Uma delicada relação no jornalismo: o encontro do conteúdo e da produção nos sistemas de gerenciamento de conteúdos. Um estudo comparativo da sistemática de trabalho das redações no Brasil e Estados Unidos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weiss, Amy Schmitz
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Schwingel, Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian journalism research (Online)
Texto Completo: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/166
Resumo: Este estudo comparativo documenta como salas de redação com diferentes sistemáticas e culturas compartilham questões semelhantes no que tange aos sistemas para a publicação de conteúdos. Argumenta-se que os desafios encontrados pelos ciberjornalistas muitas vezes ocorrem em função dos sistemas terem sido criados não objetivando os leitores ou mesmo o trabalho jornalístico, mas sim a lógica própria dos desenvolvedores. Por fim, os resultados são apresentados de forma a se procurar compreender como a estrutura dos Sistemas de Gerenciamento de Conteúdos (CMS) influencia a apresentação das matérias, bem como a qualidade do jornalismo produzido. As autoras discutem as implicações dos resultados e como formatos alternativos, tais como os dos sistemas abertos de publicação de conteúdos, podem determinar um novo nível para o jornalismo nesta delicada relação entre o conteúdo e a produção. Também são indicadas áreas para possíveis investigações futuras.
id SBPJOR-1_58f6e9f882cea78f3a89c2796cfb62f4
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/166
network_acronym_str SBPJOR-1
network_name_str Brazilian journalism research (Online)
repository_id_str
spelling Uma delicada relação no jornalismo: o encontro do conteúdo e da produção nos sistemas de gerenciamento de conteúdos. Um estudo comparativo da sistemática de trabalho das redações no Brasil e Estados Unidos.Jornalismo onlineCiberjornalismoSistemas de publicação de conteúdosCMSSistemas de produção de conteúdosTeoria ComplexaPerspectiva SistêmicaCiberjornalistasEste estudo comparativo documenta como salas de redação com diferentes sistemáticas e culturas compartilham questões semelhantes no que tange aos sistemas para a publicação de conteúdos. Argumenta-se que os desafios encontrados pelos ciberjornalistas muitas vezes ocorrem em função dos sistemas terem sido criados não objetivando os leitores ou mesmo o trabalho jornalístico, mas sim a lógica própria dos desenvolvedores. Por fim, os resultados são apresentados de forma a se procurar compreender como a estrutura dos Sistemas de Gerenciamento de Conteúdos (CMS) influencia a apresentação das matérias, bem como a qualidade do jornalismo produzido. As autoras discutem as implicações dos resultados e como formatos alternativos, tais como os dos sistemas abertos de publicação de conteúdos, podem determinar um novo nível para o jornalismo nesta delicada relação entre o conteúdo e a produção. Também são indicadas áreas para possíveis investigações futuras.Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)2008-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/16610.25200/BJR.v4n2.2008.166Brazilian journalism research; Vol. 4 No. 2: (Dezembro de 2008): O Ensino do Jornalismo - Versão em português; 97-120Brazilian journalism research; v. 4 n. 2: (Dezembro de 2008): O Ensino do Jornalismo - Versão em português; 97-1201981-98541808-4079reponame:Brazilian journalism research (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)instacron:SBPJORporhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/166/165Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearchinfo:eu-repo/semantics/openAccessWeiss, Amy SchmitzSchwingel, Carla2017-08-14T15:23:50Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/166Revistahttps://bjr.sbpjor.org.br/bjrONGhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/oaibjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com1981-98541808-4079opendoar:2017-08-14T15:23:50Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma delicada relação no jornalismo: o encontro do conteúdo e da produção nos sistemas de gerenciamento de conteúdos. Um estudo comparativo da sistemática de trabalho das redações no Brasil e Estados Unidos.
title Uma delicada relação no jornalismo: o encontro do conteúdo e da produção nos sistemas de gerenciamento de conteúdos. Um estudo comparativo da sistemática de trabalho das redações no Brasil e Estados Unidos.
spellingShingle Uma delicada relação no jornalismo: o encontro do conteúdo e da produção nos sistemas de gerenciamento de conteúdos. Um estudo comparativo da sistemática de trabalho das redações no Brasil e Estados Unidos.
