Aplicação do Método Paraconsistente de Decisão na Seleção de Tecnologias de Transporte Público Urbano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Transport Literature |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312015000300020 |
Resumo: | Resumo Este trabalho tem como objetivo propor uma metodologia para seleção das diversas alternativas de transporte público, baseando-se na aplicação da lógica paconsistente em processos decisórios na área de planejamento de transportes. Utilizou-se o Método Paraconsistente de Decisão (MPD) como instrumento de apoio na seleção para o Eixo Sul do Distrito Federal (DF), no qual os especialistas da área de transportes avaliaram os critérios para cada modo, sendo a interpretação das avaliações realizadas na avaliação dos baricentros no quadrado unitário do plano cartesiano (QUPC). Com a aplicação do MPD na seleção de tecnologias de transporte verificou-se que todas as tecnologias de transporte pertencem a região de quase verdade tendendo ao paracompleto, tendo como análise não conclusiva. No entanto, na comparação das tecnologias, verifica-se a que possui maior grau de certeza é o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). |
id |
SBPTR-1_78e8ab904feaec09e8bc3ea6d096b26f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2238-10312015000300020 |
network_acronym_str |
SBPTR-1 |
network_name_str |
Journal of Transport Literature |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicação do Método Paraconsistente de Decisão na Seleção de Tecnologias de Transporte Público Urbanométodo paraconsistente de decisãobaricentrotransporte públicoResumo Este trabalho tem como objetivo propor uma metodologia para seleção das diversas alternativas de transporte público, baseando-se na aplicação da lógica paconsistente em processos decisórios na área de planejamento de transportes. Utilizou-se o Método Paraconsistente de Decisão (MPD) como instrumento de apoio na seleção para o Eixo Sul do Distrito Federal (DF), no qual os especialistas da área de transportes avaliaram os critérios para cada modo, sendo a interpretação das avaliações realizadas na avaliação dos baricentros no quadrado unitário do plano cartesiano (QUPC). Com a aplicação do MPD na seleção de tecnologias de transporte verificou-se que todas as tecnologias de transporte pertencem a região de quase verdade tendendo ao paracompleto, tendo como análise não conclusiva. No entanto, na comparação das tecnologias, verifica-se a que possui maior grau de certeza é o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312015000300020Journal of Transport Literature v.9 n.3 2015reponame:Journal of Transport Literatureinstname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)instacron:SBPTR10.1590/2238-1031.jtl.v9n3a4info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Sandro GomesShimoishi,José Matsuopor2015-06-16T00:00:00Zoai:scielo:S2238-10312015000300020Revistahttp://www.journal-of-transport-literature.org/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com2238-10312238-1031opendoar:2015-06-16T00:00Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação do Método Paraconsistente de Decisão na Seleção de Tecnologias de Transporte Público Urbano |
title |
Aplicação do Método Paraconsistente de Decisão na Seleção de Tecnologias de Transporte Público Urbano |
spellingShingle |
Aplicação do Método Paraconsistente de Decisão na Seleção de Tecnologias de Transporte Público Urbano Rodrigues,Sandro Gomes método paraconsistente de decisão baricentro transporte público |
title_short |
Aplicação do Método Paraconsistente de Decisão na Seleção de Tecnologias de Transporte Público Urbano |
title_full |
Aplicação do Método Paraconsistente de Decisão na Seleção de Tecnologias de Transporte Público Urbano |
title_fullStr |
Aplicação do Método Paraconsistente de Decisão na Seleção de Tecnologias de Transporte Público Urbano |
title_full_unstemmed |
Aplicação do Método Paraconsistente de Decisão na Seleção de Tecnologias de Transporte Público Urbano |
title_sort |
Aplicação do Método Paraconsistente de Decisão na Seleção de Tecnologias de Transporte Público Urbano |
author |
Rodrigues,Sandro Gomes |
author_facet |
Rodrigues,Sandro Gomes Shimoishi,José Matsuo |
author_role |
author |
author2 |
Shimoishi,José Matsuo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues,Sandro Gomes Shimoishi,José Matsuo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
método paraconsistente de decisão baricentro transporte público |
topic |
método paraconsistente de decisão baricentro transporte público |
description |
Resumo Este trabalho tem como objetivo propor uma metodologia para seleção das diversas alternativas de transporte público, baseando-se na aplicação da lógica paconsistente em processos decisórios na área de planejamento de transportes. Utilizou-se o Método Paraconsistente de Decisão (MPD) como instrumento de apoio na seleção para o Eixo Sul do Distrito Federal (DF), no qual os especialistas da área de transportes avaliaram os critérios para cada modo, sendo a interpretação das avaliações realizadas na avaliação dos baricentros no quadrado unitário do plano cartesiano (QUPC). Com a aplicação do MPD na seleção de tecnologias de transporte verificou-se que todas as tecnologias de transporte pertencem a região de quase verdade tendendo ao paracompleto, tendo como análise não conclusiva. No entanto, na comparação das tecnologias, verifica-se a que possui maior grau de certeza é o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312015000300020 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312015000300020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2238-1031.jtl.v9n3a4 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Transport Literature v.9 n.3 2015 reponame:Journal of Transport Literature instname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT) instacron:SBPTR |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT) |
instacron_str |
SBPTR |
institution |
SBPTR |
reponame_str |
Journal of Transport Literature |
collection |
Journal of Transport Literature |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com |
_version_ |
1750318362709196800 |