DOCUMENTARY POETICS IN 360 DEGREES: perspectives on non-fiction spherical narrative models
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Brazilian journalism research (Online) |
Texto Completo: | https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1555 |
Resumo: | ABSTRACT – Based on a multiple case study, this article analyzes the following four different documentary formats that use spherical photography and/or videos: Momento MX, Amazônia em 360 graus, A promessa de Iracema, and Reconstruction 360. Our analysis showed the multifunctionality of 360-degree images and the hybrid nature of interactive and immersive non-fiction narratives. Even with the incorporation of these new resources, the fundamental quality of the documentary is upheld. We believe that our findings can help contribute to the production and investigation of documentary works that use 360-degree technology. RESUMO – Apoiando-se na realização de um estudo de casos múltiplos, este artigo analisa quatro produções documentais de formatos diferentes que utilizam fotos e/ou vídeos esféricos: Momento MX, Amazônia em 360 graus, A promessa de Iracema e Reconstruction 360. Dentre as conclusões, pôde-se evidenciar a multifuncionalidade das imagens em 360 graus, a natureza híbrida de narrativas interativas e imersivas de não-ficção e que, mesmo com os novos recursos, a essência do documentário permanece intacta. A partir dos resultados apresentados, espera-se contribuir para o campo da produção e investigação de obras documentais firmadas na tecnologia 360 graus. RESUMEN – Con base en un estudio de caso múltiple, este artículo analiza cuatro producciones documentales de diferentes formatos que utilizan fotos y/o videos esféricos: Momento MX, Amazônia em 360 graus, A promessa de Iracema y Reconstruction 360. Entre las conclusiones, fue posible evidenciar la multifuncionalidad de las imágenes en 360 grados, el carácter híbrido de las narrativas interactivas e inmersivas de noficción y que, aún con los nuevos recursos, la esencia del documental permanece intacta. A partir de los resultados presentados, se espera contribuir al campo de la producción e investigación de obras documentales basadas en tecnología 360 grados. |
id |
SBPJOR-1_46cfa8504eee06b723365be20ee12ef3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1555 |
network_acronym_str |
SBPJOR-1 |
network_name_str |
Brazilian journalism research (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DOCUMENTARY POETICS IN 360 DEGREES: perspectives on non-fiction spherical narrative modelsPOÉTICAS DOCUMENTAIS EM 360 GRAUS: olhares sobre modelos de narrativas esféricas de não-ficçãoCommunicationDocumentary360-degree imagesImmersive journalismTransmedia storytellingComunicaçãoDocumentárioImagens em 360 grausJornalismo imersivoNarrativas transmídiaABSTRACT – Based on a multiple case study, this article analyzes the following four different documentary formats that use spherical photography and/or videos: Momento MX, Amazônia em 360 graus, A promessa de Iracema, and Reconstruction 360. Our analysis showed the multifunctionality of 360-degree images and the hybrid nature of interactive and immersive non-fiction narratives. Even with the incorporation of these new resources, the fundamental quality of the documentary is upheld. We believe that our findings can help contribute to the production and investigation of documentary works that use 360-degree technology. RESUMO – Apoiando-se na realização de um estudo de casos múltiplos, este artigo analisa quatro produções documentais de formatos diferentes que utilizam fotos e/ou vídeos esféricos: Momento MX, Amazônia em 360 graus, A promessa de Iracema e Reconstruction 360. Dentre as conclusões, pôde-se evidenciar a multifuncionalidade das imagens em 360 graus, a natureza híbrida de narrativas interativas e imersivas de não-ficção e que, mesmo com os novos recursos, a essência do documentário permanece intacta. A partir dos resultados apresentados, espera-se contribuir para o campo da produção e investigação de obras documentais firmadas na tecnologia 360 graus. RESUMEN – Con base en un estudio de caso múltiple, este artículo analiza cuatro producciones documentales de diferentes formatos que utilizan fotos y/o videos esféricos: Momento MX, Amazônia em 360 graus, A promessa de Iracema y Reconstruction 360. Entre