Aplicação de novo modelo simulação de fusões ao transporte aéreo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Transport Literature |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312014000400003 |
Resumo: | Este artigo apresenta o Antitrust Mixed Logit Model (AMLM), uma metodologia nova que demonstra como calibrar os parâmetros de um modelo de demanda mixed-logit e simular os efeitos unilaterais decorrentes de uma fusão horizontal. A principal vantagem sobre a versão mais simples que utiliza o modelo logit (Antitrust Logit Model, ALM, desenvolvido por Werden e1994) é a flexibilidade da demanda, o que resulta em elasticidades mais plausíveis e, conseqüentemente, previsões mais plausíveis sobre o efeito de fusões. Ao contrário de abordagens econométricas, o AMLM compartilha com o ALM atributos interessantes para autoridades de defesa da concorrência: requer poucos dados e é rápido de processar. Utilizam-se dados fictícios para ilustrar a operação, principais inputs e outputs do AMLM e comparar os resultados com outros modelos como ALM e o PCAIDS (Proportionally Calibrated Almost Ideal Demand System). Adicionalmente, aplica-se o modelo AMLM às simulações entre várias empresas que compõem o mercado de transporte aéreo de passageiros, incluindo a recente fusão real entre GOL e WEBJET. |
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