O estado dos blogs na mídia espanhola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meso Ayerdi, Koldobika
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Palomo Torres, Maria Bella
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian journalism research (Online)
Texto Completo: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/457
Resumo: Neste artigo pretendemos fazer um mapeamento sobre o estado em que se encontram os cibermeios do mainstream espanhol do ponto de vista de novas formas de participação e, mais concretamente, analisamos weblogs referenciais assinados por jornalistas e/ou convidados, a fim de determinar o perfil desses autores. Um questionário respondido por 50% destes bloggers nos permite saber por que o uso de weblogs representa a chave para o sucesso da mídia na esfera on-line. Durante o ano de 2008, foram analisados vários websites de jornais, tanto nacionais (Abc.es, Elmundo.es, Elpais.es) como regionais (Elcorreodigital.com, Lavanguardia.es) e, entre eles, salientamos o caso especial do grupo Vocento, um dos principais grupos multimídia da Espanha. Nossos resultados mostram que a oferta de weblogs em circulação é uma boa estratégia contra a crise: os cibermeios obtêm uma quantidade significativa de conteúdo on-line automaticamente e sem nenhum investimento necessário. Isso ajuda a aumentar o tráfego do site, prolonga o tempo gasto pelos visitantes, e colabora para que esses cibermeios consigam melhor posicionamento nos motores de busca da web.
id SBPJOR-1_5db7b4a1caf7d3d958fc60aa25f7fb45
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/457
network_acronym_str SBPJOR-1
network_name_str Brazilian journalism research (Online)
repository_id_str
spelling O estado dos blogs na mídia espanholaInternetcibermeiosweblogjornalistaespanha.Neste artigo pretendemos fazer um mapeamento sobre o estado em que se encontram os cibermeios do mainstream espanhol do ponto de vista de novas formas de participação e, mais concretamente, analisamos weblogs referenciais assinados por jornalistas e/ou convidados, a fim de determinar o perfil desses autores. Um questionário respondido por 50% destes bloggers nos permite saber por que o uso de weblogs representa a chave para o sucesso da mídia na esfera on-line. Durante o ano de 2008, foram analisados vários websites de jornais, tanto nacionais (Abc.es, Elmundo.es, Elpais.es) como regionais (Elcorreodigital.com, Lavanguardia.es) e, entre eles, salientamos o caso especial do grupo Vocento, um dos principais grupos multimídia da Espanha. Nossos resultados mostram que a oferta de weblogs em circulação é uma boa estratégia contra a crise: os cibermeios obtêm uma quantidade significativa de conteúdo on-line automaticamente e sem nenhum investimento necessário. Isso ajuda a aumentar o tráfego do site, prolonga o tempo gasto pelos visitantes, e colabora para que esses cibermeios consigam melhor posicionamento nos motores de busca da web.Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/45710.25200/BJR.v8n1.2012.457Brazilian journalism research; Vol. 8 No. 1: (Junho de 2012): Mídias Digitais, Convergência e Práticas Jornalísticas: Versão em Português/Espanhol; 36-49Brazilian journalism research; v. 8 n. 1: (Junho de 2012): Mídias Digitais, Convergência e Práticas Jornalísticas: Versão em Português/Espanhol; 36-491981-98541808-4079reponame:Brazilian journalism research (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)instacron:SBPJORporhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/457/371Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearchinfo:eu-repo/semantics/openAccessMeso Ayerdi, KoldobikaPalomo Torres, Maria Bella2017-08-14T15:45:02Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/457Revistahttps://bjr.sbpjor.org.br/bjrONGhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/oaibjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com1981-98541808-4079opendoar:2017-08-14T15:45:02Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)false
dc.title.none.fl_str_mv O estado dos blogs na mídia espanhola
title O estado dos blogs na mídia espanhola
spellingShingle O estado dos blogs na mídia espanhola
Meso Ayerdi, Koldobika
Internet
cibermeios
weblog
jornalista
espanha.
title_short O estado dos blogs na mídia espanhola
title_full O estado dos blogs na mídia espanhola
title_fullStr O estado dos blogs na mídia espanhola
title_full_unstemmed O estado dos blogs na mídia espanhola
title_sort O estado dos blogs na mídia espanhola
author Meso Ayerdi, Koldobika
author_facet Meso Ayerdi, Koldobika
Palomo Torres, Maria Bella
author_role author
author2 Palomo Torres, Maria Bella
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meso Ayerdi, Koldobika
Palomo Torres, Maria Bella
dc.subject.por.fl_str_mv Internet
cibermeios
weblog
jornalista
espanha.
topic Internet
cibermeios
weblog
jornalista
espanha.
description Neste artigo pretendemos fazer um mapeamento sobre o estado em que se encontram os cibermeios do mainstream espanhol do ponto de vista de novas formas de participação e, mais concretamente, analisamos weblogs referenciais assinados por jornalistas e/ou convidados, a fim de determinar o perfil desses autores. Um questionário respondido por 50% destes bloggers nos permite saber por que o uso de weblogs representa a chave para o sucesso da mídia na esfera on-line. Durante o ano de 2008, foram analisados vários websites de jornais, tanto nacionais (Abc.es, Elmundo.es, Elpais.es) como regionais (Elcorreodigital.com, Lavanguardia.es) e, entre eles, salientamos o caso especial do grupo Vocento, um dos principais grupos multimídia da Espanha. Nossos resultados mostram que a oferta de weblogs em circulação é uma boa estratégia contra a crise: os cibermeios obtêm uma quantidade significativa de conteúdo on-line automaticamente e sem nenhum investimento necessário. Isso ajuda a aumentar o tráfego do site, prolonga o tempo gasto pelos visitantes, e colabora para que esses cibermeios consigam melhor posicionamento nos motores de busca da web.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/457
10.25200/BJR.v8n1.2012.457
url https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/457
identifier_str_mv 10.25200/BJR.v8n1.2012.457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/457/371
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearch
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearch
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian journalism research; Vol. 8 No. 1: (Junho de 2012): Mídias Digitais, Convergência e Práticas Jornalísticas: Versão em Português/Espanhol; 36-49
Brazilian journalism research; v. 8 n. 1: (Junho de 2012): Mídias Digitais, Convergência e Práticas Jornalísticas: Versão em Português/Espanhol; 36-49
1981-9854
1808-4079
reponame:Brazilian journalism research (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
instacron:SBPJOR
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
instacron_str SBPJOR
institution SBPJOR
reponame_str Brazilian journalism research (Online)
collection Brazilian journalism research (Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
repository.mail.fl_str_mv bjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com
_version_ 1799304158575067136