Modelo de estimação de custos do transporte urbano de cargas com base na vulnerabilidade da rede viária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Transport Literature |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312016000200030 |
Resumo: | ResumoVulnerabilidade é um atributo de desempenho que busca inferir o impacto que a obstrução total ou parcial de uma via reflete no desempenho da rede de transportes. Tal conceito permite analisar tanto a resiliência da rede como os custos incorridos em cenários distintos para diversos atores envolvidos. Este artigo objetivou propor uma metodologia de análise e mensuração dos custos da vulnerabilidade associada ao transporte de cargas. Para isso, desenvolveu-se um modelo de rede viária com 15 arcos e 10 nós, baseado no equilíbrio do usuário, com a finalidade de realizar simulações de falhas nos arcos, além de mensurar os riscos de haver obstruções. O modelo contendo os custos e risco por cenário apresentou desempenho satisfatório para a representação do fenômeno e para a tomada de decisão. |
id |
SBPTR-1_8739a5ab7d92375528daabb29528c204 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2238-10312016000200030 |
network_acronym_str |
SBPTR-1 |
network_name_str |
Journal of Transport Literature |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelo de estimação de custos do transporte urbano de cargas com base na vulnerabilidade da rede viáriarede de transportevulnerabilidaderiscoResumoVulnerabilidade é um atributo de desempenho que busca inferir o impacto que a obstrução total ou parcial de uma via reflete no desempenho da rede de transportes. Tal conceito permite analisar tanto a resiliência da rede como os custos incorridos em cenários distintos para diversos atores envolvidos. Este artigo objetivou propor uma metodologia de análise e mensuração dos custos da vulnerabilidade associada ao transporte de cargas. Para isso, desenvolveu-se um modelo de rede viária com 15 arcos e 10 nós, baseado no equilíbrio do usuário, com a finalidade de realizar simulações de falhas nos arcos, além de mensurar os riscos de haver obstruções. O modelo contendo os custos e risco por cenário apresentou desempenho satisfatório para a representação do fenômeno e para a tomada de decisão.Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312016000200030Journal of Transport Literature v.10 n.2 2016reponame:Journal of Transport Literatureinstname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)instacron:SBPTR10.1590/2238-1031.jtl.v10n2a6info:eu-repo/semantics/openAccessGoes,George VasconcelosBertoncini,Bruno Vieirapor2015-09-29T00:00:00Zoai:scielo:S2238-10312016000200030Revistahttp://www.journal-of-transport-literature.org/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com2238-10312238-1031opendoar:2015-09-29T00:00Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo de estimação de custos do transporte urbano de cargas com base na vulnerabilidade da rede viária |
title |
Modelo de estimação de custos do transporte urbano de cargas com base na vulnerabilidade da rede viária |
spellingShingle |
Modelo de estimação de custos do transporte urbano de cargas com base na vulnerabilidade da rede viária Goes,George Vasconcelos rede de transporte vulnerabilidade risco |
title_short |
Modelo de estimação de custos do transporte urbano de cargas com base na vulnerabilidade da rede viária |
title_full |
Modelo de estimação de custos do transporte urbano de cargas com base na vulnerabilidade da rede viária |
title_fullStr |
Modelo de estimação de custos do transporte urbano de cargas com base na vulnerabilidade da rede viária |
title_full_unstemmed |
Modelo de estimação de custos do transporte urbano de cargas com base na vulnerabilidade da rede viária |
title_sort |
Modelo de estimação de custos do transporte urbano de cargas com base na vulnerabilidade da rede viária |
author |
Goes,George Vasconcelos |
author_facet |
Goes,George Vasconcelos Bertoncini,Bruno Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Bertoncini,Bruno Vieira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goes,George Vasconcelos Bertoncini,Bruno Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
rede de transporte vulnerabilidade risco |
topic |
rede de transporte vulnerabilidade risco |
description |
ResumoVulnerabilidade é um atributo de desempenho que busca inferir o impacto que a obstrução total ou parcial de uma via reflete no desempenho da rede de transportes. Tal conceito permite analisar tanto a resiliência da rede como os custos incorridos em cenários distintos para diversos atores envolvidos. Este artigo objetivou propor uma metodologia de análise e mensuração dos custos da vulnerabilidade associada ao transporte de cargas. Para isso, desenvolveu-se um modelo de rede viária com 15 arcos e 10 nós, baseado no equilíbrio do usuário, com a finalidade de realizar simulações de falhas nos arcos, além de mensurar os riscos de haver obstruções. O modelo contendo os custos e risco por cenário apresentou desempenho satisfatório para a representação do fenômeno e para a tomada de decisão. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312016000200030 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312016000200030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2238-1031.jtl.v10n2a6 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Transport Literature v.10 n.2 2016 reponame:Journal of Transport Literature instname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT) instacron:SBPTR |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT) |
instacron_str |
SBPTR |
institution |
SBPTR |
reponame_str |
Journal of Transport Literature |
collection |
Journal of Transport Literature |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com |
_version_ |
1750318362824540160 |