las conclusiones, fue posible evidenciar la multifuncionalidad de las imágenes en 360 grados, el carácter híbrido de las narrativas interactivas e inmersivas de noficción y que, aún con los nuevos recursos, la esencia del documental permanece intacta. A partir de los resultados presentados, se espera contribuir al campo de la producción e investigación de obras documentales basadas en tecnología 360 grados.RESUMO – Apoiando-se na realização de um estudo de casos múltiplos, este artigo analisa quatro produções documentais de formatos diferentes que utilizam fotos e/ou vídeos esféricos: Momento MX, Amazônia em 360 graus, A promessa de Iracema e Reconstruction 360. Dentre as conclusões, pôde-se evidenciar a multifuncionalidade das imagens em 360 graus, a natureza híbrida de narrativas interativas e imersivas de não-ficção e que, mesmo com os novos recursos, a essência do documentário permanece intacta. A partir dos resultados apresentados, espera-se contribuir para o campo da produção e investigação de obras documentais firmadas na tecnologia 360 graus. ABSTRACT – Based on a multiple case study, this article analyzes the following four different documentary formats that use spherical photography and/or videos: Momento MX, Amazônia em 360 graus, A promessa de Iracema, and Reconstruction 360. Our analysis showed the multifunctionality of 360-degree images and the hybrid nature of interactive and immersive non-fiction narratives. Even with the incorporation of these new resources, the fundamental quality of the documentary is upheld. We believe that our findings can help contribute to the production and investigation of documentary works that use 360-degree technology. RESUMEN – Con base en un estudio de caso múltiple, este artículo analiza cuatro producciones documentales de diferentes formatos que utilizan fotos y/o videos esféricos: Momento MX, Amazônia em 360 graus, A promessa de Iracema y Reconstruction 360. Entre las conclusiones, fue posible evidenciar la multifuncionalidad de las imágenes en 360 grados, el carácter híbrido de las narrativas interactivas e inmersivas de noficción y que, aún con los nuevos recursos, la esencia del documental permanece intacta. A partir de los resultados presentados, se espera contribuir al campo de la producción e investigación de obras documentales basadas en tecnología 360 grados.Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)2023-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/155510.25200/BJR.v19n2.2023.1555Brazilian journalism research; Vol. 19 No. 2 (2023): Virtual, Augmented and Mixed Realities in Journalism: Theory, Practice, Critique; e1555Brazilian journalism research; v. 19 n. 2 (2023): Realidade Virtual, Aumentada e Mista no Jornalismo: Teoria, Prática e Crítica; e15551981-98541808-4079reponame:Brazilian journalism research (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)instacron:SBPJORengporhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1555/1472https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1555/1473Copyright (c) 2023 Brazilian journalism researchhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGois Falandes, CarolinaPorto Renó, Denis2023-09-18T16:03:34Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1555Revistahttps://bjr.sbpjor.org.br/bjrONGhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/oaibjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com1981-98541808-4079opendoar:2023-09-18T16:03:34Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DOCUMENTARY POETICS IN 360 DEGREES: perspectives on non-fiction spherical narrative models POÉTICAS DOCUMENTAIS EM 360 GRAUS: olhares sobre modelos de narrativas esféricas de não-ficção |
title |
DOCUMENTARY POETICS IN 360 DEGREES: perspectives on non-fiction spherical narrative models |
spellingShingle |
DOCUMENTARY POETICS IN 360 DEGREES: perspectives on non-fiction spherical narrative models Gois Falandes, Carolina Communication Documentary 360-degree images Immersive journalism Transmedia storytelling Comunicação Documentário Imagens em 360 graus Jornalismo imersivo Narrativas transmídia |
title_short |
DOCUMENTARY POETICS IN 360 DEGREES: perspectives on non-fiction spherical narrative models |
title_full |
DOCUMENTARY POETICS IN 360 DEGREES: perspectives on non-fiction spherical narrative models |
title_fullStr |
