Modelo logit binomial com componentes principais para estimação de preferência por modo de transporte motorizado
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Journal of Transport Literature |
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Resumo: | ResumoEste trabalho apresenta um método sequencial, envolvendo aplicação de Análise em Componentes Principais (ACP) e logit binomial para previsão de escolha por modo de transporte motorizado. A aplicação da ACP permite reduzir o banco de dados multicolinear a componentes não correlacionadas entre si. Tais components são utlizadas, posteriormente, como variáveis explicativas em modelos logísticos binomiais. Os dados utilizados para o desenvolvimento deste trabalho são provenientes da entrevista domiciliar da Pesquisa Origem-Destino de 2007, realizada na Região Metropolitana de São Paulo. Os modelos obtidos apresentaram bom poder preditivo e valores coerentes e significativos de parâmetros calibrados. Na etapa de validação, foram obtidas taxas de acertos variando entre 69% a 92%. Finalmente, o método proposto é razoável, sendo uma boa alternativa para o caso de dados multicolineares em métodos de regressão. |
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Modelo logit binomial com componentes principais para estimação de preferência por modo de transporte motorizadoEscolha modalAnálise em ComponentesPrincipaisLogit BinomialResumoEste trabalho apresenta um método sequencial, envolvendo aplicação de Análise em Componentes Principais (ACP) e logit binomial para previsão de escolha por modo de transporte motorizado. A aplicação da ACP permite reduzir o banco de dados multicolinear a componentes não correlacionadas entre si. Tais components são utlizadas, posteriormente, como variáveis explicativas em modelos logísticos binomiais. Os dados utilizados para o desenvolvimento deste trabalho são provenientes da entrevista domiciliar da Pesquisa Origem-Destino de 2007, realizada na Região Metropolitana de São Paulo. Os modelos obtidos apresentaram bom poder preditivo e valores coerentes e significativos de parâmetros calibrados. Na etapa de validação, foram obtidas taxas de acertos variando entre 69% a 92%. Finalmente, o método proposto é razoável, sendo uma boa alternativa para o caso de dados multicolineares em métodos de regressão.Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312016000300005Journal of Transport Literature v.10 n.3 2016reponame:Journal of Transport Literatureinstname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)instacron:SBPTR10.1590/2238-1031.jtl.v10n3a1info:eu-repo/semantics/openAccessLindner,AnabelePitombo,Cira Souzapor2015-11-04T00:00:00Zoai:scielo:S2238-10312016000300005Revistahttp://www.journal-of-transport-literature.org/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com2238-10312238-1031opendoar:2015-11-04T00:00Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)false |
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