhas e provas dos acontecimentos, mas nos próprios fatos. Porém, percebe-se uma lógica de descarte no jornalismo, isto é, imagens que hoje ganham as manchetes, amanhã simplesmente desaparecem. Entretanto, algumas permanecem circulando em diversos dispositivos, mesmo os não noticiosos. Neste sentido, este artigo se centra no desafio que é compreender como se dá o processo de midiatização das imagens e a circulação de seus efeitos de sentido.
id SBPJOR-1_360cd59133e659212f0e479359ec5b7f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/289
network_acronym_str SBPJOR-1
network_name_str Brazilian journalism research (Online)
repository_id_str
spelling Iconoclasmo midiático: a força simbólica das imagensJornalismoMidiatizaçãoFotojornalismoComunicaçãoImagemAs imagens adquirem cada vez mais espaço no campo midiático, constituindo-se não em testemunhas e provas dos acontecimentos, mas nos próprios fatos. Porém, percebe-se uma lógica de descarte no jornalismo, isto é, imagens que hoje ganham as manchetes, amanhã simplesmente desaparecem. Entretanto, algumas permanecem circulando em diversos dispositivos, mesmo os não noticiosos. Neste sentido, este artigo se centra no desafio que é compreender como se dá o processo de midiatização das imagens e a circulação de seus efeitos de sentido.Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)2011-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/28910.25200/BJR.v7n1.2011.289Brazilian journalism research; Vol. 7 No. 1: (Junho de 2011): Jornalismo e Imagem: Versão em Português; 130-147Brazilian journalism research; v. 7 n. 1: (Junho de 2011): Jornalismo e Imagem: Versão em Português; 130-1471981-98541808-4079reponame:Brazilian journalism research (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)instacron:SBPJORporhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/289/271Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearchinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Rosa, Ana Paula2017-08-14T15:29:13Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/289Revistahttps://bjr.sbpjor.org.br/bjrONGhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/oaibjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com1981-98541808-4079opendoar:2017-08-14T15:29:13Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)false
dc.title.none.fl_str_mv Iconoclasmo midiático: a força simbólica das imagens
title Iconoclasmo midiático: a força simbólica das imagens
spellingShingle Iconoclasmo midiático: a força simbólica das imagens
da Rosa, Ana Paula
Jornalismo
Midiatização
Fotojornalismo
Comunicação
Imagem
title_short Iconoclasmo midiático: a força simbólica das imagens
title_full Iconoclasmo midiático: a força simbólica das imagens
title_fullStr Iconoclasmo midiático: a força simbólica das imagens
title_full_unstemmed Iconoclasmo midiático: a força simbólica das imagens
title_sort Iconoclasmo midiático: a força simbólica das imagens
author da Rosa, Ana Paula
author_facet da Rosa, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Rosa, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
Midiatização
Fotojornalismo
Comunicação
Imagem
topic Jornalismo
Midiatização
Fotojornalismo
Comunicação
Imagem
description As imagens adquirem cada vez mais espaço no campo midiático, constituindo-se não em testemunhas e provas dos acontecimentos, mas nos próprios fatos. Porém, percebe-se uma lógica de descarte no jornalismo, isto é, imagens que hoje ganham as manchetes, amanhã simplesmente desaparecem. Entretanto, algumas permanecem circulando em diversos dispositivos, mesmo os não noticiosos. Neste sentido, este artigo se centra no desafio que é compreender como se dá o processo de midiatização das imagens e a circulação de seus efeitos de sentido.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/289
10.25200/BJR.v7n1.2011.289
url https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/289
identifier_str_mv 10.25200/BJR.v7n1.2011.289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/289/271
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearch
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearch
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian journalism research; Vol. 7 No. 1: (Junho de 2011): Jornalismo e Imagem: Versão em Português; 130-147
Brazilian journalism research; v. 7 n. 1: (Junho de 2011): Jornalismo e Imagem: Versão em Português; 130-147
1981-9854
1808-4079
reponame:Brazilian journalism research (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
instacron:SBPJOR
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
instacron_str SBPJOR
institution SBPJOR
reponame_str Brazilian journalism research (Online)
collection Brazilian journalism research (Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
repository.mail.fl_str_mv bjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com
_version_ 1799304158177656832