DOCUMENTARY POETICS IN 360 DEGREES: perspectives on non-fiction spherical narrative models |
title_full_unstemmed |
DOCUMENTARY POETICS IN 360 DEGREES: perspectives on non-fiction spherical narrative models |
title_sort |
DOCUMENTARY POETICS IN 360 DEGREES: perspectives on non-fiction spherical narrative models |
author |
Gois Falandes, Carolina |
author_facet |
Gois Falandes, Carolina Porto Renó, Denis |
author_role |
author |
author2 |
Porto Renó, Denis |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gois Falandes, Carolina Porto Renó, Denis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Communication Documentary 360-degree images Immersive journalism Transmedia storytelling Comunicação Documentário Imagens em 360 graus Jornalismo imersivo Narrativas transmídia |
topic |
Communication Documentary 360-degree images Immersive journalism Transmedia storytelling Comunicação Documentário Imagens em 360 graus Jornalismo imersivo Narrativas transmídia |
description |
ABSTRACT – Based on a multiple case study, this article analyzes the following four different documentary formats that use spherical photography and/or videos: Momento MX, Amazônia em 360 graus, A promessa de Iracema, and Reconstruction 360. Our analysis showed the multifunctionality of 360-degree images and the hybrid nature of interactive and immersive non-fiction narratives. Even with the incorporation of these new resources, the fundamental quality of the documentary is upheld. We believe that our findings can help contribute to the production and investigation of documentary works that use 360-degree technology. RESUMO – Apoiando-se na realização de um estudo de casos múltiplos, este artigo analisa quatro produções documentais de formatos diferentes que utilizam fotos e/ou vídeos esféricos: Momento MX, Amazônia em 360 graus, A promessa de Iracema e Reconstruction 360. Dentre as conclusões, pôde-se evidenciar a multifuncionalidade das imagens em 360 graus, a natureza híbrida de narrativas interativas e imersivas de não-ficção e que, mesmo com os novos recursos, a essência do documentário permanece intacta. A partir dos resultados apresentados, espera-se contribuir para o campo da produção e investigação de obras documentais firmadas na tecnologia 360 graus. RESUMEN – Con base en un estudio de caso múltiple, este artículo analiza cuatro producciones documentales de diferentes formatos que utilizan fotos y/o videos esféricos: Momento MX, Amazônia em 360 graus, A promessa de Iracema y Reconstruction 360. Entre las conclusiones, fue posible evidenciar la multifuncionalidad de las imágenes en 360 grados, el carácter híbrido de las narrativas interactivas e inmersivas de noficción y que, aún con los nuevos recursos, la esencia del documental permanece intacta. A partir de los resultados presentados, se espera contribuir al campo de la producción e investigación de obras documentales basadas en tecnología 360 grados. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1555 10.25200/BJR.v19n2.2023.1555 |
url |
https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1555 |
identifier_str_mv |
10.25200/BJR.v19n2.2023.1555 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1555/1472 https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1555/1473 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Brazilian journalism research http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Brazilian journalism research http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor) |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian journalism research; Vol. 19 No. 2 (2023): Virtual, Augmented and Mixed Realities in Journalism: Theory, Practice, Critique; e1555 Brazilian journalism research; v. 19 n. 2 (2023): Realidade Virtual, Aumentada e Mista no Jornalismo: Teoria, Prática e Crítica; e1555 1981-9854 1808-4079 reponame:Brazilian journalism research (Online) instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) instacron:SBPJOR |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) |
instacron_str |
SBPJOR |
institution |
SBPJOR |
reponame_str |
Brazilian journalism research (Online) |
collection |
Brazilian journalism research (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) |
repository.mail.fl_str_mv |
bjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com |
_version_ |
1799304161022443520 |