Weiss, Amy Schmitz
Jornalismo online
Ciberjornalismo
Sistemas de publicação de conteúdos
CMS
Sistemas de produção de conteúdos
Teoria Complexa
Perspectiva Sistêmica
Ciberjornalistas
title_short Uma delicada relação no jornalismo: o encontro do conteúdo e da produção nos sistemas de gerenciamento de conteúdos. Um estudo comparativo da sistemática de trabalho das redações no Brasil e Estados Unidos.
title_full Uma delicada relação no jornalismo: o encontro do conteúdo e da produção nos sistemas de gerenciamento de conteúdos. Um estudo comparativo da sistemática de trabalho das redações no Brasil e Estados Unidos.
title_fullStr Uma delicada relação no jornalismo: o encontro do conteúdo e da produção nos sistemas de gerenciamento de conteúdos. Um estudo comparativo da sistemática de trabalho das redações no Brasil e Estados Unidos.
title_full_unstemmed Uma delicada relação no jornalismo: o encontro do conteúdo e da produção nos sistemas de gerenciamento de conteúdos. Um estudo comparativo da sistemática de trabalho das redações no Brasil e Estados Unidos.
title_sort Uma delicada relação no jornalismo: o encontro do conteúdo e da produção nos sistemas de gerenciamento de conteúdos. Um estudo comparativo da sistemática de trabalho das redações no Brasil e Estados Unidos.
author Weiss, Amy Schmitz
author_facet Weiss, Amy Schmitz
Schwingel, Carla
author_role author
author2 Schwingel, Carla
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weiss, Amy Schmitz
Schwingel, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo online
Ciberjornalismo
Sistemas de publicação de conteúdos
CMS
Sistemas de produção de conteúdos
Teoria Complexa
Perspectiva Sistêmica
Ciberjornalistas
topic Jornalismo online
Ciberjornalismo
Sistemas de publicação de conteúdos
CMS
Sistemas de produção de conteúdos
Teoria Complexa
Perspectiva Sistêmica
Ciberjornalistas
description Este estudo comparativo documenta como salas de redação com diferentes sistemáticas e culturas compartilham questões semelhantes no que tange aos sistemas para a publicação de conteúdos. Argumenta-se que os desafios encontrados pelos ciberjornalistas muitas vezes ocorrem em função dos sistemas terem sido criados não objetivando os leitores ou mesmo o trabalho jornalístico, mas sim a lógica própria dos desenvolvedores. Por fim, os resultados são apresentados de forma a se procurar compreender como a estrutura dos Sistemas de Gerenciamento de Conteúdos (CMS) influencia a apresentação das matérias, bem como a qualidade do jornalismo produzido. As autoras discutem as implicações dos resultados e como formatos alternativos, tais como os dos sistemas abertos de publicação de conteúdos, podem determinar um novo nível para o jornalismo nesta delicada relação entre o conteúdo e a produção. Também são indicadas áreas para possíveis investigações futuras.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/166
10.25200/BJR.v4n2.2008.166
url https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/166
identifier_str_mv 10.25200/BJR.v4n2.2008.166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/166/165
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearch
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearch
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian journalism research; Vol. 4 No. 2: (Dezembro de 2008): O Ensino do Jornalismo - Versão em português; 97-120
Brazilian journalism research; v. 4 n. 2: (Dezembro de 2008): O Ensino do Jornalismo - Versão em português; 97-120
1981-9854
1808-4079
reponame:Brazilian journalism research (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
instacron:SBPJOR
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
instacron_str SBPJOR
institution SBPJOR
reponame_str Brazilian journalism research (Online)
collection Brazilian journalism research (Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
repository.mail.fl_str_mv bjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com
_version_ 1799304157801218048